Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Membro
May
32
99
Acho que a Jovem Pan perdeu o encanto como rede por causa desse descuido na padronização. Ou as afiliadas seguem o padrão da rede ou deixam de fazer parte dela. Isso seria a minha determinação.
Curitiba chegou a ter as três Transaméricas: Pop, Hits e Light. No caso da Hits, quase não acompanhava e não sei dizer quanto aos comerciais e se tinha muitos programas locais. Eu acompanhava um tempo a Pop pela Sky, assim como a Jovem Pan, que tem o sinal de São Paulo, diferente da Oi, que tem o sinal da rede.

Membro conhecido
Feb
2,972
4,015
E a única capital com uma emissora de TV pertencente também ao mesmo grupo.

Membro conhecido
Mar
1,719
2,835
E a única capital com uma emissora de TV pertencente também ao mesmo grupo.
O projeto era concorrer com a MTV Brasil (1990-2013), mas preferiram ser inicialmente afiliada de redes menores (STV - Sesc/Senac, Canal/Rede 21, PlayTV, Rede 21 novamente) e em 2010, finalmente viraram uma emissora independente, porém acabou virando uma emissora local curitibana, bem longe do seu projeto original.

A TV Transamérica continuou no ar, aos trancos e barrancos, até vir a grande reestruturação da Rede Transamérica em 2019, com o fim das redes Pop, Hits e Light, a mudança de nome da Transamérica Light Curitiba para Light FM e, por fim, a venda da Light FM em 2021 e o fim da emissora de TV no ano anterior.​

Membro ativo
Sep
165
80
sera que a antena 1 um dia vai voltar operar nos 96.5 de maringa de novo agora esta a gospel fm no lugar não sei até quando eles ficaram até 2016 até entra canal de igreja no lugar e depois o canal da rede não voltou mais

Membro conhecido
Feb
134
332
sera que a antena 1 um dia vai voltar operar nos 96.5 de maringa de novo agora esta a gospel fm no lugar não sei até quando eles ficaram até 2016 até entra canal de igreja no lugar e depois o canal da rede não voltou mais
E voltar pra região de Londrina tbm, já teve antena 1 em Cambé, mas isso é assunto pra outro tópico

Membro conhecido
Feb
134
332
Vocês já notaram que a rádio Capital 77.5 está com a potência baixíssima há vários dias? Deve ser algum problema no Jaraguá, não sei se tem antena reserva. Talvez em breve melhore o sinal
Eu estava zapeando rádios daqui da minha cidade e realmente a potência da capital tá baixa, chiando bastante, sinal fraco... Em breve vídeo no canal (provavelmente semana que vem)

Membro conhecido
Mar
1,719
2,835
E voltar pra região de Londrina tbm, já teve antena 1 em Cambé, mas isso é assunto pra outro tópico
Aqui em Rio Claro a Antena 1 já teve uma afiliada, no final da década de 1990, em FM 95,1.

Porém, em 2001, a emissora foi arrendada pela Rede Aleluia, que saiu 20 anos depois (em 2021) e desde então a emissora passou a se chamar FM 95,1 e com programação adulta.

Tinha também a Antena 1 Piracicaba, em FM 95,5, mas a emissora virou Rede Aleluia no mesmo dia em que saiu da FM 95,1 daqui em 2021.

Antena 1 por aqui, na região, só em FM 107,5 de Campinas e quem tiver um bom rádio para captar o sinal da mesma.​

Membro conhecido
Sep
5,080
6,728
A foto em que mostra sua postagem é do estúdio da Antena 1 recentemente?

Membro conhecido
Jun
361
555
Concordo. Porém, no caso da 104,3 de Curitiba, a culpa não foi da matriz. Assim como outras redes de rádio, existe um valor de publicidade veiculada no sinal da rede para todo o país que é repassado para as afiliadas. O pessoal daqui, nos breaks que deveriam ser espaços para propaganda local, tocavam músicas do acervo da Antena 1 e campanhas institucionais da Prefeitura de Curitiba.

Como tinha comentado, a rádio não tinha funcionários. Era comum as músicas que estavam tocando nos breaks "atropelarem" o sinal da rede, visto que não existia um opec para corrigir isso. Acabava ficando tudo para o técnico que mexia tanto na programação quanto nos equipamentos. Não existiu um esforço sequer para manter a rede por aqui. Muito pelo contrário, exigiram que a matriz aumentasse os repasses ou iriam romper o contrato.

Por isso, a Rede Aleluia arrendou a frequência. Inclusive, por força contratual, mesmo sobre o controle da IURD, tiveram de manter a programação da Antena 1 por um tempo. Nesse período, o áudio foi melhorado, os erros de sinal local entrando em cima da rede foram resolvidos e spots anunciando programas da Record começaram a ser veiculados nos breaks. O que mudou? O simples fato de ter funcionários na rádio.

Membro conhecido
Nov
829
1,770
Vocês já notaram que a rádio Capital 77.5 está com a potência baixíssima há vários dias? Deve ser algum problema no Jaraguá, não sei se tem antena reserva. Talvez em breve melhore o sinal
cara, na região da Liberdade está bom. Tá com cara que voltou a transmitir da torre quebra-galho na sede da rádio.

Membro conhecido
Nov
829
1,770
Esse é um dos problemas da migração, dono que não quer se esforçar e mete rede exigindo muito. Lembro que muitas vezes na 104.3, quando a rede não atropelava o break, ele terminava e a rádio ficava muda até o sat voltar kkkkkkkkkk, rádio era largada, vivia de spots da copel (que aliás, devem rodar em todas as rádios possíveis do estado).
Sobre a Aleluia, já deram vacilo tb. Na época do arrendamento da Colombo, eles plugavam a 83.7 a 93.3, então de madrugada ficavam as duas tocando sertanejo kkkkkkkkkkkkkkk

Membro conhecido
Mar
1,719
2,835
Com a Transamérica Hits, quando operou em Itirapina/SP em FM 103,3 era exatamente a mesma coisa. Até teve comerciais no começo, quando passava futebol, a emissora retransmitia a FM 100,1 de São Paulo, inclusive exibia comerciais locais da capital e a frequência.

Mas geralmente, nos intervalos, era o toque de hora, prefixo nas horas cheias e algum institucional da Transamérica antes de tocar uma música do acervo da antiga FM Cidade (que geralmente não tocava na programação de rede da Transamérica e que tocava na programação local, geralmente era sertanejo).

E, com a desfiliação e retorno da FM Cidade em março de 2016, a emissora passou a retransmitir a Intersom FM 103,9 de São Carlos das 5h às 9h, aí passava o Brasileirão (programa sertanejo) e o Jornal da Intersom/Intersom Debates nessa faixa, até o fim da FM Cidade em outubro de 2019.​

Última edição:
Membro
May
32
99
A foto em que mostra sua postagem é do estúdio da Antena 1 recentemente?
Não. Essa é da CBN Curitiba. As que eu sei que usam este console touch screen são Rádio T Ponta Grossa, Caiobá FM, Ouro Verde FM, e talvez até a Difusora FM por Caiobá e Ouro Verde fazerem parte do mesmo grupo e por causa dessas atualizações que fizeram nessas rádios. A foto que está aqui embaixo agora é da 89 Rock de Curitiba, enviada pela locutora Cris Kerber, que gentilmente me enviou quando eu pedi para ver que equipamento eles usam.

Attachments

• WhatsApp Image 2025-05-15 at 12.07.53.jpeg
    137.6 KB · Visualizações: 8