HDTV na Paraíba

Destaques do momento

Essa da Cabo Branco, toda vez que viajo para o litoral, vejo-a de longe, junto às outras torres do Centro de João Pessoa. Nunca tive o prazer de vê-la de perto.
Eu quero visitar esse mirante antes de ir embora aqui da Paraíba viver em São Paulo. Tenho colegas de faculdade na Rede Paraíba, incluindo 2 que estudaram comigo na UFPB¹: Renan Mesquita Filho (já foi editor de imagem da TV, mas atualmente está na CBN João Pessoa) e a própria Larissa Pereira, com quem cursei algumas disciplinas em 2006. Eu cursei uma disciplina com a Larissa (direção de programas de TV 2)² no qual o trabalho prático foi gravar um piloto de programa de TV parecido com o Vídeo Show da Globo. Foi muito bom

-----------
¹ estudei na UFPB entre 2002 e 2010. Me formei em 2010

² disciplina ministrada pelo professor Laerte Cerqueira (que também integra a Rede Paraíba)

A "TV News - Canal Brasileiro de Comunicação Ltda" solicitou outorga do serviço de RTVD em caráter secundário, no canal 35, para João Pessoa.

Link do processo:

Essa entidade pertence ao mesmo proprietário da Fundação Três Fronteiras (TV 3 Fronteiras de Nanuque/MG), que possui outorga do canal 29 em Campina Grande, arrendada em conjunto à RBC, TV Maanaim e TV Verdade.

Ambas as entidades têm a prática de arrendar suas outorgas a essas emissoras religiosas, e é provável que a "TV News" consiga o canal 35 em João Pessoa, uma vez que há viabilidade técnica para utilização desse canal na capital.

Última edição:
Inclusive, a "TV News" já tem algumas outorgas de RTVD na Paraíba, arrendadas à TV Verdade.

1000067123.png

Atualização:
Depois de algum tempo fora do ar, o canal 29.1 RBC TV e seus subcanais, TV Maanaim e TV Verdade, voltaram ao ar em Campina Grande hoje.
Já saíram do ar novamente...

Essa ST (canal 29) e a ST do canal 51 são transmitidas da mesma estação licalizada num tal de Acampamento Evangélico Shekinah, que fica numa área de zona rural depois da zona norte da cidade. As duas ST's sofrem interferência de uma rede de alta tensão elétrica da Chesf, que passa bem ao lado da chácara

Mesmo quando está no ar, a ST do canal 29 fica no ar do mesmo jeito do canal 51: imagem toda quadriculando com intermitência continuamente

torre do canal 29.png

Vejam como é muito próxima, a torre da estação com a rede elétrica da Chesf

Já saíram do ar novamente...

Essa ST (canal 29) e a ST do canal 51 são transmitidas da mesma estação licalizada num tal de Acampamento Evangélico Shekinah, que fica numa área de zona rural depois da zona norte da cidade. As duas ST's sofrem interferência de uma rede de alta tensão elétrica da Chesf, que passa bem ao lado da chácara

Mesmo quando está no ar, a ST do canal 29 fica no ar do mesmo jeito do canal 51: imagem toda quadriculando com intermitência continuamente

View attachment 34253

Vejam como é muito próxima, a torre da estação com a rede elétrica da Chesf
Realmente, eles voltaram com sinal horrível e saíram do ar novamente. Engraçado que essas igrejas devem pagar os olhos da cara por essa retransmissora para, no final, ficarem fora do ar.

Outra que também está fora do ar é a Rede Vida e seus subcanais. Mandei um e-mail para a Rede Vida avisando do problema, mas não obtive resposta. A TV Canção Nova também estava fora do ar; eu liguei para a Canção Nova para resolver o problema, e ficaram de passar as informações para a equipe técnica da emissora. Ela voltou, mas, pelo que vi hoje pela manhã, estava fora do ar novamente.

Nessa torre, também parece que a Arapuan FM e a Rede Vida transmitem. Em breve, o Sistema Correio deve instalar a antena e o transmissor da emissora de rádio de Puxinanã nela.

