Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

E tem música nessa FMe 86,3???​
Não durante o período em que escutei a emissora.

Ouvi pela 86.3, ainda no início da madrugada, um trecho da entrevista com a cantora Claudya no programa "Do Bom e do Melhor" do fim de 2022. As músicas dela que foram executadas na transmissão original do programa pela RB parecem ter sido retiradas na reprise pela 86.3 hoje.

A Mix FM vai deixar a frequência 106,7 FM em Santos. O Grupo Bandeirantes de Comunicação fechou uma parceria com a Família Mansur, e a 106,7 FM passará a transmitir a Rádio Bandeirantes para o público da Baixada Santista. Já a Mix FM será relançada na Baixada Santista na frequência 90,3 FM, agora como emissora própria da rede.

Informação do blog Nas Ondas do Dial, do nosso colega @tutorial15 : https://redecbs.com.br/2026/05/15/nas-ondas-do-dial-12/

Uma possível continuidade da Eldorado é excelente porque pode preservar empregos num setor bem difícil. E se for possível ainda tirarem um pastor berrento do ar (não custa sonhar...), melhor ainda. Isso reforça o meio com uma grade cultural relevante ao invés de dar espaço para esse tipo de atividade parasitária. Seria ótimo se o Grupo Estado tivesse fechado um acordo operacional com a Band/Gamaro, mas devem ter pormenores desse caso que não devem chegar a ver a luz do dia. Entretanto, até onde sei, não há qualquer desavença entre eles, e em vez dessa programação improvisada que inventaram, a Eldorado poderia tranquilamente seguir em 86,3 se as empresas chegassem a um denominador comum. Embora o custo operacional da Rádio Bandeirantes deva se justificar agora com os 107,3, que ampliarão o alcance da quase nonagenária emissora para a maioria dos receptores, imagino que ela teria que manter também a 86,3.

Resolvi olhar a edição de hoje d'O Estado de S. Paulo. Nenhuma linha sobre a Eldorado. Porém, saiu isso daqui:

1778870416913.png

Muito me admira que ninguém foi encher o saco do CEO, que lidava com os estridentes fãs das novelas da TV Globo quando chefiava o Globoplay, e que até agora não disse uma palavra sequer sobre a rádio. Os protestos passaram de longe de criticar também o Grupo Bandeirantes, um ente relevante nesse imbróglio. Nas redes sociais, as ofensas ao Grupo Estado eram maiores do que as citações ao conglomerado da família Saad.

A Mix FM vai deixar a frequência 106,7 FM em Santos. O Grupo Bandeirantes de Comunicação fechou uma parceria com a Família Mansur, e a 106,7 FM passará a transmitir a Rádio Bandeirantes para o público da Baixada Santista. Já a Mix FM será relançada na Baixada Santista na frequência 90,3 FM, agora como emissora própria da rede.

Informação do blog Nas Ondas do Dial, do nosso colega @tutorial15 : https://redecbs.com.br/2026/05/15/nas-ondas-do-dial-12/
A mix só perde afiliada, uma pena para uma rádio boa igual a mix

A Eldorado poderia migrar para 94,1. Concessão da capital e comercial. A Atual ainda tem a AM 1230 pra migrar.
Uma opção seria o selo Eldorado continuar na 86.3 q vai ser tecnicamente gerida pela Band com um mix de programas c patrocínio cultural. Então a Eldorado poderia continuar como um bloco da nova 86.3

Última edição:
A Eldorado poderia migrar para 94,1. Concessão da capital e comercial. A Atual ainda tem a AM 1230 pra migrar.
O grupo Estado não tem interesse em continuar no setor rádios pq como a programação já era cultural, eletista poderia facilmente simplesmente trocar de posição c a Bandeirantes transmitindo do FM estendido 86.3 e ao mesmo tempo ter uma Eldorado web rádio mantendo todos os "melhores ouvintes"

O grupo Estado não tem interesse em continuar no setor rádios pq como a programação já era cultural, eletista poderia facilmente simplesmente trocar de posição c a Bandeirantes transmitindo do FM estendido 86.3 e ao mesmo tempo ter uma Eldorado web rádio mantendo todos os "melhores ouvintes"
Eu sei, mas digo isso pelo comunicado feito no último dia da Eldorado. O Grupo Estado trocou a desculpa de que "o consumo de áudio mudou muito depois da pandemia" para algo como "reconhecemos a importância da Eldorado e estamos aí se alguém quiser patrocinar".

