Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

Depois de muito tempo voltou a ser possível sintonizar a Band Vale em 102,9 MHz em pontos da zona norte da capital desde ontem. Vi que mudando o aparelho de rádio de lugar o sinal da Mais entra de vez em quando, porém percebi que o sinal da Band Vale tem predominado, chegando com RDS.
A Band Vale tem ótima seleção musical. Penso que poderiam adotar uma grade musical parecida na 86.3 FM, mas nas reprises do "Do Bom e do Melhor" cortam até as músicas executadas nas transmissões originais do programa pela RB.
Vale lembrar que há diversas rádios educativas no Brasil que alternam programas falados com boas músicas.

Band Vale e Educadora nem parecem ser da Band, de tão diferentes que são

E como faz falta na capital uma emissora concorrente da Mix como a Educadora que não dedique tanto tempo a transmissões de futebol.

Escrevo isso como torcedor de futebol que costuma acompanhar as transmissões dos jogos do meu time pela Energia 97, mas ciente de que já existe uma oferta enorme de emissoras com futebol.

Dessa forma, entendo que ainda há espaço em São Paulo para uma emissora pop com bons locutores, que tenham efetivo conhecimento musical e tornem a música o foco da programação e não playlist para tapar buracos entre jornadas esportivas e programas de debates de teor político.

Aliás, tem emissora que fica pedindo PIX para os ouvintes e poderia tentar se afiliar a uma rede como a Melphis, com possibilidade de um ganho razoável de audiência na Grande São Paulo.

Após o fim da Eldorado, se não fosse pela existência da Cultura FM em 103,3 MHz, diria que o FM da região de Campinas é mais interessante e diverso do que o FM da capital paulista.

E como faz falta na capital uma emissora concorrente da Mix como a Educadora que não dedique tanto tempo a transmissões de futebol.

Escrevo isso como torcedor de futebol que costuma acompanhar as transmissões dos jogos do meu time pela Energia 97, mas ciente de que já existe uma oferta enorme de emissoras com futebol.

Dessa forma, entendo que ainda há espaço em São Paulo para uma emissora pop com bons locutores, que tenham efetivo conhecimento musical e tornem a música o foco da programação e não playlist para tapar buracos entre jornadas esportivas e programas de debates de teor político.

Aliás, tem emissora que fica pedindo PIX para os ouvintes e poderia tentar se afiliar a uma rede como a Melphis, com possibilidade de um ganho razoável de audiência na Grande São Paulo.

Após o fim da Eldorado, se não fosse pela existência da Cultura FM em 103,3 MHz, diria que o FM da região de Campinas é mais interessante e diverso do que o FM da capital paulista.

É que hoje se formos analisar a situação é mais "confortável" para sanar essas deficiências com a internet. Quem dera nos anos 90* tivéssemos essas opções como hoje, que poderíamos ouvir rádios de tudo quanto é lugar e com qualidade de som até melhor que da FM.

* até havia já que tenho acesso à internet desde 1996, mas nunca na nossa vida imaginaríamos ficar ouvindo streaming com as condições que tínhamos que se ouvisse streaming (que era baixa a qualidade) não faríamos mais nada kkkkkkk

Band Vale e Educadora nem parecem ser da Band, de tão diferentes que são
legal vc ter sentido isso. Tbém sempre achei isso. Apesar de toda esse bate cabeça da direção da Band, nunca nem pensaram em mudar alguma coisa na Educadora, inclusive o nome q parece um pouco estranho para uma radio focada nos jovens. Talvez pela grande audiencia quase sempre em primeiro na região de Campinas.
Qto a BandValeFm até a locução não tem nada a ver c as radios da Band, equilibrada na boa musica com spots jornalisticos na região da Dutra. Sempre foi a minha preferida nas viagens para o Rio, até pelo forte sinal desde a fronteira dos estados até a capital paulistana.
Parece um pouco com a JBFm de antigamente, muito chique.

legal vc ter sentido isso. Tbém sempre achei isso. Apesar de toda esse bate cabeça da direção da Band, nunca nem pensaram em mudar alguma coisa na Educadora, inclusive o nome q parece um pouco estranho para uma radio focada nos jovens. Talvez pela grande audiencia quase sempre em primeiro na região de Campinas.
Qto a BandValeFm até a locução não tem nada a ver c as radios da Band, equilibrada na boa musica com spots jornalisticos na região da Dutra. Sempre foi a minha preferida nas viagens para o Rio, até pelo forte sinal desde a fronteira dos estados até a capital paulistana.
Parece um pouco com a JBFm de antigamente, muito chique.
Que inclusive a Band Vale pega aqui na minha cidade.

A Band tinha/tem potencial para consolidar uma forte rede nacional no segmento adulto, mas acabou não desenvolvendo esse projeto. Um bom exemplo do que poderia ter sido é justamente a Band Vale. A Play FM chegou a ser uma tentativa de expansão, porém com uma proposta distante do modelo clássico de rádio adulta contemporânea.
Uma alternativa interessante teria sido a expansão da Alpha FM em rede nacional. A emissora já teve parceria com o grupo, que inclusive resultou na operação da Alpha FM no Rio de Janeiro. Atualmente, existem algumas experiências como a Rádio Bandeirantes de Brasília, que combina jornalismo/esportes/música, e a nova Play FM de Campinas.
Ao mesmo tempo, o grupo encerrou operações importantes, como a histórica Ipanema FM de Porto Alegre, reduzindo a presença em nichos diferenciados.
No fim, a estratégia nacional da Band acabou se concentrando principalmente em dois segmentos: o jornalístico e o popular (duplas Bandeirantes-BandNews, e Band FM-Nativa)