Realmente, eles voltaram com sinal horrível e saíram do ar novamente. Engraçado que essas igrejas devem pagar os olhos da cara por essa retransmissora para, no final, ficarem fora do ar.

Outra que também está fora do ar é a Rede Vida e seus subcanais. Mandei um e-mail para a Rede Vida avisando do problema, mas não obtive resposta. A TV Canção Nova também estava fora do ar; eu liguei para a Canção Nova para resolver o problema, e ficaram de passar as informações para a equipe técnica da emissora. Ela voltou, mas, pelo que vi hoje pela manhã, estava fora do ar novamente.

Nessa torre, também parece que a Arapuan FM e a Rede Vida transmitem. Em breve, o Sistema Correio deve instalar a antena e o transmissor da emissora de rádio de Puxinanã nela.
A Rede Vida voltou agora há pouco. Ontem de madrugada os canais virtuais da ST estavam 24.1, 24.2 e 24.3

Ainda agora eu olhei e tinha voltado ao normal: 23.1, .2 e .3

A Canção Nova entra e sai do ar várias vezes ao dia. Transmite de um "quebra-galho" alugado da TV Borborema no edifício Rique

Nessa torre, também parece que a Arapuan FM e a Rede Vida transmitem
Sim. Só a Rede Vida e a TV Arapuan. Mas ambos transmitem com mais potência, por isso q a interferência q sofre da rede da Chesf é menor. Mesmo assim, pode perceber que o sinal da TV Arapuan é péssimo. Arapuan e Rede Vida são intermitentes por causa dessa interferência

Não sei de quem é essa chácara, mas a ganância falou mais alto q um olhar técnico. Não se transmite muito próximo de rede de alta tensão. Enquanto não mudarem o local dessa estação, esses canais que transmitem de lá terão intermitência crônica

A Rede Vida voltou agora há pouco. Ontem de madrugada os canais virtuais da ST estavam 24.1, 24.2 e 24.3

Ainda agora eu olhei e tinha voltado ao normal: 23.1, .2 e .3

A Canção Nova entra e sai do ar várias vezes ao dia. Transmite de um "quebra-galho" alugado da TV Borborema no edifício Rique
Após aqui no meu bairro, o sinal da Rede Vida está fora do ar. Não sei se estão transmitindo com potência baixa, mas aqui está sem sinal, junto com os canais 29, TV Canção Nova e TV Pai Eterno (que só pega quando chove ou à noite).

Após aqui no meu bairro, o sinal da Rede Vida está fora do ar. Não sei se estão transmitindo com potência baixa, mas aqui está sem sinal, junto com os canais 29, TV Canção Nova e TV Pai Eterno (que só pega quando chove ou à noite).
Eu vou ver na minha, que também não conta muito, pois eu não tenho antena externa. Mesmo morando a 40 metros do chão, os 10 quilos da Correio FM dão interferência até na potência do wifi da internet do meu aptº, entendeu? Mas vou ver como estão

Após aqui no meu bairro, o sinal da Rede Vida está fora do ar
Que bairro que cê mora mesmo? 🤔
Não sei se estão transmitindo com potência baixa, mas aqui está sem sinal, junto com os canais 29
A Rede Vida está no ar. Vi agora. Não tem isso de transmitir com baixa potência. A transmissão pode está com problema, mas quando não acima, abaixo da potência, nunca
TV Canção Nova
Também está no ar, mas esse canal não cobre toda a cidade. Na minha mãe mesmo, em Stª Cruz (região da UPA Dinamérica) não pega de jeito nenhum
TV Pai Eterno (que só pega quando chove ou à noite)
Também está no ar, mas também transmite com sinal muito fraco, de Lagoa Seca. Não cobre toda Campina Grande. Na minha mãe, por incrível que pareça, pega

A torre de transmissão do que teria que ser a TV UFCG e sub-canais públicos já está pronto há mais de 1 ano, no final do campus da UFCG em Bodocongó. Quanto tempo mais quem não tem antena parabólica vai esperar pra assistir o que nunca se assistiu por aqui: a TV Brasil?

Campina Grande é mesmo muito, mas muito atrasada em comunicação social... Nossa... 😒

Back