Na verdade eles tentaram 4 solicitações para transferir a torre para Curitiba, todas foram negadas, por algo óbvio, os pedidos foram na Classe A2, 35 Km, o perímetro urbano de Contenda está um pouco mais de 40 Km. Mesmo assim eles conseguiram Anuência do Mcom para A2 e estação fora do município de outorga. No 5 e último eles pediram transferência para Campo Largo na torre da Massa, foi negado pois eles solicitaram A1 e a Anuência do Mcom foi para Classe A2.A FM 107.1 de Contenda solicitou a mudança de classe A2 para A1 e mudança da transmissão para Campo Largo, mesmo negado pela Anatel a recepção está melhor aqui nos Campos Gerais.
Que coisa mais burocrática. Não entendo essa lógica de ter o estúdio numa cidade e a torre de transmissão na outra. Como eles fazem para levar o sinal até lá? Por cabo? Acaba saindo mais caro, não? E que fim levou a Rádio Bandeirantes em Curitiba? Montaram o estúdio, anunciaram no jornal local da Band, o principal nome envolvido chegou a dar uma entrevista na Bandeirantes de São Paulo sobre a chegada da afiliada por aqui e ficou assim, sem explicações para o grande público. Ah, sim... eles respeitam muito o seu público.Na verdade eles tentaram 4 solicitações para transferir a torre para Curitiba, todas foram negadas, por algo óbvio, os pedidos foram na Classe A2, 35 Km, o perímetro urbano de Contenda está um pouco mais de 40 Km. Mesmo assim eles conseguiram Anuência do Mcom para A2 e estação fora do município de outorga. No 5 e último eles pediram transferência para Campo Largo na torre da Massa, foi negado pois eles solicitaram A1 e a Anuência do Mcom foi para Classe A2.
O sinal é mandado por links em UHF. Isso não é novidade, as AMs já faziam isso muito antes do FM surgir (e usavam a própria faixa de FM para tal inclusive). Como a ideia é sempre colocar a torre em um lugar alto, muitas vezes é inviável que os estúdios fiquem no mesmo lugar. Por isso, grande parte das TVs e rádios fazem dessa forma: geram o sinal, mandam por link para a torre e lá ele é transmitido de fato.Que coisa mais burocrática. Não entendo essa lógica de ter o estúdio numa cidade e a torre de transmissão na outra. Como eles fazem para levar o sinal até lá? Por cabo? Acaba saindo mais caro, não? E que fim levou a Rádio Bandeirantes em Curitiba? Montaram o estúdio, anunciaram no jornal local da Band, o principal nome envolvido chegou a dar uma entrevista na Bandeirantes de São Paulo sobre a chegada da afiliada por aqui e ficou assim, sem explicações para o grande público. Ah, sim... eles respeitam muito o seu público.![]()
Interessante como fazem para enviar o sinal para torres distantes das instalações dos estúdios. Devem fazer assim para emissoras de TV que não estão no satélite, tipo a RIC. Sobre a Bandeirantes, seria interessante se a Rádio Cidade se afiliasse. Já tem até autorização para operar em eFM, de acordo com o lineup.tv.br. Como Rádio Cidade em AM, não sei se tem tanta audiência assim. Aliás, ouvir rádio AM hoje em dia, dadas as interferências, é quase impossível.O sinal é mandado por links em UHF. Isso não é novidade, as AMs já faziam isso muito antes do FM surgir (e usavam a própria faixa de FM para tal inclusive). Como a ideia é sempre colocar a torre em um lugar alto, muitas vezes é inviável que os estúdios fiquem no mesmo lugar. Por isso, grande parte das TVs e rádios fazem dessa forma: geram o sinal, mandam por link para a torre e lá ele é transmitido de fato.
Sobre a RB, existe a possibilidade dela entrar no lugar da Rádio Cidade quando migrarem para o FM. Porém, considerando a crise que enfrenta o Grupo Bandeirantes agora que até levou ao engavetamento do projeto do 21 Sports, a chance é remota. O acordo que tinha sido firmado com o Padre Reginaldo Manzotti acabou minguando por problemas jurídicos (tanto a Fundação não concordou com certos termos do contrato quanto existia o risco de uma enxurrada de processos trabalhistas pelas informações que tenho).
Sim, é enviado por link mas também através de fibra ótica e hoje também é possível enviar por streaming.Interessante como fazem para enviar o sinal para torres distantes das instalações dos estúdios. Devem fazer assim para emissoras de TV que não estão no satélite, tipo a RIC. Sobre a Bandeirantes, seria interessante se a Rádio Cidade se afiliasse. Já tem até autorização para operar em eFM, de acordo com o lineup.tv.br. Como Rádio Cidade em AM, não sei se tem tanta audiência assim. Aliás, ouvir rádio AM hoje em dia, dadas as interferências, é quase impossível.
