HDTV na Paraíba

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Lembro quando a Igreja Mundial arrendou a TV Alagoas, hoje em dia quem tem mais condições de fazer isso é a Igreja Universal e não duvido que ela faça
Será?

Não é muito comum a Universal alugar 22h/24h de TVs locais, porém tem algumas cidades onde isso acontece. A igreja aluga as emissoras:
TV Capital (Fortaleza)
TV Ouro Negro (Salvador)
CBI TV (São Paulo)
TV Templo (São Paulo) - a emissora opera numa concessão pertencente ao mesmo dono da Rede Brasil

Suponho que a programação da Universal nelas seja majoritariamente local (não posso afirmar nada com propriedade), até porque a nacional já possui transmissão pela CNT e pela Gazeta (que tem menos cobertura) e para ampliar a divulgação da respectiva igreja local, para além das madrugadas da filial/afiliada da Record e de eventuais horários em outras TVs locais (geralmente um programa de 1 hora). Isso sem falar das rádios da Rede Aleluia (sejam próprias ou alugadas).

Na situação em que está, não se pode duvidar que seja esse o destino da Manaíra. Acho que no mínimo eles pegam o horário das 14h de volta, caso a Arapuan resolva não renovar a partir da nova afiliação.

Última edição:
Membro conhecido
Nov
2,750
4,315
Será?

Não é muito comum a Universal alugar 22h/24h de TVs locais, porém tem algumas cidades onde isso acontece. A igreja aluga as emissoras:
TV Capital (Fortaleza)
TV Ouro Negro (Salvador)
CBI TV (São Paulo)
TV Templo (São Paulo) - a emissora opera numa concessão pertencente ao mesmo dono da Rede Brasil

Suponho que a programação da Universal nelas seja majoritariamente local (não posso afirmar nada com propriedade), até porque a nacional já possui transmissão pela CNT e pela Gazeta (que tem menos cobertura) e para ampliar a divulgação da respectiva igreja local, para além das madrugadas da filial/afiliada da Record e de eventuais horários em outras TVs locais (geralmente um programa de 1 hora). Isso sem falar das rádios da Rede Aleluia (sejam próprias ou alugadas).

Na situação em que está, não se pode duvidar que seja esse o destino da Manaíra. Acho que no mínimo eles pegam o horário das 14h de volta, caso a Arapuan resolva não renovar a partir da nova afiliação.
E a Band já avisou que não quer nenhuma afiliada transmitindo os programas da Igreja Universal

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
E a Band já avisou que não quer nenhuma afiliada transmitindo os programas da Igreja Universal
Compreensível, pela péssima relação entre as duas partes com o final do contrato entre a Universal e a Rede 21.

Então no dia 28 (ou até antes) o programa Problemas e Soluções deixa a grade da Arapuan. Bom que o Melhor da Tarde continuará sendo exibido normalmente a partir das 14h30, como é hoje na Manaíra.

Para a Universal, resta tentar um retorno à Manaíra, emissora na qual esteve por mais de uma década, desde o tempo da TV O Norte até meados de não lembro que ano, já como Manaíra. No caso, com a faixa das 14h mesmo, mas talvez alguns horários a mais (em meio a outra afiliação) ou o hipotético e pouco provável arrendamento de mais da metade da grade.

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Quando a Universal entrou na programação era praticamente 24h com os programas locais da igreja. Hoje tem menos, mas ainda sim é a maior parte da grade só com esses programas.
Ah, entendi. Pelo visto a Capital passou a produzir programas próprios.

Mais uma vez ressalto que é uma hipótese pouco provável, a Manaíra poderia seguir esse modelo em caso de arrendamento. Porém, seria um atestado de "nós desistimos dessa TV e só teremos algum programa local pela cota de jornalismo".

Arrendamento por arrendamento, melhor se afiliar à RedeTV! e alugar algumas faixas para a Universal e também para a Igreja da Graça (que não sei se ainda tem horário na Manaíra pela manhã), preservando os programas próprios.

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Arrendamento por arrendamento, melhor se afiliar à RedeTV! e alugar algumas faixas para a Universal e também para a Igreja da Graça (que não sei se ainda tem horário na Manaíra pela manhã), preservando os programas próprios.
Liguei hoje na Manaíra, de umas 8h20, e tava passando o Bora Brasil. A Igreja da Graça também deixou a Manaíra, não sei há quanto tempo, foi a primeira vez em meses que passei pelo canal 10 nessa hora.

Enquanto isso, no mesmo momento, o infomercial da Livtop (venda de colchão) estava passando na Miramar (deve estar das 8h às 8h30). Na certa é o início de um remanejamento de programas terceirizados que hoje passam na Arapuan. Livtop passa lá das 17h às 17h30, mas deve sair da grade da Arapuan com a afiliação à Band.

Membro ativo
May
82
221
Muito provável que não. Potência inviável para uma grande cidade.
Um processo de aumento de potência não é demorado hoje em dia em cidades de pequeno e médio porte, como Campina Grande. Pelo Mosaico/Anatel é possível promover essa alteração sem grandes dificuldades, já que não há congestionamento no espectro, a menos que um canal secundário possa prejudicar um primário.

