Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV Espírito Santo

Membro conhecido
Oct
1,411
1,899
Sim, ei vi na minha cidade o caso TV Bandeirantes vs. TV Maranhense, pois a rede anunciou sua rescisão de contrato a cada cinco anos em 2017 que vinha desde 2000 (quando se chamava TV Praia Grande) em 2017 devido qualidade inferior da programação local (telejornal e programas independentes) e também o uso para fins políticos (a emissora transmitia a mesma partida do campeonato brasileiro apresentada pela Globo, representada pela Mirante, cuja emissora tinha acordo com a Maranhense) e por conta disso, deixou a emissora parada no tempo. Foi só sinal digital chegar na região na década passada para que o pessoal se mexer, pois em 2010, a Bandeirantes renovou duas vezes (2010 e 2015) sob condição de colocar sinal digital, como também a rede já estava incomodada às diversas reclamações recebidas por telespectadores. Por causa disso, passou se aproximar com a TV Metropolitana e a então afiliada entrou na justiça pra manter as transmissões até 2020, mas só deu até 2019. Nessa época (2018-19), a cidade de São Luís e arredores dava pra ver três Bandeirantes, pois a TV Metropolitana que ficava em São José de Ribamar, não tinha captação boa na capital São Luís (canal 27.1) e foi obrigada a instalar repetidor de sinal (15.1), enquanto a TV Maranhense era outro canal (12.1).
Já o caso TV Globo vs. TV Aratu é bem complicado, pois a rede estava insatisfeita com a afiliada desde 1984, que mal cobria a Bahia por condições técnicas, apesar da sua liderança, enquanto a TV Bahia que surgiu em 1985 com a Manchete, já começava a expandir pelo interior com qualidade superior da concorrente. No final de 1986 (dezembro), a rede enviou notificação de que em um mês deixaria a Globo e já tendo escolhido a TV Bahia como nova afiliada. No entanto, como a TV Bahia era dos parentes ligados ao Antônio Carlos Magalhães, gerou suspeita de que a decisão da rede teria sido um agradecimento por parte de Roberto Marinho ao político baiano, pelo apoio na compra da NEC Brasil pelas Organizações Globo no mesmo mês. Em 23 de janeiro de 1987, começou acontecer algo inusitado: a TV Aratu e TV Bahia com a mesma rede que no caso a Globo, que durou três dias (26 de janeiro), quando Aratu passou Manchete. Em 1º de abril (que não é mentira!), a Aratu voltou com a Globo, devido a decisão judicial ter anulado dia anterior (31 de março) que favorecia a Bahia que se recusou deixar Globo, saindo apenas três dias depois (4 de abril), quando voltou com a Manchete. A disputa dessa vez acabou dividindo os telespectadores soteropolitano e baiano, que por um lado ficaram satisfeitos com a breve vitória do canal 4 na justiça e por outro ficaram enfurecidos pela ausência da programação da Manchete, que na época havia acabado de estrear a telenovela Corpo Santo (sucesso de audiência na capital baiana). A batalha judicial prosseguiu por mais três meses (6 de julho, numa segunda-feira) quando o desembargador Nicolau Mary Júnior concedeu a liminar em favor da Globo e a TV Bahia finalmente pôde retransmitir, em definitivo, a programação da rede. Naquele dia, às 18 horas, os telespectadores do canal 11 viram pela última vez a programação da Manchete ser substituída pela Globo (com quem está até os dias atuais) e exatamente uma hora depois (após novela das 6) às 19 horas, o canal 4 fazia o inverso, encerrando os 18 anos de parceria que havia mantido com a rede ser substituída pela Manchete (com quem esteve até 1995). Nos tribunais, os advogados da TV Aratu ainda tentaram reverter a decisão nos meses e anos seguintes sem sucesso até 1996, quando todos os recursos se esgotaram e confirmaram a decisão de 1987. A perda do sinal da Globo ocasionou um duro golpe no faturamento comercial da TV Aratu, fazendo as suas receitas caírem 80%. Sem verbas suficientes, a emissora também ficou sem dinheiro para atualizar seus equipamentos e isso se refletia também na qualidade do sinal levado aos telespectadores, que caía vertiginosamente. Em completo declínio, a TV Aratu alterou seu quadro societário em 1988. Nilton Nunes Tavares, diretor-presidente da emissora, que até então possuía 25% das ações, comprou a parte dos outros sócios pela quantia de 7 milhões de dólares, e em seguida, revendeu-as ao então governador Waldir Pires e o deputado Joaci Góes (proprietário do jornal Tribuna da Bahia). Góes ficou com 30% das ações, enquanto 40% foi repassado a empresários ligados ao então governador Pires. No entanto, a situação muda nos anos seguintes, quando a Manchete apresenta sua programação competitiva que batia Bandeirantes, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e a própria Globo, que atinge seu auge com a novela Pantanal (1990). Ficou com a Central Nacional de Televisão (CNT) por dois anos (1995 a 1997), quando passou pro SBT desde então até hoje, sendo a rede que mais passou tempo em sua história.
Na parte do futebol, que eu saiba, a divisão de jogos entre as praças era obrigatoriamente a mesma, tanto na Globo quanto na Band. Ou a TV Maranhense transmitiu jogos em 2016 e 2017, quando a Band já não tinha mais os direitos?