Acrescentando, que têm Links IP, o tradicional que só envia só o áudio e o Processador de Áudio tem que ficar onde está o Transmissor, e o Link IP MicroMPX, que comporta a transferência do sinal Multiplexado tendo a vantagem de deixar o Processador de Áudio no Estúdio.O sinal é mandado por links em UHF. Isso não é novidade, as AMs já faziam isso muito antes do FM surgir (e usavam a própria faixa de FM para tal inclusive). Como a ideia é sempre colocar a torre em um lugar alto, muitas vezes é inviável que os estúdios fiquem no mesmo lugar. Por isso, grande parte das TVs e rádios fazem dessa forma: geram o sinal, mandam por link para a torre e lá ele é transmitido de fato.
Sobre a RB, existe a possibilidade dela entrar no lugar da Rádio Cidade quando migrarem para o FM. Porém, considerando a crise que enfrenta o Grupo Bandeirantes agora que até levou ao engavetamento do projeto do 21 Sports, a chance é remota. O acordo que tinha sido firmado com o Padre Reginaldo Manzotti acabou minguando por problemas jurídicos (tanto a Fundação não concordou com certos termos do contrato quanto existia o risco de uma enxurrada de processos trabalhistas pelas informações que tenho).
A Massa adquiriu a Itaipu FM, e retornará a Foz do Iguaçu com emissora própria
View attachment 16112tudoradio.com - Massa FM estreia FM em Foz do Iguaçu e sobe para 23 estações no Paraná - Rádio News
Estação em Foz terá seu início previsto para novembro, segundo informações extraoficiaistudoradio.com
Em Foz a Cultura 97,7 e a Itaipu 105,7 entraram no ar praticamente ao mesmo tempo, mas a primeira emissora na triplice fronteira foi a Itapirú 96,1.Lamentável essa compra. A Itaipu era uma radio lendária na fronteira (se não me engano foi a primeira FM da cidade). E era uma das poucas que permanecia com programação musical decente.
O acordo vai até a EBC decidir gerar programação local. Enquanto isso plugam na CATVE. Não há custo.> Dials: Catve FM / Rádio Nacional FM 90.1 é a orientação de grade da nova FM pública de Foz do Iguaçu (PR); estação é operada pela Catve, em parceria com a EBC.
Tudo Rádio - Mapa da atualização do tudoradio.com | Últimas do rádio!
Mapa da atualização do tudoradio.com | Últimas do rádio! - Tudo Radio é o portal para ouvir rádios ao vivo online e se atualizar com as últimas notícias do mundo do rádio no Brasil. Ouça as melhores estações FM e AM ao vivo.tudoradio.com
Agora a Cascavel TV Educativa tem rádio em Foz do Iguaçu!Curioso pra ver até onde levam esse acordo...
Está aí uma explicação convincente pq o projeto Radio Bandeirantes desapareceu qdo já estava para ocupar uma posição privilegiada no dial curitibano.O sinal é mandado por links em UHF. Isso não é novidade, as AMs já faziam isso muito antes do FM surgir (e usavam a própria faixa de FM para tal inclusive). Como a ideia é sempre colocar a torre em um lugar alto, muitas vezes é inviável que os estúdios fiquem no mesmo lugar. Por isso, grande parte das TVs e rádios fazem dessa forma: geram o sinal, mandam por link para a torre e lá ele é transmitido de fato.
Sobre a RB, existe a possibilidade dela entrar no lugar da Rádio Cidade quando migrarem para o FM. Porém, considerando a crise que enfrenta o Grupo Bandeirantes agora que até levou ao engavetamento do projeto do 21 Sports, a chance é remota. O acordo que tinha sido firmado com o Padre Reginaldo Manzotti acabou minguando por problemas jurídicos (tanto a Fundação não concordou com certos termos do contrato quanto existia o risco de uma enxurrada de processos trabalhistas pelas informações que tenho).
Provavelmente está efetivando a mudança do Sistema Irradiante para mais próximo de Curitiba. Aliás já está licenciada essa condição técnica.Boa tarde o que aconteceu com a antena 1 Curitiba 104.3 fora do ar a dias
O último temporal que teve danificou os equipamentos da rádio. Ela passou o fim de semana fora do ar. Chegaram a ligar ela de volta na segunda mas sem programação. Ontem de tarde, em medida emergencial, ligaram a 104,3 de volta com a programação direto de SP, sem inserções locais. Por algum motivo, o áudio dela está muito melhor do que quando estava usando o sinal da rede.Boa tarde o que aconteceu com a antena 1 Curitiba 104.3 fora do ar a dias
Em Foz a Cultura 97,7 e a Itaipu 105,7 entraram no ar praticamente ao mesmo tempo, mas a primeira emissora na triplice fronteira foi a Itapirú 96,1.
Se considerar o prefixo da emissora a Cultura ZYD-374 veio antes da Itaipu ZYD-375.
A 97FM de Foz começou como Cultura FM, era do mesmo dono da AM, claro que com programações distintas. Isso foi lá no começo dos anos 80.Não lembro dessa época da Cultura em 97,7. É a mesma que está no ar em AM até hoje?
Minha primeira recordação de FM nessa frequência é da Transamérica nos anos 90, que depois virou Costa Oeste e por fim 97 FM.