Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV em Rio de Janeiro

Membro conhecido
Feb
1,338
1,592
Nesse sentido a TVRO é uma mão na roda em zonas urbanas com esses relevos, se o espaço permitir instalar uma anteninha ku e o Gilson informando que por 200 já é possivel conseguir um kit.
Tecnicamente o que for transmitido no terrestre tbém poderá ser via satélite (camadas de informações sobrepostas ao sinal atual) na digital 3.0, o que vai exigir novos receptores tanto num como noutro, mas no SatRegional atual terá a garantia de otimo sinal HD das principais redes e inumeros outros canais abertos para todo o territorio nacional.
Juca, pode acreditar, sou um dos maiores entusiastas da banda Ku. E isso começou a duas décadas e meia atrás. E felizmente os preços despencaram e continuam despencando. No meu inicio, quando adquiri o meu primeiro receptor digital foi uma "pancada" no bolso e confesso que não era para qualquer um. Atualmente, o preço de um receptor digital chega custar, pelo menos por aqui em SAMPA, o preço de duas pizzas e tem gente que ainda acha caro rsrsrsrs É mole? Portanto, a minha sugestão, para todos os colegas que ainda não aderiram a TVRO, a tal do SATHD Regional, óbvio, na medida do possível, agregar junto a recepção digital terrestre o sistema de recepção digital via satélite, a TVRO. Um outro detalhe importante: a instalação ! Instalação ? Para quem gosta de "colocar as mãos na massa" existem dezenas ou bem mais do que isso de vídeos no youtube ensinando, demostrando um "passo a passo" de como fazer isso. Gente, é como falam por aí, quando é uma coisa fácil, super fácil é o tal do "mamão com açúcar". Ps. e pesquisando, segundo um site de notícias, parece que no Balneário Camboriú exista por lá uma pizza que possa custar até 350 reais rsrsrs E o preço citado por mim, óbvio que seja daquele tipo de pizza tradicional, ok?
 
Última edição:
Membro ativo
Jul
61
109
parabens Lucas pelo teu relato e as dificuldades em captar canais numa cidade com relevo tão movimentado como no Rio escondendo os sinais atras dos inumeros morros.
Imagina na época do analogico que pior que os chuviscos eram aqueles inumeros fantasmas sobrepostos que sujavam a imagem.
Nesse sentido a TVRO é uma mão na roda em zonas urbanas com esses relevos, se o espaço permitir instalar uma anteninha ku e o Gilson informando que por 200 já é possivel conseguir um kit.
Tecnicamente o que for transmitido no terrestre tbém poderá ser via satélite (camadas de informações sobrepostas ao sinal atual) na digital 3.0, o que vai exigir novos receptores tanto num como noutro, mas no SatRegional atual terá a garantia de otimo sinal HD das principais redes e inumeros outros canais abertos para todo o territorio nacional.
Obrigado pelas dicas. Vou acompanhando a migração da Banda C para a Ku e tbm o tópico específico sobre a Sat HD Regional pra eu tirar minhas duvidas específicas sobre faixa de audio surround nos canais via satélite. Certamente deve ter alguém no forum com um receptor sat HD Regional conectado a um Receiver/Home Theater via eARC. Quando terminar a migração que vai coincidir com a provável estreia da DTV 3.0 (meu único interesse no novo sistema é a possibilidade de transmissão em 4K como faz o Globoplay hoje, com canal de audio em Atmos via IP, o que é incrivel) ai eu vejo o que fazer.

Mas as vantagens são muito interessantes e bem agregador ao sistema terrestre. Varios canais gratuitos com alta qualidade de imagem (mais do que via Streaming IP) e agora com a Banda Ku, as antenas são bem menores e ocupam menos espaço e o preço do kit está acessível. Tomara que o sinal seja firme com chuva para não ter problema que a galera da Sky/DirecTV sofria no passado.

`Por ora a minha Yagi Proeletronic + booster 40dB captou os 34 canais no ar no Rio de Janeiro + Petrópolis. Instalação que em outras cidades é pra galera que está mais de 50km das torres e quer pegar sinal da cidade vizinha. Se sair do ar é por fatores que não tenho controle como falta de sincronia (tomara que a TV aparecida no mendanha acerte no SFN se não meu sinal dança igual a rede vida quando lá no Mendanha está no ar) e transmissores vagalumes de emissoras paulistas que recém instalaram no RJ.
 