Mensagens sobre o encerramento da Rádio Eldorado publicadas no F´´órum dos Leitores do Estadão:

15 de maio

Sou assinante do Estadão há muitos anos, assim como meu pai o foi até a sua morte, em 2019. Lá se vão quase 50 anos assinando o Estadão, ouvindo a Rádio Eldorado, AM e FM, e acreditando que esses eram veículos de informação e cultura críveis. Recentemente, fui impactado pela informação de que o Grupo Estado interromperia as atividades da Rádio Eldorado. Lamentável decisão! Por qualquer ângulo que se olhe, a decisão foi míope, em especial quando se traçam paralelos em relação a outros grupos. A Rádio Eldorado poderia facilmente virar um polo multimídia de produção cultural único, não só em São Paulo, como em todo o Brasil. Sinceramente, considero deixar de ser assinante deste jornal, pois essa má gestão, que toma decisões como essa, pode tomar outras decisões tão obtusas quanto com relação à credibilidade, à imparcialidade e à correção ao noticiar. Reconsiderem a Rádio Eldorado.

Francisco Homsi

São Paulo

13 de maio

Gostaria que fosse fake news a notícia de que a Rádio Eldorado, a dos melhores ouvintes, sairá do ar. Por anos, acompanhei via radinho de pilha e, depois, digitalmente, a programação imparcial e analítica, com fontes confiáveis, sempre na defesa do meio ambiente e da qualidade de vida para todos. Sem falar do lado musical, sempre prestigiando todas as vertentes e com o selo Eldorado de qualidade. Um complemento com timbre e modulação; voz, emoção e leveza; sonoridade indispensável à informação impressa. Uma companhia sempre presente, com a praticidade de quem quer ouvir em qualquer lugar.

Eduardo Murakami

São Paulo

12 de maio

Dizer que comecei a ouvir a Rádio Eldorado há décadas, na companhia do meu pai, no carro dele, já virou clichê. Mas clichês são clichês porque são verdadeiros. O noticiário matinal precedido pelas famosas e inesquecíveis vinhetas faz parte da minha memória afetiva prazerosa e permanente. A Eldorado, como poucas emissoras, sempre se destacou por ter entregado música de qualidade e jornalismo sério, equilibrado e confiável. Em tempos de fake news e uso mal-intencionado da inteligência artificial, esse é um ativo cada vez mais precioso. Os ouvintes não sabem as razões exatas que levaram à extinção da Eldorado. Fato é que os meios lineares de consumo de áudio, ou seja lá o nome que se dê a isso, continuam sendo um meio de comunicação essencial e importante. O dial do rádio, abarrotado de emissoras trabalhando a todo vapor e com audiência, que o diga. O desaparecimento da Eldorado é como a partida de um ente querido. É triste e deixará muita saudade – e ótimas lembranças.

Luciano Harary

São Paulo

28 de abril

Foi com tristeza que li no Estadão, recentemente, sobre o fechamento da rádio. Como leitor e assinante do jornal, aos 82 anos, venho manifestar meu sentimento, considerando que fui um dos primeiros ouvintes, ainda em AM, nos 700 Kcs, e depois em FM. Ouvi seu programa de estreia e acompanhei suas mudanças ao longo do tempo. Como vou ouvir a Roberta, a Vacaro e tantos outros que aprendi a admirar? Gente, há tanta porcaria nessa banda e, logo vocês, vão embora? E é justamente a melhor delas que sai do ar! De qualquer maneira, agradeço a vocês por esse belo trabalho, os de hoje e os de ontem. Vou sentir muita falta.

