Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

Desde ontem tenho conseguido sintonizar a Laser FM 93.3 de Campinas em São Paulo, ainda que com bastante interferência. Parece que a Estilo está fora do ar nessa frequência.
Já a transmissão da Estilo pelos 79.1 MHz está normal.
Você está mais longe da Paulista?
Usa um rádio bom ou um básico ou ainda celular?

Aparentemente a Trianon AM 740 não está mais transmitindo o sinal durante parte da noite e da madrugada.
A Rádio Guardiã da Notícia também já vinha fazendo algo parecido, encerrando a transmissão pelos 560 kHz às 22h e voltando de manhã.

Desde ontem tenho conseguido sintonizar a Laser FM 93.3 de Campinas em São Paulo, ainda que com bastante interferência. Parece que a Estilo está fora do ar nessa frequência.
Você é de qual cidade?

Você está mais longe da Paulista?
Usa um rádio bom ou um básico ou ainda celular?
Uso o QODOSEN DX-286 e estou longe da Av. Paulista.
Na região da Av. Paulista, ainda que no rádio do carro, é difícil sintonizar com um sinal de qualidade qualquer emissora que não tenha a torre de transmissão lá perto. É mais complicado escutar até emissoras potentes como a Bandeirantes 90.9.

Sempre fui contra o fim do rádio AM.
Deveriam ter deixado algumas grandes emissoras com cobertura nacional ativas.
Hoje vendo o ataque dos Estados Unidos à Venezuela me ocorreu que poderiam criar um caos desconectando a América do Sul da internet.
Somos dependentes da internet para tudo. Nossas emissoras menores, especialmente no interior ficam no automático e informação quando chega e via internet.
Pois bem, essas grandes emissoras conseguem manter o mínimo de atualização por outros meios e o velho e bom rádio AM faria o papel de nos manter atualizados.
O Brasil não se preparou para uma situação de emergência nacional que espero nunca aconteça!

Sempre fui contra o fim do rádio AM.
Deveriam ter deixado algumas grandes emissoras com cobertura nacional ativas.
Hoje vendo o ataque dos Estados Unidos à Venezuela me ocorreu que poderiam criar um caos desconectando a América do Sul da internet.
Somos dependentes da internet para tudo. Nossas emissoras menores, especialmente no interior ficam no automático e informação quando chega e via internet.
Pois bem, essas grandes emissoras conseguem manter o mínimo de atualização por outros meios e o velho e bom rádio AM faria o papel de nos manter atualizados.
O Brasil não se preparou para uma situação de emergência nacional que espero nunca aconteça!

A migração do AM pro FM não é obrigatória e nem todas as AMs vão realizar a migração. Pelo menos as rádios da União vão manter as AMs ativas.

As transmissões em AM e por Ondas Curtas são realmente importantes em situações de emergência num país grande como o Brasil.

Contudo, entendo também a dificuldade das emissoras privadas de manterem o alto custo dessas transmissões num cenário de queda de audiência pela interferência que os equipamentos modernos causam nessas transmissões.

Por exemplo, em AM durante o dia consigo sintonizar com uma qualidade razoável atualmente as seguintes emissoras: 560, 700, 740, 1230 e 1600. Já as que transmitem em 920, 1000, 1040, 1200 e 1490 chegam com um sinal ruim.

Por isso, é muito importante para situações de emergência que algumas emissoras (como as Rádios Inconfidência e Nacional, por exemplo) mantenham transmissões de qualidade em AM e em Ondas Curtas no Brasil, que tem dimensões continentais.

A migração do AM pro FM não é obrigatória e nem todas as AMs vão realizar a migração. Pelo menos as rádios da União vão manter as AMs ativas.
Como aconteceu com a Gazeta AM

Sim, eu sei, mas o que me incomoda é não termos de maneira oficial para a população do que fazer numa emergência.
Emissoras em regiões estratégias deveriam ser a referência.
No sul por exemplo a rádio gaúcha no AM 600 cobria todo o sul e parte do centro oeste e durante as inundações no RS fez falta pois muitas FM's saíram do ar.
Esses tempos eu fiz uma viagem pelo Mato Grosso do Sul e no início da noite tentei sintonizar alguma AM.
Antes a Globo SP/RJ, a Gaúcha ou a Tupi chegavam bem.
Agora, esquece. Só rádio do Paraguay e Argentina.