Membro conhecido
Sep
3,096
2,818
PORTARIA MCOM Nº 11.038, DE 11 DE ABRIL DE 2024

O DIRETOR DE RADIODIFUSÃO PRIVADA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo § 2º do artigo 502 da Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 1º de junho de 2023, publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de abril de 2023, que consolidou a Portaria nº 141, de 22 de julho de 2020, e tendo em vista o que consta do Processo nº 53115.027484/2023-16, invocando as razões presentes da Nota Técnica nº 20207/2023/SEI-MCOM, resolve:

Art. 1º Homologar a operação efetuada pela Rede Mulher de Televisão Ltda (C.N.P.J. Nº 02.344.518/0001-78), executante do serviço de retransmissão de televisão no canal 43 (quarenta e três), digital, em caráter primário, no município de Rio de Janeiro, consistente na alteração da geradora cedente da sua programação, que passará a ser a Televisão Cultura S/A (C.N.P.J. Nº 83.900.050/0001-52), concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, no município de Florianópolis, estado de Santa Catarina.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

NELSON ALVES PINTO NETO
 
Membro conhecido
Sep
672
672
Colegas, aceitam uma sugestão? Parem de sofrer com essas interrupções no sistema digital terrestre. E a sugestão quanto a necessidade de aquisição de um booster por apenas 85 reais ! E agregando uns 15 a 20 reais é possível, em alguns distribuidores, adquirir um receptor para uso específico para a TVRO HD Regional. E como todos devem saber lá encontram-se dezenas de canais de TV. E cada vez mais irão surgir mais canais de TV por aquele meio. Na TV digital terrestre, óbvio, tem uma limitação. Na recepção via parabólica não tem essa limitação, seja para dezenas, centenas de canais de TV. Infelizmente, nem tudo sejam flores. Alguns desses receptores que encontram-se no mercado, infelizmente, possuem uma limitação quanto ao número de TPs. E mesmo assim, permitidos até 100 TPs. Esse é um problema para quem possui várias antenas parabólicas, esse é o meu caso. Mas creio que 99% dos usuários de parabólicas irão permanecer com apenas uma única antena, num único satélite e para esses casos esses tais receptores atendem muito bem. Fica aqui a sugestão.

Indica algum antenista de confiança aqui no RJ?
 
Membro conhecido
Sep
672
672
Falando no transmissor de batata da cultura, hoje fui fazer manutenção na antena. Troquei meu booster de 26dB para de 40dB e o negócio deu bom aqui em Padre miguel (tem a parte do bairro perto da avenida brasil que é facil de pegar o Sumaré e tem a parte onde fica Sulacap onde tem os obstáculos do morro do catonho e o morro do barata que é mais complicado e é a parte onde estou). A cultura que tava em 10dB, pulou para 16dB de SNR. Isso é, antes desse cai e volta ridiculo da emissora.

A tv universo tambem voltou a pegar (costumo me referir como "cultura iptv" porque a qualidade de imagem é péssima. Eles retransmitem o sinal da web). A tv senado no 10.1 que nunca pegou aqui passou a pegar com o booster de 40dB e passei a pegar também o resquicio do SBT Petrópolis no canal 18 UHF fisico (23.1 virtual) para dar conflito do 18 UHF fisico da RBTV que aparentemente tá fora do ar e dizem que este vem do Mendanha.

Os canais grandes que tem gapfiller no Mendanha não foram afetados por uma possivel saturação de sinal que poderia acontecer na troca do booster.

Coincidentemente hoje faz 15 anos que instalei minha primeira antena pra captar o sinal digital. Era uma yagi de baixa potencia e havia apenas 6 canais no sumaré (com nenhum no mendanha ainda. Semanas depois é que instalariam o gapfiller do sbt que foi o primeiro canal do Mendanha. A globo só veio em 2010). Os canais eram globo, band, redetv, sbt, record e uma "mtv abril" que ficava no 33.1. Tambem morava em campo dos afonsos que é bem mais tranquilo de captar o sinal do Sumaré, vizinho a Vila valqueire.

