Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Membro conhecido
Jan
283
260
A matéria do Tudo Rádio deixa bem claro que a rede de fake news da Jovem Pan vai continuar no ar, só não vai ter mais uma frequência em São Paulo. Ponto. Não necessariamente precisa existir uma "frequência de rádio geradora" pra existir uma rede de rádios.
Digo geração nos estúdios que pode até que seja o mesmo atual, já que o intercâmbio que tem com os 100.9 já é conhecido e a Classic Pan pode estar em um estúdio novo.

Membro conhecido
Jun
274
375
A matéria do Tudo Rádio deixa bem claro que a rede de fake news da Jovem Pan vai continuar no ar, só não vai ter mais uma frequência em São Paulo. Ponto. Não necessariamente precisa existir uma "frequência de rádio geradora" pra existir uma rede de rádios.
Sim, mas isso indica que, se a Classic Pan vingar, pode acabar substituindo a JP News e essa ficar só na televisão. Quem trabalhou em rádio com certeza ouviu ou ficou sabendo do discurso do Tutinha que as rádios musicais iriam acabar por causa das plataformas de streaming. Porém, o tempo mostrou que ele estava errado e, agora com esse movimento, talvez esteja enfim admitindo o equívoco.

Membro conhecido
Nov
1,890
3,566
User Vip
Sim, mas isso indica que, se a Classic Pan vingar, pode acabar substituindo a JP News e essa ficar só na televisão. Quem trabalhou em rádio com certeza ouviu ou ficou sabendo do discurso do Tutinha que as rádios musicais iriam acabar por causa das plataformas de streaming. Porém, o tempo mostrou que ele estava errado e, agora com esse movimento, talvez esteja enfim admitindo o equívoco.

Na verdade indiquei só o momento atual, porque muita gente acha que uma rede de rádios precisa de uma "frequência geradora" pra funcionar. Também acredito nessa hipótese, mas a TV anda fechando no vermelho...

Outra hipótese que também acredito é que um dia emplaquem a mesma programação da Jovem Pan FM de São Paulo em toda a rede, mesclando jornalismo com entretenimento.

Membro conhecido
Sep
353
609
O que eu acho da jogada da PAN:
Faz tempo que não ouço a PAN mais que 5 minutos, mas creio que numas possibilidades.
As afiliadas já tem seus horários locais e alguns horários de rede, logo basta a matriz disponibilizar os programas para a rede e não muda nada. Já a matriz que misturou tudo, noticia, musica nos 100,9 e no fim a 76,7 acaba reprisando muita coisa durante o dia creio eu.
Embora o FM-e não esteja tão difundido que acaba escutando o AM e a 76,7 é um público não tão jovem, então melhor colocar música que ficar repetindo programas. Daqui um tempo pedem para reduzir a potência do AM e acabam economizando mais.
O público jovem imagino que ouça mais podcasts, então nada muda.

Membro conhecido
Jan
283
260
O que eu acho da jogada da PAN:
Faz tempo que não ouço a PAN mais que 5 minutos, mas creio que numas possibilidades.
As afiliadas já tem seus horários locais e alguns horários de rede, logo basta a matriz disponibilizar os programas para a rede e não muda nada. Já a matriz que misturou tudo, noticia, musica nos 100,9 e no fim a 76,7 acaba reprisando muita coisa durante o dia creio eu.
Embora o FM-e não esteja tão difundido que acaba escutando o AM e a 76,7 é um público não tão jovem, então melhor colocar música que ficar repetindo programas. Daqui um tempo pedem para reduzir a potência do AM e acabam economizando mais.
O público jovem imagino que ouça mais podcasts, então nada muda.
Ironicamente, se ver o nome. Faz sentido, acho que a Mix FM acaba pegando a fatia musical,a audiência em programas de música mesmo, a dela deve ser maior, no entanto o público jovem é menor, embora logicamente tenha, acho que em SP a Mix, Dumont e Metropolitana dão conta.

Membro conhecido
Sep
690
709
Há anos colaboro com o Tudo Rádio enviando mudanças no dial de Fortaleza e eles me atendem na maioria das vezes, seja pra adicionar uma rádio na listagem ou pra corrigir uma informação simples.

E compreendo eles terem ignorado aquela lista de 2018 que o carinha acima falou, cheia de itens superdimensionados (rádios de São Luís aparecendo em cidades a quilômetros e quilômetros de distância) e lotada de rádios piratas como se fossem emissoras legalizadas. A mesma coisa acontece nas listagens do Maranhão do Line-UP lotadas de trecos assim.
O tudoradio também não aceita rádios comunitárias mesmo que legalizadas, aparece apenas "Faixa Comunitária / Nome do Município", sem o nome da ou das emissoras e sem a transmissão ao vivo pela internet. Já o LineUP aceita.
Também tem o site https://worldradiomap.com, que mostra dial's de cidades do mundo inteiro.

Última edição:
Membro conhecido
Nov
1,890
3,566
User Vip
O tudoradio também não aceita rádios comunitárias mesmo que legalizadas, aparece apenas "Faixa Comunitária / Nome do Município", sem o nome da ou das emissoras e sem a transmissão ao vivo pela internet. Já o LineUP aceita.
Também tem o site https://worldradiomap.com, que mostra dial's de cidades do mundo inteiro.