A transmissão da Estilo FM já voltou em 93.3 MHz também.

A Inspira FM já estreou em Campinas?
A 97,7 Inspira fm está com RDS ativo, vinhetas de identificação e alguns anúncios comerciais. Porém sem locução ao vivo.
Já a 99,7 Amparo/Campinas continua no vitrolão, sem identificação.
Observei que as coordenadas geográficas da 99,7 na Anatel, em sua antena principal, coincide com as da Nativa 89,3 do grupo Bandeirantes:
Nativa: Latitude: 22°48'40.00"S
Longitude: 46°49'32.99"W
99,7 fm: Latitude: 22°48'41.00"S

A 97,7 Inspira fm está com RDS ativo, vinhetas de identificação e alguns anúncios comerciais. Porém sem locução ao vivo.
Já a 99,7 Amparo/Campinas continua no vitrolão, sem identificação.
Observei que as coordenadas geográficas da 99,7 na Anatel, em sua antena principal, coincide com as da Nativa 89,3 do grupo Bandeirantes:
Nativa: Latitude: 22°48'40.00"S
99,7 fm: Latitude: 22°48'41.00"S
A inspira fm deve estrear novos quadros e locução em fevereiro, já com relação a 99.7 essa rádio é problemática vive fora do ar inclusive nesse momento que escrevo está sem sinal.

Quando conseguirem a mudança da Rádio Bandeirantes para 107.3 FM, vão deixar de arrendar a 90,9 FM. O Grupo Bandeirantes vê, atualmente, esse negócio de arrendamento de frequência como um péssimo negócio. O Betinho, que foi diretor da Play FM e atualmente cuida da Band FM RJ e POA, falou em um podcast que o Grupo Bandeirantes não tem mais interesse em arrendar frequências, porque tem que assumir a responsabilidade da emissora e correr atrás do dinheiro para pagar a frequência, enquanto o dono fica tranquilo em casa, apenas recebendo o dinheiro do aluguel.

Vou deixar o link do podcast para vocês darem uma olhada. Ele falou sobre como foi o fim do arrendamento da 92,1 FM da Família Sanzone e também mencionou a parte que citei, em que o Grupo Bandeirantes não tem mais interesse em arrendar frequências. Ele comenta isso por volta de 1:15:33 do vídeo.

Será que outros podem arrendar a 105,5 do Rio e a 99,7 de Campinas?

Última edição:
A Rádio Ideia do Brooklyn na frequência 87.5 Mhz está retransmitido de forma irregular a rede pleno fm, além disso eles possuem a potência acima do permitido para uma rádio comunitária, o que está prejudicando outras rádios vizinhas!

O MALDITO Instituto Unieb LIXO perdeu sua única rádio que tinha!

A FM 102,9 de Araraquara, a Sertaneja FM, voltou a transmitir a programação da Rede Salvação (evangélica), segundo o Tudo Rádio.

É o justo castigo por terem enterrado a Cidade/Intersom FM de São Carlos/Itirapina (os herdeiros do Juquita a mataram, a sorte é que tinha o Sistema Clube de Ribeirão Preto para salvar a rádio e colocar a Mix FM no lugar)!!!

E QUE A UNIEB NÃO VOLTE NUNCA MAIS EM LUGAR NENHUM!!!​
foi eu que avisou eles sobre essa mudança!

A 99.7 de Amparo voltou ao ar com uma playlist de Rock será que a 89 rádio rock está em expectativa de novo? Ela tinha entrado em teste recentemente e não conseguiu avançar nas negociações e desistiu, alguém sabe de algo a respeito?

Back