Quanto ao caso da Bahia, caraca, a TV Aratu tentou reverter a decisão até no período em que esteve arrendada à CNT.

Aqui em João Pessoa já teve dois canais da Manchete entre janeiro e março de 1987: a recém-inaugurada TV O Norte (que se tornaria afiliada do SBT logo depois) e uma retransmissora da rede, no ar desde 1986, que mais tarde (já com outra rede, a Band) se tornaria a TV Correio. Contudo, não sei se teve (creio que não teve) disputa judicial entre as duas naquela época. Uma década depois, na virada de 1997 pra 1998, a TV Correio trocou a Band pela Record e a TV O Norte, então afiliada da Record (saiu do SBT em 1995), voltou para a Manchete por um curto período, mas depois passou a ser afiliada da Band. Se não me falha a memória, posso estar equivocado, parece que teve uma disputa entre diretores da TV O Norte (um assinando com a Manchete e outro com a Band), mas não sei maiores detalhes. Pouco foi o impacto desse impasse de 1997/1998 fora da região de João Pessoa, creio eu, pois a TV Correio só começou a expandir o sinal pra outros lugares da Paraíba em 1996, e a TV O Norte (hoje TV Manaíra), acho que só em 1999.
 
Última edição:
Membro conhecido
Feb
872
1,109
Não. Aqui em João Pessoa (TV Tambaú) a programação local segue das 11:00 às 14:15. Essa reprise de Chiquititas às 13:00 nunca passou aqui (e creio que em várias outras praças).

De toda forma, espero que a nova gestão consiga reerguer a emissora. Com ou sem o SBT (caso a rede, porventura, consiga o que quer).
A opção que a TV Tribuna tem caso perca o SBT é tentar tirar a Band da TV Capixaba, que é outra emissora de TV no estado que não investe em nada, mesmo sendo de um grupo empresarial rico (Grupo Sá Cavalcante).

Há anos atrás rolou conversas nos bastidores que a Band não estava satisfeita com a TV Capixaba, na época a emissora estava completamente sucateada, os programas regionais eram fracos, em sua maioria programas de colunismo brega, prejudicando a audiência da Band.
 
Membro conhecido
Nov
1,687
2,580
A opção que a TV Tribuna tem caso perca o SBT é tentar tirar a Band da TV Capixaba, que é outra emissora de TV no estado que não investe em nada, mesmo sendo de um grupo empresarial rico (Grupo Sá Cavalcante).

Há anos atrás rolou conversas nos bastidores que a Band não estava satisfeita com a TV Capixaba, na época a emissora estava completamente sucateada, os programas regionais eram fracos, em sua maioria programas de colunismo brega, prejudicando a audiência da Band.
É bem capaz que a Tribuna tome a Band da TV Capixaba
 
Membro ativo
Jun
68
109
Minha opinião é a seguinte: Acredito que o SBT já cobrou inúmeras vezes da Tv Tribuna melhorias do canal e que nada fez. Agora que a "água bateu na bunda" não adianta mais espernear. Decisão tomada do SBT em trocar filiação para uma emissora que está investindo. A Rede SIM de rádios tem acordo com a Rede Massa, de propriedade do Ratinho. Não duvido nada que, se acontecer essa filiação do SBT com a Rede SIM, no futuro o Ratinho comprar a Rede (rádio e TV SIM). Aí ficaria com a afiliada do SBT no Espírito Santo e as 05 afiliadas que já tem no Paraná (TV Iguaçu, Tv Cidade, Tv Tibagi, Tv Naipi e Tv Guará). Dinheiro e café no bule o Ratinho tem!
 
