Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

Voltando o tema sobre o logo da Rádio Record, reparei melhor nesse banner do evento Festival do Rádio & TV, promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), que ocorrerá nos próximos dias 13 e 14 no Parque Villa-Lobos.

No perfil da Rede Aleluia no Instagram, foi publicada essa versão. A marca anterior da Rádio Record aparece nela, junto com o logo da Rede Aleluia, um da Rádio São Paulo em fonte Calibri e o da Rádio Canção Nova ainda identificado como Rádio América, apenas para citar uma das várias marcas antigas incluídas.

View attachment 32740

Essa é a imagem divulgando o evento que foi publicada no Tudo Rádio:

View attachment 32741

Notem que há um logo diferente para a Rádio Record, ao lado do da Rádio Boa Nova e do da Transcontinental FM.

View attachment 32749

Fiz a busca reversa de imagem. Encontrei esse vídeo, publicado na conta locutor Léo Miranda:

View attachment 32751

Ele publicou recentemente outro reel em que é possível ver com mais nitidez a entrada do estúdio, além da marca azul da Rádio São Paulo.
Essa ficou bem melhor do que aquela cinza

Bomba!

Rádios Bandeirantes e Eldorado podem trocar de frequências em São Paulo​

Coincidência, eu falei tudo isso num grupo de WhatsApp no dia que saiu essa consulta pública e inclusive apostaram sobre possível acordo comercial. 😄

Ah, quem tiver interesse pode visualizar o texto completo da consulta aqui https://apps.anatel.gov.br/Particip...Consulta.aspx?TelaDeOrigem=2&ConsultaId=20369

Gente algu sabe alguma informação sobre a pleno fm 87.5 de Brooklyn. Ela é uma emissora que se diz comunitária mas opera de forma clandestina com potência acima do normal e arredondada sua programação para rede pleno fm que é proibido para uma rádio comunitária

Gente algu sabe alguma informação sobre a pleno fm 87.5 de Brooklyn. Ela é uma emissora que se diz comunitária mas opera de forma clandestina com potência acima do normal e arredondada sua programação para rede pleno fm que é proibido para uma rádio comunitária
Se for comprovado a irregularidade, é só denunciar.

Ainda não. O texto, do começo do mês passado, dizia que a estação estava em "fase final de licenciamento", mas ela já aparece com o status de FM-C4 (Canal Licenciado) no SRD.

Desde o ano passado, eles tentam mudar a frequência de FM 79,1 MHz duas vezes, mas os pedidos não foram atendidos, devido ao fato de que a migração da onda curta da Bandeirantes já ter sido alocada em 86,7 MHz (processo 53500.024077/2025-67) e constatação de que ela geraria a interferência na Kiss FM de Campinas e na Ômega FM de Arujá (processo 53500.100583/2024-89).
A interferência seria na Band FM de Campinas (106,7 MHz) e não na Kiss Campinas (107,9 MHz)

Ainda sobre esta notícia, seria besteira a Bandeirantes sair desta frequência pois a 90.9 tem um sinal que é captado no litoral e na grande sp.
Sim, só que a FM 90,9 não é da Band e a FM 86,3 não é sintonizada pela maioria dos receptores FM.​

Ainda sobre esta notícia, seria besteira a Bandeirantes sair desta frequência pois a 90.9 tem um sinal que é captado no litoral e na grande sp.
Sim, só que a FM 90,9 não é da Band e a FM 86,3 não é sintonizada pela maioria dos receptores FM.​
Que o grupo Band se arranje pra tentar continuar em 90.9, rs.
Quando conseguirem a mudança da Rádio Bandeirantes para 107.3 FM, vão deixar de arrendar a 90,9 FM. O Grupo Bandeirantes vê, atualmente, esse negócio de arrendamento de frequência como um péssimo negócio. O Betinho, que foi diretor da Play FM e atualmente cuida da Band FM RJ e POA, falou em um podcast que o Grupo Bandeirantes não tem mais interesse em arrendar frequências, porque tem que assumir a responsabilidade da emissora e correr atrás do dinheiro para pagar a frequência, enquanto o dono fica tranquilo em casa, apenas recebendo o dinheiro do aluguel.

