Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Membro conhecido
Feb
1,432
1,704
A programação da Record de décadas atrás também não existe mais. Resumindo, o rádio AM em São Paulo está por um fio. E uma tarefa difícil de tentar ouvir alguma AM sem algum tipo de interferência aqui em SAMPA. Quase que uma missão impossível.
 
Membro conhecido
Nov
1,538
2,373
A programação da Record de décadas atrás também não existe mais. Resumindo, o rádio AM em São Paulo está por um fio. E uma tarefa difícil de tentar ouvir alguma AM sem algum tipo de interferência aqui em SAMPA. Quase que uma missão impossível.
Ainda mais com esse negócio de 4G e 5G
 
Membro conhecido
Mar
1,881
3,342
Ainda mais com esse negócio de 4G e 5G
Sinal de celular dificilmente interfere em AM (e FM), o que eu tenho notado ainda mais que moro no centro e passo de carro direto em ruas com muito comércio, é que a iluminação de LED está matando o sinal de rádio.
 
Membro ativo
Oct
126
117
Membro conhecido
Mar
1,881
3,342
Na terça de carnaval havia uma rádio pegando com sintonia local em Itu, em 98,5 MHz, sem identificação nem intervalos. Mas está fora desde a noite da mesma terça, resta saber se é pirata ou em fase experimental no interior até porque na capital já há a Metropolitana nessa frequência.
 
Membro conhecido
Feb
1,432
1,704
E apenas como curiosidade ouvi a Record FM de Portugal por meia hora. E durante aquela meia hora apenas uma música brasileira. E em português, de Portugal, apenas duas músicas. As demais no idioma inglês. E a rádio, na verdade mesmo, me pareceu um "vitrolão". E por aqui tenho dúvidas se daria certo.
 
Membro conhecido
Mar
1,196
1,216
A programação da Record de décadas atrás também não existe mais. Resumindo, o rádio AM em São Paulo está por um fio. E uma tarefa difícil de tentar ouvir alguma AM sem algum tipo de interferência aqui em SAMPA. Quase que uma missão impossível.

Alguma rádio querer investir numa transmissão AM em 2024 é rasgar dinheiro. Pode-se até citar caso dos EUA, que estão resistindo ao máximo a extinção a ponto até de obrigar que os fabricantes de automóveis voltem oferecer essa faixa (conforme notícia da Tudoradio), mas quem aqui realmente ouve AM como antigamente?

Vale lembrar que até FM mesmo tem muita gente que não ouve, indo pra streaming (esse é o meu caso), ou ficando nos players de música (Spotify, Deezer, Youtube Music, Tidal, Apple Music etc)
 
Membro conhecido
Feb
1,432
1,704
Uma curiosidade. Na Copa do Mundo de Futebol de 1982 realizada na Espanha mais uma vez, a Globo conseguiu aquele evento com exclusividade para o território brasileiro. E o que fez a rádio Record AM / FM? Nos jogos com participação da seleção brasileira transmitiam com a narração do Silvio Luiz, seguindo o modelo já consagrado da TV. Foi uma baita de uma "sacada" da emissora. Aqui em SAMPA muitos ouviam os jogos pela rádio Record. Aquela famosa frase: " a imagem é sua, mas o som é nosso". E ouvi dizer, merece comprovação, que aquilo chegou incomodar a toda poderosa por aqui em São Paulo. Nos jogos da seleção brasileira, abaixava o som da TV e ligava a Record FM no meu equipamento de som. E óbvio que o som era melhor pela Record FM. Cheguei gravar um jogo da seleção brasileira, com a imagem da Globo e com ´áudio da Record FM já que o meu VHS daquela época possuía o recurso do" áudio dub" . O problema é encontrar a tal gravação por aqui depois de todos esses anos.
 
Membro ativo
Dec
70
180
O problema dessa Record FM é que, assim como na TV Record, a madrugada é toda de programas da IURD.

Eles já fizeram isso no final dos anos 90, com a Emoção FM (projeto que alugava a Metropolitana de Mogi). Acho muito estranho isso em FM (a rádio que tem uma programação “normal” durante o dia e pregações de madrugada). Em AM a gente até acostumou com rádios vendendo horários de madrugada pra padres videntes, esotéricos e afins, mas em FM não.
 
Membro conhecido
Oct
157
370
Cheguei gravar um jogo da seleção brasileira, com a imagem da Globo e com ´áudio da Record FM já que o meu VHS daquela época possuía o recurso do" áudio dub" . O problema é encontrar a tal gravação por aqui depois de todos esses anos.

É uma verdadeira relíquia essa gravação! Se um dia encontrar e puder subir no Youtube ficaremos gratos.
 
Membro conhecido
Mar
1,881
3,342
Alguma rádio querer investir numa transmissão AM em 2024 é rasgar dinheiro. Pode-se até citar caso dos EUA, que estão resistindo ao máximo a extinção a ponto até de obrigar que os fabricantes de automóveis voltem oferecer essa faixa (conforme notícia da Tudoradio), mas quem aqui realmente ouve AM como antigamente?
Boa pergunta.
Na minha rotina andando pela cidade vejo apenas um camelô próximo à rodoviária com um daqueles radinhos chineses que se vende hoje.
Mas entre 10 e 15 anos ainda havia um senhor de idade na rua atrás da minha que deve ter falecido, além da dona de uma loja de artigos de umbanda que fechou. Se já eram poucos agora quase ninguém ouve AM.

Enquanto isso não há previsão de fabricantes de celulares voltarem a produzir aparelhos com TV. Nessa semana gastei pra trocar a bateria do meu Samsung A30, feito em 2019. Muitos falam por que vc não troca de celular, eu não troco porque gosto de saber o que pega nas cidades onde passo e me ajuda a manter o Portal BSD atualizado.
 
Top