Rádio AM/FM No Piauí

Membro ativo
Oct
57
109
Infelizmente é mais um caso de alguém manda uma ou mais mensagens pro site Line-UP de que entrou no ar nova rádio autorizada ou alguém foi induzido a erro pela informação que não procedia ao site mencionado. Já as duas rádios em Água Branca operam com potências diferentes, pois a Meio Norte FM Água Branca (Meio Norte FM) na FM 89.1 MHz é da classe C, enquanto a Rádio 1º de Julho (Rede Verdes Campos Sat) na 96.1 é da A4, o que leva a crer o seguinte: em Regeneração, a 89.1 chega com sinal fraco, enquanto a 96.1 chega com sinal excelente (se fosse rádio no carro ou em casa, já escutava bem a FM 89.1 do que o celular).​
Com as chuvas pelo menos aqui o sinal da MN Água Branca estou com conseguindo ouvir com mais clareza, curioso que nesse momento agora a noite neste horario está chegando uma rádio da rede verdes campos Sat na frequência em 91.1. E outras rádios de sempre, umas de Floriano como a difusora FM 91.5 e 96,7 Alvorada, 97.9 princesa FM chiando. Verdes Campos Sat Água Branca 96.1 com RDS chegando. Rádios do grupo meio como cocais FM 89.5, 90.3 Rádio Jornal, 94.1 boa FM e 99.9 Meio Norte FM sinal oscilando para médio e fraco.

Membro conhecido
Sep
628
896
Com as chuvas pelo menos aqui o sinal da MN Água Branca estou com conseguindo ouvir com mais clareza, curioso que nesse momento agora a noite neste horario está chegando uma rádio da rede verdes campos Sat na frequência em 91.1. E outras rádios de sempre, umas de Floriano como a difusora FM 91.5 e 96,7 Alvorada, 97.9 princesa FM chiando. Verdes Campos Sat Água Branca 96.1 com RDS chegando. Rádios do grupo meio como cocais FM 89.5, 90.3 Rádio Jornal, 94.1 boa FM e 99.9 Meio Norte FM sinal oscilando para médio e fraco.
Percebo há muitos anos que esse tempo chuvoso na região ajuda na propagação das rádios FM, porque condensa o ar e as ondas refletem pela atmosfera na camada mais baixa, chamada de propagação troposférica.

De Floriano as rádios com melhores sinais são a 91.5 e 96.7.

De Teresina, as 4 rádios do grupo Meio Norte são as que mais se destacam nesse quesito, a 89.5 e 90.3 são as que tem maior potência disparado, que por si só já ajuda, já a 94.1 e 99.9 o que favorece captar aí é essa propagação que citei no início.

Membro ativo
Oct
57
109
Percebo há muitos anos que esse tempo chuvoso na região ajuda na propagação das rádios FM, porque condensa o ar e as ondas refletem pela atmosfera na camada mais baixa, chamada de propagação troposférica.

De Teresina, as 4 rádios do grupo Meio Norte são as que mais se destacam nesse quesito, a 89.5 e 90.3 são as que tem maior potência disparado, que por si só já ajuda, já a 94.1 e 99.9 o que favorece captar aí é essa propagação que citei no início.
De fato a noite é melhor momento e com as chuvas está favorecendo a chegar dos sinais. Outro fato curioso, ainda pego o áudio da TV Alvorada de Floriano na Frequência 87.7 Mhz. Não sei como está o andar da carruagem da implantação terrestre digital e do desligando do sinal analógico em Floriano, mas ainda pego áudio dessa TV nessa Frequência, as vezes tem mexer um pouco para encontrar o melhor sinal, visto que as vezes a Rádio Comunitária Angical FM 87.9 chega um pouco mais forte podendo interferir.