Membro conhecido
Mar
5,015
10,714
User Vip
Um processo de aumento de potência não é demorado hoje em dia em cidades de pequeno e médio porte, como Campina Grande. Pelo Mosaico/Anatel é possível promover essa alteração sem grandes dificuldades, já que não há congestionamento no espectro, a menos que um canal secundário possa prejudicar um primário.

Exatamente! E estive dando uma olhada agora há pouco no relatório do canal 22D (o qual a TV Arapuan deve utilizar em Campina Grande, cuja concessão é da Rede 21) no Mosaico, e vi que a potência autorizada para esse canal é de apenas 0.010 kW (potência total do transmissor) e 0.05 kW de ERP. Se realmente a TV Arapuan for utilizar essa potência autorizada, o sinal só vai pegar mesmo nas proximidades da estação.

Membro conhecido
Oct
682
1,221
Intensidade de sinal da TV Arapuan no canal 40.1, (que transmite com sinal fraco é com isso não consegue atingir Campina Grande toda).
20231206_130426.jpg

Intensidade de sinal dos canais que transmitem da Torre da Rua Antônio Alves de Lima, 129 - Jardim Continental (onde talvez a TV Arapuan deva instalar a antena é o transmissor do canal 22.1), está Torre fica do lado da sede da TV Paraíba.

Nesta Torre estão instalados os transmissores da (TV Correio, TV Maior é Mix FM Campina).

20231206_130522.jpg20231206_130600.jpg

Última edição:
Membro conhecido
Mar
5,015
10,714
User Vip
Intensidade de sinal da TV Arapuan no canal 40.1, (que transmite com sinal fraco com isso não atingir a Campina Grande toda).
View attachment 16863

Intensidade de sinal dos canais que transmitem da Torre da Rua Antônio Alves de Lima, 129 - Jardim Continental (onde talvez a TV Arapuan deva instalar a antena é o transmissor do canal 22.1), está Torre fica do lado da sede da TV Paraíba.

Nesta Torre estão instalados os transmissores da (TV Correio, TV Maior é Mix FM Campina).

View attachment 16864View attachment 16865

No relatório do canal no Mosaico consta que a TV Arapuan vai instalar nesse endereço mesmo.

Membro ativo
Nov
50
108
Liguei hoje na Manaíra, de umas 8h20, e tava passando o Bora Brasil. A Igreja da Graça também deixou a Manaíra, não sei há quanto tempo, foi a primeira vez em meses que passei pelo canal 10 nessa hora.

Enquanto isso, no mesmo momento, o infomercial da Livtop (venda de colchão) estava passando na Miramar (deve estar das 8h às 8h30). Na certa é o início de um remanejamento de programas terceirizados que hoje passam na Arapuan. Livtop passa lá das 17h às 17h30, mas deve sair da grade da Arapuan com a afiliação à Band.

A Igreja da Graça tá passando às 7h agora, pelo menos eu vi hoje.

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
A Igreja da Graça tá passando às 7h agora, pelo menos eu vi hoje.
Ah, entendi. Pensei que tivessem mudado de horário. Acredito que devem continuar na emissora, seja lá qual for a futura afiliação da mesma.

Membro
Dec
26
31
Intensidade de sinal da TV Arapuan no canal 40.1, (que transmite com sinal fraco é com isso não consegue atingir Campina Grande toda).
View attachment 16863

View attachment 16864View attachment 16865
A causa de sinal fraco do canal 40.1 dentro de campina pode ser devido ao local de transmissao, sistema irradiante, nao uso de toda potencia. Nao sei, mas acho que nem a tv paraiba use 500w de potencia.

Membro conhecido
Mar
5,015
10,714
User Vip
A causa de sinal fraco do canal 40.1 dentro de campina pode ser devido ao local de transmissao, sistema irradiante, nao uso de toda potencia. Nao sei, mas acho que nem a tv paraiba use 500w de potencia.

Quanto mais alto o local de transmissão, maior o alcance de sinal, esse é o ponto-chave. Por isso que a maioria das emissoras de rádio e televisão preferem morros, serras e/ou edifícios.

Um exemplo disso é aqui em Juazeiro do Norte, onde a TV Aparecida utiliza apenas 60W de potência e consegue facilmente cobrir a cidade e também as cidades adjacentes, graças ao sinal transmitido a partir de uma serra, de onde são transmitidos todos os sinais de televisão local e bem como da maioria dos sinais de rádios, tamanha relevância do local.

Membro ativo
Aug
51
163
De acordo com o site da Anatel, a potência da TV Paraíba é exatamente essa que você falou: 500 W!

Há emissoras com potências superiores em Campina Grande. Vou falar apenas das geradoras. A TV Borborema opera com um transmissor de 1,4 kW (mas imagino que seja necessário, levando em conta que a antena fica no centro da cidade ao invés de um local com altitude superior) e a TV Maior (pasmem) opera com um transmissor de 1 kW. Já a TV Itararé (pasmem também) opera com uma potência menor: apenas 53 W!