Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Membro conhecido
Nov
1,350
2,615
Boa noite pessoal ! O Sr. Paulo Abreu está aprontando mais uma...ele conseguiu fazer uma troca de frequência aqui na Baixada Santista entre a 102,9 e a 93,3 . A 93,3 é um canal dos Sindicato dos Metalúrgico do ABC de São Bernardo do Campo, concessão de São Vicente que transmitia a radio Brasil Atual Litoral. Desde o começo do ano essa rádio ficou fora do ar, e voltou há um mês atrás com chamada de expectativa da futura News FM que deve estrear em novembro se tudo correr bem ! No dia 12 de outubro, ela passou a transmitir também pelos 102,9 ou seja está operando nas duas frequências (93,3 e 102,9) . Consegui informações de um contato, e ele me disse que houve uma troca de canal e a 102,9 será a frequência definitiva dessa futura News FM e a 93,3 ficará com o Paulo Abreu e a Estilo FM ficará nesse canal com classificação A1 . Transmitir para a grande SP e Baixada Santista é um sonho antigo do Paulo Abreu e com esse canal (93,3) vazio na grande SP e Baixada, parece que esse sonho irá se realizar . Assim que tiver mais informações irei atualizando aqui ! Um abraço a todos !

Como o Paulo Abreu conseguiu a frequência do Sindicato dos Metalúrgicos, sendo ela uma FM educativa? 🤯
 
Membro ativo
Sep
61
162
Aqui em Jundiaí a 87,1 Rádio Nacional entra com sinal forte, até por transmitir do Pico do Jaraguá já com a potência total. Já 77,5 (Capital) e 77,9 (Cultura Brasil) tem alguns relatos de sintonia bem fraca em locais de topografia alta. Mas essas emissoras ainda estão com potência reduzida, não obtiveram a liberação para operarem com a potência total, é a tal da transmissão de caráter científico.
Olá, poderia verificar se as rádios antes da FM 88.1 Mhz na Grande SP são captadas em Campinas:
77.5 Rádio Capital
77.9 Rádio Cultura Brasil
84.7 Rádio Cumbica / GRU FM
87.1 Rádio Nacional de Brasília
87.5 Comunitária I
87.7 Comunitária II
87.9 Comunitária II
 
Oct
29
71
Olá, poderia verificar se as rádios antes da FM 88.1 Mhz na Grande SP são captadas em Campinas:
77.5 Rádio Capital
77.9 Rádio Cultura Brasil
84.7 Rádio Cumbica / GRU FM
87.1 Rádio Nacional de Brasília
87.5 Comunitária I
87.7 Comunitária II
87.9 Comunitária III
Olá Bruno, a mais forte é a 87,1 sendo possível a sua sintonia até nas partes mais baixas daqui de Valinhos. A Capital, Cultura e GRU pegam somente nas áreas altas, mesmo assim seus sinais bem fracos, principalmente a 84.1. As comunitárias não chegam pois já existem outras piratas por aqui nessas frequências, todas com programação religiosa. Um abraço e boas escutas.
 
Membro conhecido
Sep
3,615
4,606
Aqui em Jundiaí a 87,1 Rádio Nacional entra com sinal forte, até por transmitir do Pico do Jaraguá já com a potência total. Já 77,5 (Capital) e 77,9 (Cultura Brasil) tem alguns relatos de sintonia bem fraca em locais de topografia alta. Mas essas emissoras ainda estão com potência reduzida, não obtiveram a liberação para operarem com a potência total, é a tal da transmissão de caráter científico.
Olá Bruno, a mais forte é a 87,1 sendo possível a sua sintonia até nas partes mais baixas daqui de Valinhos. A Capital, Cultura e GRU pegam somente nas áreas altas, mesmo assim seus sinais bem fracos, principalmente a 84.1. As comunitárias não chegam pois já existem outras piratas por aqui nessas frequências, todas com programação religiosa. Um abraço e boas escutas.
Suponho que a 87.1 é definitivo enquanto outras (77.5, 77.9, 84.7) estão em testes, com exceção das comunitárias (87.5, 87.7, 87.5).
Por outro lado, as rádios Capital e Cultura Brasil na AM pegam onde estão?
 