Membro conhecido
Dec
248
425

De fato a noite é melhor momento e com as chuvas está favorecendo a chegar dos sinais. Outro fato curioso, ainda pego o áudio da TV Alvorada de Floriano na Frequência 87.7 Mhz. Não sei como está o andar da carruagem da implantação terrestre digital e do desligando do sinal analógico em Floriano, mas ainda pego áudio dessa TV nessa Frequência, as vezes tem mexer um pouco para encontrar o melhor sinal, visto que as vezes a Rádio Comunitária Angical FM 87.9 chega um pouco mais forte podendo interferir.

Amigo, cite o nome de sua cidade (ou localidade, caso more na zona rural de algum municipio).

Membro conhecido
Sep
628
896
Sinal do canal 6 é potente igual o da Rádio Alvorada, por isso consegue chegar aí. Em Floriano mesmo em áreas afastadas a imagem fica bem limpa. Só deve desligar o analógico no meio do ano que vem, junto com as cidades que ainda faltam.

Última edição:
Membro conhecido
Dec
248
425
Soube de uma informação que o apresentador Ratinho ofereceu 30 milhões de reais por uma famosa emissora de rádio FM do interior do Piauí.

Membro conhecido
Sep
628
896
Mais um detalhe que passou despercebido por mim, essa 91.1 é de São João dos Patos/MA, aí fui olhar aqui no mosaico e eles estão com um transmissor de 6 kW mesmo com classe C, creio que não esteja irradiando a potência toda, porque se tivesse estaria pegando bem igual a 96.1 de Água Branca.

Membro conhecido
Sep
628
896
Mais um detalhe que passou despercebido por mim, essa 91.1 é de São João dos Patos/MA, aí fui olhar aqui no mosaico e eles estão com um transmissor de 6 kW mesmo com classe C, creio que não esteja irradiando a potência toda, porque se tivesse estaria pegando bem igual a 96.1 de Água Branca.
Ainda tem a 90.9 de Barão de Grajaú que é colada, se vierem a pedir aumento de classe futuramente vai ficar ruim pra captar em Floriano, seria melhor mudar a frequência pra 90.5 ou 92.5, porque já tem 91.5 em Floriano e a 92.1 tá reservada pra 1580 AM também de Floriano.

Membro ativo
Oct
57
109
Ela não chegava aqui, mas agora toda noite estou conseguindo captar esse sinal.
Ainda tem a 90.9 de Barão de Grajaú que é colada, se vierem a pedir aumento de classe futuramente vai ficar ruim pra captar em Floriano, seria melhor mudar a frequência pra 90.5 ou 92.5, porque já tem 91.5 em Floriano e a 92.1 tá reservada pra 1580 AM também de Floriano.
Essa 90.9 Liderança FM, para mim não chega aqui já faz alguns anos, não consigo pegar no meu radio FM, acho que já tem mais de 10 anos, da última que pegou aqui foi em um Microsystems da Panasonic, eu vez tive improvisar uma antena de tv ligado nele e sinal pegou chiando bastante. Quando estreou na fase experimental o sinal chegava bem limpo.

Membro conhecido
Sep
628
896
Essa 90.9 Liderança FM, para mim não chega aqui já faz alguns anos, não consigo pegar no meu radio FM, acho que já tem mais de 10 anos, da última que pegou aqui foi em um Microsystems da Panasonic, eu vez tive improvisar uma antena de tv ligado nele e sinal pegou chiando bastante. Quando estreou na fase experimental o sinal chegava bem limpo.
O sinal tem dificuldade de chegar aí, porque a torre fica na cidade vizinha do Maranhão e tá em altitude mais baixa, uns 60 metros abaixo das outras rádios. A Serra das Araras perto de Amarante também contribui pra isso.

Com a 96.1 de Água Branca é a mesma coisa, depois que passo da serra indo pra Floriano, não consigo mais captar.