Membro conhecido
Nov
1,687
2,580
Minha opinião é a seguinte: Acredito que o SBT já cobrou inúmeras vezes da Tv Tribuna melhorias do canal e que nada fez. Agora que a "água bateu na bunda" não adianta mais espernear. Decisão tomada do SBT em trocar filiação para uma emissora que está investindo. A Rede SIM de rádios tem acordo com a Rede Massa, de propriedade do Ratinho. Não duvido nada que, se acontecer essa filiação do SBT com a Rede SIM, no futuro o Ratinho comprar a Rede (rádio e TV SIM). Aí ficaria com a afiliada do SBT no Espírito Santo e as 05 afiliadas que já tem no Paraná (TV Iguaçu, Tv Cidade, Tv Tibagi, Tv Naipi e Tv Guará). Dinheiro e café no bule o Ratinho tem!
E inclusive o Ratinho tentou uma concessão em Sergipe
 
Membro conhecido
Dec
851
1,340
Quem é o diretor/gerente de jornalismo do Grupo SIM/TV SIM/Record News ES?
 
Dec
20
42
a TV Tribuna passou 30 anos sem receber qualquer investimentos dos donos
a programação regional é muito ruim, jornal que começa meio dia e acaba as 12:59
qualquer afiliada do SBT de outro estado tem programação local das 11:00 as 15:20 sempre com programa policial no horário de almoço como faz a TV Aratu, TV Jornal, Rede Massa, TV Jangadeiro, TV Serra Dourada. Até emissoras proprias do SBT como no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasilia e Belém tem mais horas de jornalismo local que a Tribuna.
SBT daqui de Belém, que pertence direto ao Grupo Silvio Santos, só tem um jornal das 12h às 13h,de segunda-feira a sexta-feira, muito para não descumprir a cota de jornalismo local,prevista por lei.
Anos 90,boa parte não teve um jornal local do SBT Pará, só voltou a ter em 2000.
 
Membro conhecido
Nov
1,687
2,580
SBT daqui de Belém, que pertence direto ao Grupo Silvio Santos, só tem um jornal das 12h às 13h,de segunda-feira a sexta-feira, muito para não descumprir a cota de jornalismo local,prevista por lei.
Anos 90,boa parte não teve um jornal local do SBT Pará, só voltou a ter em 2000.
Pior é São Paulo que não tem um jornal local desde de 2012 quando teve o SBT São Paulo, e lembrando que as emissoras de Ribeirão Preto e de Jaú só produz os jornais locais de manhã e a tarde.
 
Membro conhecido
Sep
3,954
4,904
Na parte do futebol, que eu saiba, a divisão de jogos entre as praças era obrigatoriamente a mesma, tanto na Globo quanto na Band. Ou a TV Maranhense transmitiu jogos em 2016 e 2017, quando a Band já não tinha mais os direitos?
A TV Maranhense seguiu com a programação da rede Bandeirantes.
Aqui em João Pessoa já teve dois canais da Manchete entre janeiro e março de 1987: a recém-inaugurada TV O Norte (que se tornaria afiliada do SBT logo depois) e uma retransmissora da rede, no ar desde 1986, que mais tarde (já com outra rede, a Band) se tornaria a TV Correio. Contudo, não sei se teve (creio que não teve) disputa judicial entre as duas naquela época. Uma década depois, na virada de 1997 pra 1998, a TV Correio trocou a Band pela Record e a TV O Norte, então afiliada da Record (saiu do SBT em 1995), voltou para a Manchete por um curto período, mas depois passou a ser afiliada da Band. Se não me falha a memória, posso estar equivocado, parece que teve uma disputa entre diretores da TV O Norte (um assinando com a Manchete e outro com a Band), mas não sei maiores detalhes. Pouco foi o impacto desse impasse de 1997/1998 fora da região de João Pessoa, creio eu, pois a TV Correio só começou a expandir o sinal pra outros lugares da Paraíba em 1996, e a TV O Norte (hoje TV Manaíra), acho que só em 1999.
A TV Tambaú já foi afiliada à Manchete entre 1991 a 1995. De 1995 a 1999, não tenho alguma informação se a Manchete teve algum canal no UHF, porém alegam ser o canal 24.
 