Membro ativo
Sep
61
162
Suponho que a 87.1 é definitivo enquanto outras (77.5, 77.9, 84.7) estão em testes, com exceção das comunitárias (87.5, 87.7, 87.5).
Por outro lado, as rádios Capital e Cultura Brasil na AM pegam onde estão?
Comunitárias em 87,5 - 87,7 e 87,9 será o padrão dentro em breve em todas as cidades. As comunitárias que operam em outras frequências serão relocadas para essas frequências. Também são de baixíssima potência, 25w e cada cidade tem pelo menos uma emissora comunitária mas existem cidades com várias.
As AMs Capital 1040 e Cultura Brasil 1200 são sintonizadas normalmente dentro da área de abrangência delas.
 
Membro conhecido
Sep
3,615
4,606
Aqui em Jundiaí a 87,1 Rádio Nacional entra com sinal forte, até por transmitir do Pico do Jaraguá já com a potência total. Já 77,5 (Capital) e 77,9 (Cultura Brasil) tem alguns relatos de sintonia bem fraca em locais de topografia alta. Mas essas emissoras ainda estão com potência reduzida, não obtiveram a liberação para operarem com a potência total, é a tal da transmissão de caráter científico.
Olá Bruno, a mais forte é a 87,1 sendo possível a sua sintonia até nas partes mais baixas daqui de Valinhos. A Capital, Cultura e GRU pegam somente nas áreas altas, mesmo assim seus sinais bem fracos, principalmente a 84.1. As comunitárias não chegam pois já existem outras piratas por aqui nessas frequências, todas com programação religiosa. Um abraço e boas escutas.
Suponho que a 87.1 é definitivo enquanto outras (77.5, 77.9, 84.7) estão em testes, com exceção das comunitárias (87.5, 87.7, 87.5).
Por outro lado, as rádios Capital e Cultura Brasil na AM pegam onde estão?
Comunitárias em 87,5 - 87,7 e 87,9 será o padrão dentro em breve em todas as cidades. As comunitárias que operam em outras frequências serão relocadas para essas frequências. Também são de baixíssima potência, 25w e cada cidade tem pelo menos uma emissora comunitária mas existem cidades com várias.
As AMs Capital 1040 e Cultura Brasil 1200 são sintonizadas normalmente dentro da área de abrangência delas.
@Sandro19 e @Rodrigo Bidoia, eu deveria ter mencionado sobre 77.5 e 77.9:
Estão muito próximos e vão darem muita interferência entre si em rádios antigos e novos na 77.7, o que fará que as frequências tenham problemas no som e sinal.
Digo isso por experiência minha, entre 2001 a 2002 em São Luís (MA), duas rádios que ficaram perto de uma outra (99.1 e 99.9) na minha cidade davam interferências. A 99.9 (Mais FM) que tinha inaugurada em 2000 dava interferência à 99.1 (Cidade FM) , pois dava ouvir o som da 99.9. Os técnicos (não sei se é da Cidade ou Mais) conseguiram resolver a interferência, mas percebi que isso é por causa que a 99.9 tinha mais potência do que a 99.1.
 