Membro conhecido
Sep
4,743
5,969
Como eu estou no interior e com pouco tempo no fórum, tenho algo a declarar: Na semana passada, quando teve chuvas diárias entre Alto Alegre do Maranhão e São Mateus do Maranhão (fico entre duas cidades na BR-135), eu percebi na tarde mais rádios no Maranhão que tinham sinal pouco bom ganharem seus sinais: Mirante FM 95.1 MHz (Bacabal), FC FM 96.5 (Codó) e a Cidade FM 101.5 (Pedreiras).
Por outro lado, consegui captar outras vezes as rádios da Rede Verdes Campos: da geradora Verdes Campos 102.9 (Campo Maior) e a 1º de Julho FM 96.1 (Água Branca), ambos com sinais fracos e chiados, apesar de ter sinal alternativo e forte da afiliada Rádio Rio Jordão FM 91.1 (Coroatá) na BR-135. Sobre a Rádio Rio Jordão FM, eu percebi em duas viagens de volta de São Luís no ano passado: ela começa a perder sinal no km 110 da BR-135 (no noroeste do Coroatá), apesar de ser captada em Anajatuba (de acordo com os ouvintes), na mesma região onde a maioria das rádios da capital São Luís têm seus sinais fracos (excerto a Mirante News), pois chegam excelente na região do município do Itapecuru-Mirim (depois disso, é só sombra e propagação). Apesar de ter sinal muito fraco, já captei a Rádio Rio Jordão FM 91.1 no km 14 da BR-135 e até várias vezes na capital escutando no carro dos meus pais (acredito que seja sinal duo com a Rádio Jornal de Coelho Neto, também na mesma frequência).
Por outro lado, por muitos anos nunca consegui captar a Rádio Jornal FM devido ao sinal da Rádio 90 FM (Itapecuru-Mirim) que é fraca, mas estranha coincidência das chuvas passou a ter sinal e captei pela primeira vez na noite do dia 17 de janeiro por volta das 20 horas (cheguei no início a confundir a emissora do mesmo nome vindo do Pernambuco) e era mistura de sinal fraco e chiado, tocando a música antiga do Sérgio Reis (da música que fala sobre panela velha).​

Membro conhecido
Dec
248
425
Rádio Super Vale FM 94,7 MHz de Luzilândia iniciou os testes de seus transmissores em 10 Kilowatts de potência.
A antena irradiadora estão apostadas para o vizinho estado do Maranhão. Mesmo assim, foi possível captar com um ótimo som na cidade de Pedro II-Piauí (distancia em linha reta: 150 quilômetros). Lembrando que Pedro II fica vizinho ao estado do Ceará.

Membro conhecido
Sep
4,743
5,969
Rádio Super Vale FM 94,7 MHz de Luzilândia iniciou os testes de seus transmissores em 10 Kilowatts de potência.
A antena irradiadora estão apostadas para o vizinho estado do Maranhão. Mesmo assim, foi possível captar com um ótimo som na cidade de Pedro II-Piauí (distancia em linha reta: 150 quilômetros). Lembrando que Pedro II fica vizinho ao estado do Ceará.
Que legal... uma pena que tive que voltar pra capital São Luís (30 de janeiro).
No entanto, já captei a rádio, só que o sinal é muito fraco, pois tem muito chuvisco.​

Membro conhecido
Sep
628
896
Será se agora chega em Floriano? E em Regeneração @F. Henriq ?

Pelas características da emissora, tem chance de chegar em Floriano com sinal fraco, são 80 km em linha reta, só que a frequência é colada na 90.9 de Barão de Grajaú/MA, que vai atrapalhar a recepção... Até então não pega nenhuma FM de cidade vizinha regularmente, só como propagação.

Última edição:
Membro ativo
Oct
57
109
Será se agora chega em Floriano? E em Regeneração @F. Henriq ?

Pelas características da emissora, tem chance de chegar em Floriano com sinal fraco, são 80 km em linha reta, só que a frequência é colada na 90.9 de Barão de Grajaú/MA, que vai atrapalhar a recepção... Até então não pega nenhuma FM de cidade vizinha regularmente, só como propagação.
Se for uma rádio afiliada a Verdes campos Sat na 91.1, chega com sinal bastante limpo durante a noite em regeneração. Como falei anteriormente, esse sinal não chegava por aqui. O sinal da verdes campos Sat 96.1 de água branca tem dias que fica fora do ar, pelo menos aqui não estava chegando no domingo.