Membro conhecido
Feb
872
1,109
Pior é São Paulo que não tem um jornal local desde de 2012 quando teve o SBT São Paulo, e lembrando que as emissoras de Ribeirão Preto e de Jaú só produz os jornais locais de manhã e a tarde.
São Paulo nem conta pois por ser sede das 4 grandes emissoras (SBT, RecordTV, RedeTV! e Band) são exibidos em rede nacional, não tem programas voltados para os paulistas. Varias emissoras já tentaram programas locais para capital paulista e nenhum deu grande audiência e rodaram da programação, o mais recente foi o Boa Tarde São Paulo da Band que apesar de ser local com noticias só de SP, era exibido no estado da Paraíba.

Somente a Globo tem telejornais exclusivos voltados para São Paulo e a TV Gazeta (SP) que não é rede de televisão e seus programas voltados somente para para capital paulista.
 
Membro conhecido
Feb
872
1,109
Programação local da nova afiliada do SBT no ES:

O que foi apurado até o momento que a nova emissora (ainda sem nome) terá um jornal policial na faixa do almoço entre 11h da manhã até as 13h30 e um programa de variedades das 13h30 inicialmente até 14h15, mas podendo ser estendido até as 15h20, conforme necessidade da emissora e a noite um novo telejornal, de noticias gerais das 19:30 as 20:00, antes do SBT Brasil.
Os nomes dos jornais ainda serão definidos, mas poderão usar titulos como "O Povo na TV", "SBT Meio Dia", "SBT Notícias" ou até retornar com antigos programas como o "Alô Comunidade", que foi um programa policial na Record News ES no ano de 2015 que durou pouco tempo no ar.
Na primeira fase da emissora não terá telejornais matinais e nem aos finais de semana. Aos sábados a emissora não terá programação local, retransmitindo apenas a rede e aos domingos deverá ter horário vendido ao Capixaba Cap e um programa rural, provavialmente tercerizado.

Os programas da atual Record News ES, como o jornal Link ES irão migrar para TV Sim/TV Brasil, mas nada foi falado sobre os horários alugados a Igreja Universal.

A equipe de jornalismo da emissora, que não será grande em relação a TV Gazeta e TV Vitória ira usar os profissionais que já trabalham no Grupo Sim, mas devem fazer contratações pontuais contratando profissionais que trabalham na TV Tribuna hoje que desejam mudar de emissora para não perder visibilidade.

Já os apresentadores, está tudo no sigilo, dizem que estão negociando dois nomes conhecidos no mercado que disputaram cargo politico em 2022 e perderam a eleição e estão fora do ar. A emissora esta de olho também em apresentadores conhecidos que estão no ar nas outras emissoras.
 
Última edição:
Membro conhecido
Oct
1,411
1,899
A TV Maranhense seguiu com a programação da rede Bandeirantes.

A TV Tambaú já foi afiliada à Manchete entre 1991 a 1995. De 1995 a 1999, não tenho alguma informação se a Manchete teve algum canal no UHF, porém alegam ser o canal 24.
Entendi.

A concessão do canal 24 analógico realmente existiu, até o desligamento analógico daqui, pelo que consigo me lembrar, contudo, nem sei se entrou mesmo no ar. Não lembro por onde (pode ter sido numas inúmeras edições da Wikipédia, que é uma terra sem lei), vi uma história de que o canal teria chegado a transmitir a RedeTV! de 1999 a 2002, contudo, eu não boto fé que tenha sido verdade.

São Paulo nem conta pois por ser sede das 4 grandes emissoras (SBT, RecordTV, RedeTV! e Band) são exibidos em rede nacional, não tem programas voltados para os paulistas. Varias emissoras já tentaram programas locais para capital paulista e nenhum deu grande audiência e rodaram da programação, o mais recente foi o Boa Tarde São Paulo da Band que apesar de ser local com noticias só de SP, era exibido no estado da Paraíba.

Somente a Globo tem telejornais exclusivos voltados para São Paulo e a TV Gazeta (SP) que não é rede de televisão e seus programas voltados somente para para capital paulista.
Em boa parte do tempo, o Cidade Alerta e o Brasil Urgente são quase programas locais de São Paulo exibidos em rede nacional.

Quanto ao Boa Tarde São Paulo, nunca cheguei a assistir, mas coincidiu com uma fase em que a TV Manaíra estava com uma programação local minúscula.
 
Top