Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

Nessa época em rádio FM meus pais só ouviam Gazeta e Tupi(atual Top FM)
Nessa época (1997-2002, moro no interior paulista), meus pais ouviam mais a Tropical FM de Araras (FM 104,1, hoje Conecta FM), a Cultura AM 1140 (hoje uma mera retransmissora da Rádio Bandeirantes) e, mais raramente, a Clube FM 94,3 (que naquela época era mais “adulta/pop” do que hoje (só tocava sertanejo acho que nas manhãs de domingo, e só, pelo que eu lembro)).

Depois minha mãe começou a ouvir a Clube AM 850 (hoje Clube News no FM 98,3), lá por volta de 2005, 2006, e meu pai começou a ouvir a rádio Cidade FM 103,3 de Itirapina, nessa mesma época. Quando voltei a morar em Rio Claro — fiquei em SP entre 2009 e 2012 — minha mãe voltou a ouvir a Tropical até pouco antes da extinção em 2022 e eu comecei a ouvir mais as rádios adultas, primeiro a Nova Brasil FM de Campinas (FM 103,7) e depois a 95,1 daqui da cidade, além da Conecta FM.

Inclusive, falei pra minha mãe que a Tropical foi vendida e que mudou a programação e ainda até mostrei uma foto da Monica Braga — locutora da Tropical pelo menos desde a virada do milênio — para a minha mãe, para ela ver como ela é, caso ela saísse da rádio.

Quando morei em SP (2009-2012), o chaveiro de casa era da Tupi FM e minha mãe gostava de ouvir a Rádio Globo e a Nativa FM.​

Só pra lembrar...

1693605577.gif
13/10/2025 - Dial Balneário Camboriú - SC
99.7 FM: Deixa de transmitir a Rede Transamérica, continuando a transmitir com a marca Transamérica de forma local.​
1711391545.gif
15/10/2025 - Dial Juiz de Fora - MG
91.3 FM: Deixa de transmitir a Rede Transamérica, continuando a transmitir com a marca Transamérica de forma local.​
1760155358.gif
19/10/2025 - Dial Juiz de Fora - MG
91.3 FM: Passa a fazer expectativa para a estreia da Antena 1.​
1711391394.gif
22/10/2025 - Dial Governador Valadares - MG
102.7 FM: Transamérica Governador Valadares passa a fazer expectativa para a estreia da Mix FM.​

Um comentário meio off, mas nem tanto: uma das coisas mais chatas do fim da Transamérica tá sendo ler todo santo dia a mesma piada/trocadilho de TMC/TNC aqui, como se fosse bordão da Zorra Total.

Eu sei, é só bloquear o povo, sair da thread etc etc etc... Mas se pode ter TNC/TMC todo dia, também posso falar que já deu no saco ☺️
ufa, finalmente alguém falou. tá muito forçado isso mds

Sobre a Musical FM... em todos estes anos nesta indústria vital, é a primeira vez que vejo, ou melhor, ouço uma rádio que muda de dono(Forbes), a playlist musical dá um giro de 360 graus, mudando para o formato adulto contemporâneo e isso em fevereiro! Até agora está em um vitrolão sem para, a emissora não coloca nem a hora certa, não tem uma locução sequer, nem mesmo feito por IA. Óbvio que torço para que a atual playlist musical permaneça deste jeito, mas também acho interessante a emissora ter locução ao vivo, ter boletins informativos, informações do tempo e do trânsito, enfim!!! Não precisa ser uma cópia da Alpha FM ou antena 1, mas se inspirar nestas duas rádios, é o que penso! Aliás a única locução que tem é o de uma gravação identificando a emissora e a frequência, fora os anúncios da revista Forbes.
Playlist está excelente. Tenho o mesmo pensamento. Mas pode ser que o projeto deu uma estagnada depois que o Antonio ficou internado.
Assunto: Mais Fm 102,9, acabei de verificar aqui por Valinhos e o sinal caiu bastante e, no momento que estive na sintonia, o locutor disse ao vivo que agora estão com uma antena na Avenida Paulista e que a sintonia melhorou 1000% em SP e que em breve o sinal vai melhorar ainda mais no interior alcançando mais de 800 cidades!! Pode isso produção????
É loucura kkkkkk até onde eu sei não podem simplesmente meter uma antena na Paulista. Pediram o sistema irradiante em Jundiaí e uma complementar no Jaraguá. Inclusive irei verificar a situação do processo. Não consegui sintonizar ela agora. Tô na região de Alphaville, e geralmente as rádios do Japi rasgam por aqui. Tenho visada pro Jaraguá tb.
Mas uma coisa é, não é a primeira vez que a Dona Ana deixa ela fazer cagadas. Mas também né $$$$$