Fausto da Silva Baptista

São Caetano do Sul
Foi com pesar que soube que a Rádio Eldorado terá sua operação encerrada a partir de 15 de maio. Conforme matéria no Estadão (24/4, B28), há vários motivos para a suspensão do serviço: mudanças nos hábitos de consumo de áudio, crescimento acelerado das plataformas de streaming musical, transformação no uso de meios lineares, término da parceria com a Fundação Brasil 2000. Mas como ficaremos os milhares de melhores ouvintes que acordam com informações sobre o mundo, o País, nosso Estado, nossa cidade? E as músicas de qualidade, que alegram nosso dia e só tocam na Rádio Eldorado? Desde 1987, a Rádio Eldorado faz parte da minha rotina, acompanhando meus estudos, marcando momentos especiais em família e hoje animando meus netos. A Eldorado atravessa gerações e se manteve relevante para quem valoriza qualidade musical e informação. A rádio figura entre as líderes de audiência em programação musical sofisticada e jornalismo de credibilidade, sendo referência no cenário nacional. Momentos marcantes, como entrevistas históricas, especiais sobre cultura e transmissões ao vivo de eventos mostram o papel fundamental que a Eldorado desempenha no cotidiano dos ouvintes. Mesmo com as mudanças tecnológicas, muitos ainda preferem o velho e bom rádio ou dispositivos modernos para sintonizar a rádio dos melhores ouvintes, provando que sua relevância permanece intacta e conectada ao público que busca conteúdo diferenciado.

Jaqueline Rodrigues Vieira

São Paulo
Recebi uma petição sobre o fim da Rádio Eldorado. Fiquei atônita e a enviei para todos os meus contatos – todos mesmo! A Rádio Eldorado faz parte da minha vida desde sempre. Minha avó, ouvinte de rádio, ouvia o jornal com aquela voz que era a imagem da rádio. Meu pai, no carro, já a deixava sintonizada. Era nossa companheira diária. Quando me tornei ouvinte, aos 17 anos, era a rádio que eu escutava em casa e no carro. Teve programas incríveis sobre música, com Jô Soares, diário, e Nelson Motta, semanal, que me fizeram conhecer tantos artistas e gêneros. Eu anotava os que não conhecia e, quando viajava, comprava. Foi essencial para o meu gosto musical. Além disso, teve programas de gastronomia que me levaram a conhecer muitos lugares e sabores, e muito mais. Entre todos a quem enviei a petição, além de assinarem, muitos retornaram contando suas histórias com a rádio. Um primo contou que começou a velejar por causa da Eldorado. A maior frustração de minha irmã era não conseguir ouvi-la em Ilhabela, para onde se mudou em 1995. Foram muitas pessoas contando a trajetória da rádio e suas relações com suas vidas, todas histórias de carinho e lealdade. A Rádio Eldorado é um patrimônio de todos nós, da nossa história e cultura. Não pode acabar. O que vou ouvir? Que rádio vai dar o fundo musical de que gostamos, os programas que nos deram tanto? Não, a Rádio Eldorado não pode acabar. Espero que as tantas pessoas que têm ligações com ela sejam uma razão para ela continuar em atividade. Todos amamos a Eldorado!

Lucia Flaquer

São Paulo

Cartas de opinião podem ser enviadas para o jornal pelo fax (11) 3856-2940 (creio que o fax, em pleno 2/4 do século XXI, é para os leitores no Japão) ou pelo e-mail [email protected]. O acesso é restrito aos assinantes. Há mensagens positivas sobre a Eldorado neste fórum, escritas por leitores antes do anúncio de encerramento das atividades da emissora.

Back