Vou deixar o link do podcast para vocês darem uma olhada. Ele falou sobre como foi o fim do arrendamento da 92,1 FM da Família Sanzone e também mencionou a parte que citei, em que o Grupo Bandeirantes não tem mais interesse em arrendar frequências. Ele comenta isso por volta de 1:15:33 do vídeo.

Última edição:
O Grupo Bandeirantes já deixou o fm estendido em Porto Alegre ( foi para 93,3mhz), já tem autorização para deixar os 84,9 fm de Petrópolis ( vai para 105,5 mhz), agora essa troca de frequências em São Paulo.
Só falta os 85,7 mhz de Campinas.

Quando conseguirem a mudança da Rádio Bandeirantes para 107.3 FM, vão deixar de arrendar a 90,9 FM. O Grupo Bandeirantes vê, atualmente, esse negócio de arrendamento de frequência como um péssimo negócio. O Betinho, que foi diretor da Play FM e atualmente cuida da Band FM RJ e POA, falou em um podcast que o Grupo Bandeirantes não tem mais interesse em arrendar frequências, porque tem que assumir a responsabilidade da emissora e correr atrás do dinheiro para pagar a frequência, enquanto o dono fica tranquilo em casa, apenas recebendo o dinheiro do aluguel.

Vou deixar o link do podcast para vocês darem uma olhada. Ele falou sobre como foi o fim do arrendamento da 92,1 FM da Família Sanzone e também mencionou a parte que citei, em que o Grupo Bandeirantes não tem mais interesse em arrendar frequências. Ele comenta isso por volta de 1:15:33 do vídeo.

Querendo ou não, financeiramente o Grupo Bandeirantes já não vem bem há algum tempo.

Em se confirmando a troca de frequência da RB, não seria mais interessante ter uma afiliada na baixada e deixar a VIP seguir seu caminho?

O Grupo Bandeirantes já deixou o fm estendido em Porto Alegre ( foi para 93,3mhz), já tem autorização para deixar os 84,9 fm de Petrópolis ( vai para 105,5 mhz), agora essa troca de frequências em São Paulo.
Só falta os 85,7 mhz de Campinas.
A Bandeirantes é uma rádio que eu acompanhava aqui no Paraná desde a década de 1990, pelo AM 840 à noite, ou em ondas curtas durante o dia. Gostaria que tivesse uma afiliada aqui na capital. Sim, sei que dá para acompanhar via app, site ou até pela TVRO, mas me refiro a uma afiliada mesmo, que tem até programação local. Quanto às emissoras que estão em FM estendida, acho péssimo a ideia de transmitirem assim porque quase ninguém tem rádios com esta faixa. Em Curitiba, por exemplo, as rádios que saem do AM e migram para FM estendida não avançam simplesmente porque não há audiência. Está certa a Bandeirantes em pleitear essas trocas de frequências porque eles já devem ter percebido que se ficarem abaixo dos 87,5, ficarão como emissoras fantasmas.

A Bandeirantes é uma rádio que eu acompanhava aqui no Paraná desde a década de 1990, pelo AM 840 à noite, ou em ondas curtas durante o dia. Gostaria que tivesse uma afiliada aqui na capital. Sim, sei que dá para acompanhar via app, site ou até pela TVRO, mas me refiro a uma afiliada mesmo, que tem até programação local. Quanto às emissoras que estão em FM estendida, acho péssimo a ideia de transmitirem assim porque quase ninguém tem rádios com esta faixa. Em Curitiba, por exemplo, as rádios que saem do AM e migram para FM estendida não avançam simplesmente porque não há audiência. Está certa a Bandeirantes em pleitear essas trocas de frequências porque eles já devem ter percebido que se ficarem abaixo dos 87,5, ficarão como emissoras fantasmas.
Não digo emissora fantasma mas vão virar emissoras de nicho ou lavanderia.
No atual momento uma grande emissora não justifica o retorno.
Não me surpreende se a Record 77,1 for pelo mesmo caminho.

Alguém tem ideia do valor do arrendamento que a RB paga para a VIP??

Back