Das emissoras próprias, só a de Curitiba ia bem no Ibope. Creio que foi a praça na qual mais foi sentida a mudança para TMC.
Acho que o impacto será maior em BH, que não tinha esporte há um tempo e tinha crescido com a 98 News. Em Curitiba, a equipe era líder, então acho que a mudança não será tão brusca.

Sobre a Musical FM... em todos estes anos nesta indústria vital, é a primeira vez que vejo, ou melhor, ouço uma rádio que muda de dono(Forbes), a playlist musical dá um giro de 360 graus, mudando para o formato adulto contemporâneo e isso em fevereiro! Até agora está em um vitrolão sem para, a emissora não coloca nem a hora certa, não tem uma locução sequer, nem mesmo feito por IA. Óbvio que torço para que a atual playlist musical permaneça deste jeito, mas também acho interessante a emissora ter locução ao vivo, ter boletins informativos, informações do tempo e do trânsito, enfim!!! Não precisa ser uma cópia da Alpha FM ou antena 1, mas se inspirar nestas duas rádios, é o que penso! Aliás a única locução que tem é o de uma gravação identificando a emissora e a frequência, fora os anúncios da revista Forbes.

Giro de 360 graus significa que não mudou nada?

Alguém aqui se lembra da SomZoom Sat FM quando passou aí em São Paulo, entre 1997 e 2002?

Lembro que a FM 98,1 e a Tropical FM 107,9 transmitiram a SomZoom Sat aí na capital, e até ouvi uma vinheta falando que a emissora pertence ao grupo CBS, isso lá em 2001.​
A 98,1 atualmente só está restrita a Itatiba (cidade de origem) e arredores e transmite a Terra FM segundo o tudo rádio. É de classe B, mas já chegou a ser de classe A.
Essa é certeza que é do grupo CBS do Abreu, agora a 107,9 de Itapecerica da Serra não sei quem é o dono.
A redução de classe da 98,1 de Itatiba possibilitou a migração da AM da Vibe Mundial nos 98,1 (concessão de Santa Isabel) e transmissão em Arujá se não me engano. Tanto que aqui em Itaquá a 98,1 é bem forte o sinal, pega até com um fiozinho.
Atualmente ela é a Terra FM tbm.

A 98,1 atualmente só está restrita a Itatiba (cidade de origem) e arredores e transmite a Terra FM segundo o tudo rádio. É de classe B, mas já chegou a ser de classe A.
Essa é certeza que é do grupo CBS do Abreu, agora a 107,9 de Itapecerica da Serra não sei quem é o dono.
A redução de classe da 98,1 de Itatiba possibilitou a migração da AM da Vibe Mundial nos 98,1 (concessão de Santa Isabel) e transmissão em Arujá se não me engano. Tanto que aqui em Itaquá a 98,1 é bem forte o sinal, pega até com um fiozinho.
Atualmente ela é a Terra FM tbm.
Eles usam a mesma torre da 102.1

Quando digo 360 graus, fala de mudança radical! A Musical foi de grade religiosa para adulto contemporâneo.

Ah ta... pois quando vc dá um giro de 360 graus vc volta pro mesmo lugar :)

Não sabia se ela tinha experimentado várias coisas e depois voltou à origem ou se de fato tinha mudado.

Back