Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Membro conhecido
Nov
2,747
4,298
Ouvi na segunda via web o fim da Massa FM Imperatriz, que deu lugar à Imperial FM (Maranhão).

Os intervalos eram somente com institucionais da rádio e chamadas da Imperial FM, sem nenhum anunciante.

À meia-noite, o sinal da Massa FM foi cortado para a entrada da programação da Imperial.

Massa FM perdeu Santos, perdeu Imperatriz...

A chance da Massa é se aproveitar do vácuo que a Top FM deixou desde quando perdeu o direito de usar a marca Tupi, principalmente quando a emissora mudou de formato entre 2020 e 2021.​
E perdeu Ribeirão Preto

Membro ativo
Sep
84
229
Tomara mesmo que a GC2 dê um jeito na Transamérica, porque realmente a grade atual deles é uma mescla de sono e depressão. O mais triste é ver uma rádio com tal porte técnico nessa situação.
O porte da Transamérica 100,1 na teoria é maravilhoso, mas na prática já não operava na plenitude há bastante tempo e prá piorar, dois dos quatro elementos da nova antena reserva queimaram recentemente. Está ou estava operando somente com 2 elementos da antena reserva mas estão prestes a instalar o novo sistema principal que teoricamente retomará a potência antiga.

Membro conhecido
May
1,066
1,326
O porte da Transamérica 100,1 na teoria é maravilhoso, mas na prática já não operava na plenitude há bastante tempo e prá piorar, dois dos quatro elementos da nova antena reserva queimaram recentemente. Está ou estava operando somente com 2 elementos da antena reserva mas estão prestes a instalar o novo sistema principal que teoricamente retomará a potência antiga.
O que é gravissimo! João e Neneto deveriam investir na melhoria do porte técnico da Transamérica, tornando-a plena, operando na plenitude de fato!

Membro conhecido
Nov
691
1,341
User Vip
já pediram redução de erp pra pouco mais de 200kw e troca da antena. de tx tudo igual.
O que é gravissimo! João e Neneto deveriam investir na melhoria do porte técnico da Transamérica, tornando-a plena, operando na plenitude de fato!
gravissimo aonde fio, são coisas que estão sujeitas a acontecer.

Membro ativo
Nov
188
212
Acho ela com cara do interior, plástica, vinhetas e principalmente na playlist com bastante espaço a uns "modão" sertanejo antigo. Não explora tanto gêneros mais modernos, como um pop nacional e internacional, um funk e pagode, como a Clube possui e até a Metropolitana em outro tipo de rádio. Parece haver mais sertanejo raiz que universitário e agronejo. A Band parece abrir mais espaço a estas variedades do gênero popular

Com certeza tem não só os dedos, mas as duas mãos do Ratinho influenciando o playlist da rádio pra ela tocar esses sertanejos raiz, c@gando pro gosto do público local.

Vi um corte de um podcast de rádios que um antigo diretor recebeu uma ligação do Ratinho pedindo certa vez pra ele reduzir o Bruno e Marrone da programação, já que o Bruno da dupla tinha se desentendido com ele na época, mas qndo fizeram as pazes o Ratinho ligou novamente pra tirar B&M da geladeira...

Além disso, Ratinho disse várias vezes que Jorge e Mateus só tocam se pagar jabá, já que o apresentador é chateado com a dupla, já que eles sempre recusaram convite pra ir no programa dele.

Só sei que se for pro Rio, como ele quer, a Massa terá desempenho pior que o de SP.

Membro ativo
Sep
81
147
Com certeza tem não só os dedos, mas as duas mãos do Ratinho influenciando o playlist da rádio pra ela tocar esses sertanejos raiz, c@gando pro gosto do público local.

Vi um corte de um podcast de rádios que um antigo diretor recebeu uma ligação do Ratinho pedindo certa vez pra ele reduzir o Bruno e Marrone da programação, já que o Bruno da dupla tinha se desentendido com ele na época, mas qndo fizeram as pazes o Ratinho ligou novamente pra tirar B&M da geladeira...

Além disso, Ratinho disse várias vezes que Jorge e Mateus só tocam se pagar jabá, já que o apresentador é chateado com a dupla, já que eles sempre recusaram convite pra ir no programa dele.

Só sei que se for pro Rio, como ele quer, a Massa terá desempenho pior que o de SP.