Membro conhecido
Sep
561
814
@Sandro19 e @Rodrigo Bidoia, eu deveria ter mencionado sobre 77.5 e 77.9:
Estão muito próximos e vão darem muita interferência entre si em rádios antigos e novos na 77.7, o que fará que as frequências tenham problemas no som e sinal.
Digo isso por experiência minha, entre 2001 a 2002 em São Luís (MA), duas rádios que ficaram perto de uma outra (99.1 e 99.9) na minha cidade davam interferências. A 99.9 (Mais FM) que tinha inaugurada em 2000 dava interferência à 99.1 (Cidade FM) , pois dava ouvir o som da 99.9. Os técnicos (não sei se é da Cidade ou Mais) conseguiram resolver a interferência, mas percebi que isso é por causa que a 99.9 tinha mais potência do que a 99.1.
Esse tipo de interferência de 0.8 MHz de distância só ocorre em aparelho de rádio muito sensível, a não ser que estivesse muito próximo da torre, mas normalmente isso não ocorre. Hoje a distância de 0.4 é considerada segura para a maioria dos aparelhos, inclusive celulares, é o mais perto possível entre duas rádios.

Acho que fizeram assim pensando que uma capital pudesse pegar rádios de outras capitais por conta da frequência mais baixa, pois cada uma recebeu uma faixa específica, por exemplo, Brasília ficou com as frequências na faixa de 76 a 82, e Goiânia de 82 a 88.
 
Membro ativo
Dec
50
101
Aqui na minha região (Campinas) depois que os 96,3 Fm ( Vinhedo) recebeu um reforço de sinal, a gospel Fm 90,1(Jundiaí) diminuiu o sinal deixando muitas áreas de sombra, fato que nunca acontecia, pois as rádios com sistemas irradiantes instalados na serra do Japí, chegam com o sinal de qualidade local em Campinas.
 
Membro ativo
Sep
61
162
Aqui na minha região (Campinas) depois que os 96,3 Fm ( Vinhedo) recebeu um reforço de sinal, a gospel Fm 90,1(Jundiaí) diminuiu o sinal deixando muitas áreas de sombra, fato que nunca acontecia, pois as rádios com sistemas irradiantes instalados na serra do Japí, chegam com o sinal de qualidade local em Campinas.
A 96,3 MHz (Gospel FM) é de Louveira, eles melhoraram o sinal já há algum tempo. Já a 90,1 MHz realmente está com sinal menos forte aqui em Jundiaí, apesar de transmitirem do Japi, nota-se um sinal mais fraco em relação ao que era, possibilitando uma melhor sintonia da Jovem Pan Campinas/Serra Negra 89,9 MHz na região.
Quando diminuem o sinal aqui no Japi geralmente ligam um "reforço de sinal" deles na torre de TV da Av. Paulista em São Paulo.
 
Membro conhecido
Aug
161
443
A 96,3 MHz (Gospel FM) é de Louveira, eles melhoraram o sinal já há algum tempo. Já a 90,1 MHz realmente está com sinal menos forte aqui em Jundiaí, apesar de transmitirem do Japi, nota-se um sinal mais fraco em relação ao que era, possibilitando uma melhor sintonia da Jovem Pan Campinas/Serra Negra 89,9 MHz na região.
Quando diminuem o sinal aqui no Japi geralmente ligam um "reforço de sinal" deles na torre de TV da Av. Paulista em São Paulo.
E aqui em SP Capital a 90,1 está com bom sinal.
 
Membro ativo
Dec
50
101
Ainda falando das emissoras da região, outro sinal bem" fraco" é o da rádio jornal de Indaiatuba 107,1 fm que migrou do am a pouco tempo.
Não sei se ainda está em fase de testes, mas pelo tempo de existência da emissora quando era no am, deveria ter uma potência considerável para região metropolitana de campinas.
Fato curioso que a jornal tinha um canal de fm a anos atrás 107,5 que se tornou antena 1 e teve o seu sistema irradiante transferido para Campinas quase na divisa com Indaiatuba, se tornando muito mais potente.
A cabocla fm 107,3 de Arthur Nogueira também foi outra que o sinal ( pelo menos aqui na minha região) deu uma sumida.
A antiga independência fm 93,3 de Valinhos também teve o seu sistema irradiante transferido para divisa de Campinas e ganhou aumento de potência agora como laser fm.
 