A Band tinha/tem potencial para consolidar uma forte rede nacional no segmento adulto, mas acabou não desenvolvendo esse projeto. Um bom exemplo do que poderia ter sido é justamente a Band Vale. A Play FM chegou a ser uma tentativa de expansão, porém com uma proposta distante do modelo clássico de rádio adulta contemporânea.
Uma alternativa interessante teria sido a expansão da Alpha FM em rede nacional. A emissora já teve parceria com o grupo, que inclusive resultou na operação da Alpha FM no Rio de Janeiro. Atualmente, existem algumas experiências como a Rádio Bandeirantes de Brasília, que combina jornalismo/esportes/música, e a nova Play FM de Campinas.
Ao mesmo tempo, o grupo encerrou operações importantes, como a histórica Ipanema FM de Porto Alegre, reduzindo a presença em nichos diferenciados.
No fim, a estratégia nacional da Band acabou se concentrando principalmente em dois segmentos: o jornalístico e o popular (duplas Bandeirantes-BandNews, e Band FM-Nativa)
E fora que vendeu a rádio de Glorinha para o Grupo Norte

Você está sendo ingênuo. Sara Brasil (FM 101,3 MHz) e Rede Gospel (canal 53) são exemplos de emissoras que têm outorgas de radiodifusão educativa e são mantidas por instituições religiosas em São Paulo. No mesmo cenário, a Fundação Ernesto Benedito de Camargo já transmitiu ou transmite, por meio de suas outorgas educativas, as programações das católicas Rede Século 21 (canal 58, atualmente fora do ar) e TV Canção Nova (canal 59). Com finalidade similar, a maioria das rádios comunitárias que eu ouvi é ligada a alguma igreja evangélica local.

Estas são as estações de rádio com finalidade educativa na Região Metropolitana de São Paulo:

EmissoraFrequência
Rádio 86.3 FM86,3 MHz
USP FM93,7 MHz
Rádio Brasil Atual98,9 MHz
Sara Brasil FM101,3 MHz
Cultura FM103,3 MHz

Curiosamente, a Rádio Cultura Brasil (1200 kHz e 77,9 MHz) tem concessão comercial, enquanto a Rádio Nacional (87,1 MHz) é considerada uma emissora pública, segundo a definição do Ministério das Comunicações.
A Gospel FM 90,1 (concessão de Jundiaí) também é educativa. Desde o início, ainda em 88,5 MHz aparecia nos documentos da Anatel como concessão educativa.
De uns 10 anos prá cá, misteriosamente mudou-se o documento e agora aparece como concessão comercial.

O q vcs acham dessa Forbes FM? Mistura de JBFm c a Eldorado?
Ouvintes da Eldorado deixaram de ser órfaos ?

A Forbes é uma rádio bastante elitista se comparada com a Eldorado que era mais diversificada (tinha programação cultural, programas de entrevistas, jornalismo) e mais próxima do ouvinte. Tá mais pra uma Antena 1 da classe AAA++.

Sem contar que a Forbes é bem flat, né? A programação parece mais rígida, sem muito espaço pra improviso.

Quem ouvia a Eldorado conhecia pelo menos algum dos programas e/ou apresentadores. Roberta Martinelli, André Góis, Sarah Oliveira, Baba Vacaro, Paulo Lima, Emanuel Bonfim... A Forbes parece mais com a Antena 1, mesmo.

Sem contar que a Forbes é bem flat, né? A programação parece mais rígida, sem muito espaço pra improviso.

Quem ouvia a Eldorado conhecia pelo menos algum dos programas e/ou apresentadores. Roberta Martinelli, André Góis, Sarah Oliveira, Baba Vacaro, Paulo Lima, Emanuel Bonfim... A Forbes parece mais com a Antena 1, mesmo.
A Eldorado FM era muito mais eclética e mais “livre” para ousar, já a Forbes FM tem um estilo musical já definido, é uma Antena 1 com outro nome.​

Os ouvintes da Eldorado migraram para a Cultura FM, para a Cultura Brasil FMe (para quem tem FMe) e para a rádio USP FM.

Isso para quem não quebrou o rádio com o fim da Eldorado.​

Sei que é zoeira, óbvio, mas se o cara quebrou aparelho pelo fim de uma rádio eu vou falar... kkkkkkkkkk. Teve prejuízo com o rádio quebrado, e o Estadão ni fa ni fu pra atitude do cara hahaha.

Sei que é zoeira, óbvio, mas se o cara quebrou aparelho pelo fim de uma rádio eu vou falar... kkkkkkkkkk. Teve prejuízo com o rádio quebrado, e o Estadão ni fa ni fu pra atitude do cara hahaha.
Se protestaram CONTRA o fechamento da Eldorado FM (eu apoiaria se fizessem uma homenagem simbólica, o Estadão desde 2017 já vinha preparando o terreno para o fim da rádio após vender suas emissoras próprias e eu já dava como certo o fim da Eldorado mais hora menos hora desde aquela época), não duvido que tenha alguém que quebrou seu rádio com isso.

Se eu fosse ouvinte da Eldorado FM (não sou pois não moro em SP) assíduo, procuraria alternativas ou deixaria de ouvir rádio em último caso.​

Teve um cara no Rio de Janeiro que quebrou seu rádio quando a Antena 1 Lite virou Nativa FM em 2009.​

Back