Pois é, há essa impressão olhando de fora de alguém resistindo pra manter os sertanejos raiz no playlist, pois ela esta em São Paulo desde 2019, e qualquer gestor viria que esse nicho de música não agrada uma fatia ampla de ouvintes. A questão é que o playlist parece ser semelhante com o que ela foi desde a época que era um micro-rede só no Paraná, alterou muito pouco após a ida a SP. O que deu muito certo na Massa é o estado de Santa Catarina, inclusive dá um banho na Band FM, mas aí acredito que por uma questão cultural, um público que recebe melhor o playlist da Massa FM que o paulistano

Membro conhecido
Sep
353
608
Pois é, há essa impressão olhando de fora de alguém resistindo pra manter os sertanejos raiz no playlist, pois ela esta em São Paulo desde 2019, e qualquer gestor viria que esse nicho de música não agrada uma fatia ampla de ouvintes. A questão é que o playlist parece ser semelhante com o que ela foi desde a época que era um micro-rede só no Paraná, alterou muito pouco após a ida a SP. O que deu muito certo na Massa é o estado de Santa Catarina, inclusive dá um banho na Band FM, mas aí acredito que por uma questão cultural, um público que recebe melhor o playlist da Massa FM que o paulistano
Não é só questão de playlist. Acredito que para o paulistano a Massa é só mais uma rádio que apareceu. Há uma ligação mais afetiva com as "rádios da cidade", Band, Jovem Pan, Alpha, Antena 1, Gazeta, etc. Minha opinião.
A Massa não tem o ritmo de São Paulo.

Membro ativo
Nov
188
212

Realmente, quase nunca vi participação de ouvintes de SP nos áudios de whatsapp.
Essa semana teve um ouvinte que de SP capital que no áudio reclamou que os prêmios dos sorteios só saem pro Paraná kkkkkk....

Moro no interior do MS, a minha cidade tem a Massa mas não tem a Nativa.
O playlist das duas é parecido?

Aqui no MS a Band que dá um banho na Massa. Está presente nas principais cidades do estado, com exceção da capital, além de outras menores.
Inclusive minha cidade tem a Band, e eu gosto bastante da playlist dela. Só a programação local que deixa a desejar.

Última edição:
Membro ativo
Sep
81
147
Parece a Clube que só sorteia os prêmios pros ouvintes de Brasília
Exato, inclusive citam bairros e ruas de Brasília na programação de rede. Na Massa pouco se ouve participação de SP
Não é só questão de playlist. Acredito que para o paulistano a Massa é só mais uma rádio que apareceu. Há uma ligação mais afetiva com as "rádios da cidade", Band, Jovem Pan, Alpha, Antena 1, Gazeta, etc. Minha opinião.
Concordo. Porém ela pode ir adquirindo esse ritmo, começa por uma plástica mais moderna, playlist mais ajustado, linguagem. Parece que preferem deixar ela como está, tanto que há 6 anos fora do Top 20 e não teve alterações significativas.

Ouvinte de rádio em geral é bairrista. Principalmente no segmento popular. Assim como acho que vai ser difícil pra Band FM bater de frente com FM O Dia e Globo no Rio, e será difícil em Porto Alegre com 92, Caiçara e 104. Em Florianópolis ela perde pra Massa e Regional. A própria Clube com ótima plástica não emplacou em outra capital. O ouvinte dá muito mais valor à ligação afetiva

Membro conhecido
Mar
1,501
2,344
Bom, aqui na minha cidade tem a Band FM, tem a Jovem Pan News e a Rádio Bandeirantes (apesar dessa última apenas retransmitir a programação de São Paulo) como as principais rádios de rede da região.

Também tem a Nativa, a Nova Brasil e várias JP News (2 emissoras) que vêm de Campinas.

E, de fato, essas emissoras emplacaram bem aqui, e com exceção da Bandeirantes (que opera ainda em AM), todas elas têm programa local forte.​

Membro ativo
Nov
188
212
Exato, inclusive citam bairros e ruas de Brasília na programação de rede. Na Massa pouco se ouve participação de SP

A Clube deveria ter uma programação local pro DF e outra nacional, que vai pra rede, assim como Mix e Jovem Pan fazem.
Já ouvi a Clube pela internet, e acho ela muito brasiliense e pouco nacional.

Membro ativo
Nov
188
212

Concordo. Porém ela pode ir adquirindo esse ritmo, começa por uma plástica mais moderna, playlist mais ajustado, linguagem. Parece que preferem deixar ela como está, tanto que há 6 anos fora do Top 20 e não teve alterações significativas.

Ouvinte de rádio em geral é bairrista. Principalmente no segmento popular. Assim como acho que vai ser difícil pra Band FM bater de frente com FM O Dia e Globo no Rio, e será difícil em Porto Alegre com 92, Caiçara e 104. Em Florianópolis ela perde pra Massa e Regional. A própria Clube com ótima plástica não emplacou em outra capital. O ouvinte dá muito mais valor à ligação afetiva

A Clube deveria ter uma programação local pro DF e outra nacional, que vai pra rede, assim como Mix e Jovem Pan fazem.

Já ouvi a Clube pela internet, e acho ela muito brasiliense e pouco nacional.