Membro ativo
Sep
61
162
Ainda falando das emissoras da região, outro sinal bem" fraco" é o da rádio jornal de Indaiatuba 107,1 fm que migrou do am a pouco tempo.
Não sei se ainda está em fase de testes, mas pelo tempo de existência da emissora quando era no am, deveria ter uma potência considerável para região metropolitana de campinas.
Fato curioso que a jornal tinha um canal de fm a anos atrás 107,5 que se tornou antena 1 e teve o seu sistema irradiante transferido para Campinas quase na divisa com Indaiatuba, se tornando muito mais potente.
A cabocla fm 107,3 de Arthur Nogueira também foi outra que o sinal ( pelo menos aqui na minha região) deu uma sumida.
A antiga independência fm 93,3 de Valinhos também teve o seu sistema irradiante transferido para divisa de Campinas e ganhou aumento de potência agora como laser fm.
A Jornal 107,1 MHz de Indaiatuba é classe C de potência. É migrante da AM 1470, o sinal é para ser restrito a região de Indaiatuba mesmo. Já a antiga Rádio Jornal FM 107,5 que foi vendida para a Antena 1 em 1995 é classe A-1 de potência, com longo alcance.
 
Membro conhecido
Mar
1,876
3,330
Posso estar errado mas Indaiatuba deve fazer parte da região que utilizaria FM estendido. Porém há uma regra que caso a emissora aceite redução de potência, podem tentar encaixar no dial convencional, mas não sei se foi o caso.
Aqui em Itu pega razoavelmente bem, creio que a irradiação não favorece as regiões ao norte da torre.
 
Membro ativo
Sep
61
162
Posso estar errado mas Indaiatuba deve fazer parte da região que utilizaria FM estendido. Porém há uma regra que caso a emissora aceite redução de potência, podem tentar encaixar no dial convencional, mas não sei se foi o caso.
Aqui em Itu pega razoavelmente bem, creio que a irradiação não favorece as regiões ao norte da torre.
A Jornal FM 107,1 construiu uma nova torre junto ao estúdio que fica em local alto de Indaiatuba, moro em Jundiaí, próximo a Serra do Japi e a rodovia Dom Gabriel e o sinal dela chega razoavelmente bem aqui.
 
Membro ativo
Jan
39
106
Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês... estou tentando ler o texto no site da Anatel, da consulta pública em andamento n° (56) e não aparece mais o link para visualizar ! Será que bloquearam para o público ? Percebi isso na consulta publica anterior n° (54).
 
Membro ativo
Jan
39
106
@Marcos Calixto a 93.3 FM de São Vicente ainda está em expectativa para a News FM?

O site oficial só informa a 102.9 FM de Cubatão.

Olá Jardel ! Sim, continua em expectativa até a inauguração definitiva da News FM em 102,9. Essa "inauguração" está de rosca, devido o atraso na entrega de equipamentos para a montagem do estúdio (estão trabalhando em um estúdio provisório). Segundo eles, depois disso a 93,3 passa para as mãos do Paulo Abreu em definitivo . Alias o Daniel do Tudo Radio me disse que, as duas frequências (93,3 e 102,9) estão sob controle do Paulo Abreu .
 
Membro conhecido
Aug
161
443
Olá Jardel ! Sim, continua em expectativa até a inauguração definitiva da News FM em 102,9. Essa "inauguração" está de rosca, devido o atraso na entrega de equipamentos para a montagem do estúdio (estão trabalhando em um estúdio provisório). Segundo eles, depois disso a 93,3 passa para as mãos do Paulo Abreu em definitivo . Alias o Daniel do Tudo Radio me disse que, as duas frequências (93,3 e 102,9) estão sob controle do Paulo Abreu .
Olá amigo @Marcos Calixto. E ainda está de pé a idéia da 93,3 subir a antena pro alto da Serra e transmitir pra o litoral e capital? E a RTL está fora do ar aqui pra capital. A "retransmissora" mono da capital está sem nenhum sinal, aqui na zona leste sintonizo a Studio FM de Igaratá nós 91,7
 
Top