Eles aceitam sim, só que não aparece nas listagens

Membro conhecido
Mar
2,389
4,270
Eles aceitam sim, só que não aparece nas listagens

Uma das razões de mostrar o nome genérico Faixa Comunitária pode ser porque em cidades maiores há várias na mesma frequência e se fosse listar todas ficaria muito poluído.
Em tempo: eu informei que em Campinas a Band continua ativa em 1170 AM (não estava na lista) e a explicação é que quando há migração pro FM eles tiram da lista de AM. Entendi que o fazem mesmo sem confirmar se saiu do ar.

Membro conhecido
Sep
690
709
Uma das razões de mostrar o nome genérico Faixa Comunitária pode ser porque em cidades maiores há várias na mesma frequência e se fosse listar todas ficaria muito poluído.
Em tempo: eu informei que em Campinas a Band continua ativa em 1170 AM (não estava na lista) e a explicação é que quando há migração pro FM eles tiram da lista de AM. Entendi que o fazem mesmo sem confirmar se saiu do ar.
Sim, mas existem sempre as exceções, como por exemplo a Jovem Pan AM 620 e a Bandeirantes AM 840 de SP, que continuam listadas no dial AM de SP mesmo depois de ativadas no eFM 76.7 e 86.3, respectivamente.

Além disso, eles não cadastram mais novos Dial AM em cidades que eles ainda não têm esse tipo de Dial cadastrado, o argumento é de que "o AM está morto", e por isso só serão inseridas modificações nos dial AM já cadastrados. Perdi meu tempo monitorando e montando a lista de emissoras AM que pegam em Viamão, pra depois descobrir isso. Resultado: ainda pretendo enviar essa lista pro WorldRadioMap.

Membro conhecido
Sep
690
709
Vem aí a migração voluntária de emissoras Ondas Curtas (OC) e Ondas Tropicais (OT), pro FM Estendido:

Por favor, Entrar ou Registre-se para ver o conteúdo do spoiler!
Ou seja, pode esquecer o Rádio Digital DRM no Brasil, mesmo pras ondas curtas. Rádio Nacional da Amazônia, da EBC, perdeu tempo testando isso.

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Sim, mas existem sempre as exceções, como por exemplo a Jovem Pan AM 620 e a Bandeirantes AM 840 de SP, que continuam listadas no dial AM de SP mesmo depois de ativadas no eFM 76.7 e 86.3, respectivamente.

Além disso, eles não cadastram mais novos Dial AM em cidades que eles ainda não têm esse tipo de Dial cadastrado, o argumento é de que "o AM está morto", e por isso só serão inseridas modificações nos dial AM já cadastrados. Perdi meu tempo monitorando e montando a lista de emissoras AM que pegam em Viamão, pra depois descobrir isso. Resultado: ainda pretendo enviar essa lista pro WorldRadioMap.
Complicado...

Apesar de ter muitos locais onde a sintonia de AM é desafiadora, pela falta de emissoras locais, as vezes dá pra sintonizar algumas de longe, ainda que apenas em alguns pontos da cidade. Algumas listas do próprio tudoradio atestam isso - boa parte delas ficou assim por conta das migrações, mas existem muitas rádios que seguirão no AM sem migrar, como a Difusora de Cajazeiras/PB.

De toda forma, o WorldRadioMap deve aceitar de boa (inclusive também vou tentar corrigir umas informações da minha cidade, João Pessoa).

Dica: o Line-UP também aceita atualizações da faixa AM, apesar de não detalhar a qualidade do sinal (por isso é bom mandar aquelas que pegam melhor).

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Vem aí a migração voluntária de emissoras Ondas Curtas (OC) e Ondas Tropicais (OT), pro FM Estendido:

Ou seja, pode esquecer o Rádio Digital DRM no Brasil, mesmo pras ondas curtas. Rádio Nacional da Amazônia, da EBC, perdeu tempo testando isso.
Considerando apenas as emissoras ativas, pouca coisa deve mudar, pois não há muitas rádios transmitindo nessas faixas atualmente e também não sei se elas vão migrar (talvez sim).

Agora, é muito provável, na minha visão pessoal (e limitada), que as que estão inativas (a maioria) aproveitem as concessões pra lançar novas programações. Em algumas cidades menores, onde existiam emissoras em OC/OT, é capaz delas conseguirem migrar até pro FM convencional.

Rádio Digital DRM no Brasil foi só conversa mole. O Ministério das Comunicações, em suas várias gestões, poderia ter digitalizado até a faixa AM, permitindo às emissoras AM terem alcance de AM com qualidade sonora melhor que FM.

Quanto à Rádio Nacional da Amazônia, espero que essa não invente de migrar, porque apesar das retransmissoras de rádio FM já serem realidade em alguns estados do Norte (sobretudo Amazonas e Acre), elas não chegam nos distritos mais afastados e em muitas comunidades ribeirinhas.

Membro ativo
Jan
115
207
Em São José dos Campos tem 4 emissoras comunitárias na faixa do 104,9 Mhz. Como são comunitárias e a potência é baixa podem ter mais ter mais de uma na mesma frequência sem uma interferir na outra quando estão em regiões diferentes.

Membro ativo
Jan
115
207

Mas a PAN 620 e BAND 840 ainda estão na AM ativas. Talvez removam quando sairem do ar.

Membro ativo
Jan
115
207

Agora morreu o Radio Digital :(