Rádio AM e FM no Ceará

Destaques do momento

Eu zapeando pelas frequências em Pacajus mim separei com a 79.9 com sinal fraco tocando só brega. Deve ser pirata ☠️.
Acho que alguém deve ter esse transmissor que compra no Aliexpress.
IMG_20260117_202017135_MFNR.jpg

A 6ª FM de classe E3 do Ceará, porém não tem tanta potência assim. São 2.200W no transmissor e 3.390W na antena, justamente pelo fato da estação estar instalada na Serra do Jordão, a cerca de 700 m de altitude, o que garante um bom alcance de sinal.
Essas emissoras pedem mais potência e não operam na sua totalidade talvez seja 80% das emissoras estão dessa forma.
Mas fazer o que né...

Sistema Comercial de Comunicações solicitou licenciamento da 91.3 FM de Maracanaú, com novas características técnicas de operação.

Vai passar de 770W para 3 kW no transmissor, saindo o modelo SP1000 Ágile (1 kW) e entrando o modelo SP3000 Ágile (3 kW), da mesma marca Teletronix. A potência irradiada passará de 1.37 kW para 3.8 kW, saindo a antena da marca Inovator de 3 elementos verticais e entrando a antena da marca EFTX de 2 elementos circulares.

Sistema Comercial de Comunicações solicitou licenciamento da 91.3 FM de Maracanaú, com novas características técnicas de operação.

Vai passar de 770W para 3 kW no transmissor, saindo o modelo SP1000 Ágile (1 kW) e entrando o modelo SP3000 Ágile (3 kW), da mesma marca Teletronix. A potência irradiada passará de 1.37 kW para 3.8 kW, saindo a antena da marca Inovator de 3 elementos verticais e entrando a antena da marca EFTX de 2 elementos circulares.
Fazendo investimento para um futuro arrendamento.

Por falar em 91.3.
Ainda não entendo o que pastor quis fala para esperar no máximo de 60 a 90 dias para 95.1 chegar em toda a Fortaleza.
Vejo que desde de que ouve um incêndio na rádio ele nunca mais funcionou em sua totalidade de potência, eu acho que o transmissor foi atingido no incêndio e até hoje estão usando um reserva de menor potência. Eu não duvido de nada vindo do dono da rádio.
Alguém pode ver se existe algum tipo de processo no MCOM?

A Anatel revelou Consulta Pública sobre ajustes nas frequências da rádio Plus FM, envolvendo as estações de Pacatuba e Redenção. As mudanças incluem:

1. *Inversão de frequências*: a estação de Pacatuba passará para 98.7 FM (com mudança da torre para Fortaleza) e a de Redenção passará para 88.1 FM.
2. *Contexto*: desde 2022, a estação de Pacatuba foi anunciada como futura frequência da Plus FM para Fortaleza.
3. *Motivo da mudança*: a alteração foi necessária porque a frequência 88.1 FM iria conflitar com a 88.3 FM do Eusébio.

Attachments

• Screenshot_20260127-121954.png
    Screenshot_20260127-121954.png
    111.3 KB · Visualizações: 33
A Anatel revelou Consulta Pública sobre ajustes nas frequências da rádio Plus FM, envolvendo as estações de Pacatuba e Redenção. As mudanças incluem:

1. *Inversão de frequências*: a estação de Pacatuba passará para 98.7 FM (com mudança da torre para Fortaleza) e a de Redenção passará para 88.1 FM.
2. *Contexto*: desde 2022, a estação de Pacatuba foi anunciada como futura frequência da Plus FM para Fortaleza.
3. *Motivo da mudança*: a alteração foi necessária porque a frequência 88.1 FM iria conflitar com a 88.3 FM do Eusébio.
É aquilo que sempre falei, que iria ter troca de frequência entre as rádios Plus FM.
Só que eu estava na dúvida entre a de Pacajus ou redenção que iria trocar com a de Pacatuba. Hoje veio a confirmação.
Só que a 88.3 chega bem em Pacajus eu estava em Beberibe esse final de semana consegui captar ela lá. Acho que vai dar conflito aí, pelo menos na região daqui que é Pacajus.
Por exemplo temos a 103.3 Senado FM e 103.5 Shalom FM.

o q e Classe E3

A Classe E3 faz parte do grupo de Classes Especiais (E3, E2 e E1 - essa última é a mais alta que tem), que determinam os limites de potência que a estação pode utilizar e a área geográfica que ela tem o direito de cobrir e proteger contra interferências de outras frequências. Quanto mais alta a classe, maior será a potência da estação e a sua área de cobertura.

A Classe E3 faz parte do grupo de Classes Especiais (E3, E2 e E1 - essa última é a mais alta que tem), que determinam os limites de potência que a estação pode utilizar e a área geográfica que ela tem o direito de cobrir e proteger contra interferências de outras frequências. Quanto mais alta a classe, maior será a potência da estação e a sua área de cobertura.
cara a radio líder de itapipoca vai mundar de frequência vc ja estar sabendo

Back