E aparentemente desde a instalação de repetidores pela cidade o sinal digital via terrestre tem dado apenas marchá ré. 15 anos depois ainda vemos problemas de captação de sinal com transmissores de batata igual a Cultura e áreas de sombra ainda sem repetidores.

Acredito que as grandes emissoras já estão visando mesmo a tv 3.0 que promete propagandas customizadas por região igual na internet e um hibridismo de broadcast com web e, espero eu, que testem transmissões 4K via ar (Se bem que a nextgen TV dos EUA eles só migraram do 1080i pra 1080p e só. As transmissões via streaming adicionaram o HDR em grandes eventos e é isso ai). Não tenham grandes expectativas em relação à tv digital 3.0.

Por fim fica a dica de quem mora nessa região de Realengo a Bangu e deseja tentar pegar o sinal do Sumaré com o booster proeletronic 40dB que custa aproximadamente R$ 85.

P.S: Além do transmissor vai e volta, o canal de audio em Dolby Atmos tá mudo e isto vem de SP. É outra coisa que a Cultura precisa resolver.

Quando testei aqui, meu receiver reconheceu normalmente a trilha em Atmos da Cultura. Não seria algum problema no seu set-up?
 
Membro conhecido
Sep
672
672
PORTARIA MCOM Nº 11.038, DE 11 DE ABRIL DE 2024

O DIRETOR DE RADIODIFUSÃO PRIVADA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo § 2º do artigo 502 da Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 1º de junho de 2023, publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de abril de 2023, que consolidou a Portaria nº 141, de 22 de julho de 2020, e tendo em vista o que consta do Processo nº 53115.027484/2023-16, invocando as razões presentes da Nota Técnica nº 20207/2023/SEI-MCOM, resolve:

Art. 1º Homologar a operação efetuada pela Rede Mulher de Televisão Ltda (C.N.P.J. Nº 02.344.518/0001-78), executante do serviço de retransmissão de televisão no canal 43 (quarenta e três), digital, em caráter primário, no município de Rio de Janeiro, consistente na alteração da geradora cedente da sua programação, que passará a ser a Televisão Cultura S/A (C.N.P.J. Nº 83.900.050/0001-52), concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, no município de Florianópolis, estado de Santa Catarina.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

NELSON ALVES PINTO NETO

Teremos a Record News de SC aqui no RJ?
 
Membro conhecido
Sep
1,362
1,636
PORTARIA MCOM Nº 11.038, DE 11 DE ABRIL DE 2024

O DIRETOR DE RADIODIFUSÃO PRIVADA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo § 2º do artigo 502 da Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 1º de junho de 2023, publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de abril de 2023, que consolidou a Portaria nº 141, de 22 de julho de 2020, e tendo em vista o que consta do Processo nº 53115.027484/2023-16, invocando as razões presentes da Nota Técnica nº 20207/2023/SEI-MCOM, resolve:

Art. 1º Homologar a operação efetuada pela Rede Mulher de Televisão Ltda (C.N.P.J. Nº 02.344.518/0001-78), executante do serviço de retransmissão de televisão no canal 43 (quarenta e três), digital, em caráter primário, no município de Rio de Janeiro, consistente na alteração da geradora cedente da sua programação, que passará a ser a Televisão Cultura S/A (C.N.P.J. Nº 83.900.050/0001-52), concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, no município de Florianópolis, estado de Santa Catarina.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

NELSON ALVES PINTO NETO
StatusCNPJEntidadeNumFistelCaraterFinalidadeServiçoNum ServiçoUFMunicípioLocal EspecificoCanalDecFrequênciaClasseCategoria da EstaçãoLatitudeLongitudeERPHCIFistel GeradoraFaseDataID Estação PrincipalID do CanalObservações
TV-C4 (Canal Licenciado)13494265000135TV CABRALIA LTDA50410556963PComercialRTVD801BAFloresta Azul17491APrincipal14° 56' 17.99" S39° 41' 57.98" W0.117510.25040562241412023-11-24 16:11:0557dbabc3b0151Coordenadas de Sítio: 14S5618;39W4158 - Reúso do canal de Ilhéus.
TV-C4 (Canal Licenciado)13494265000135TV CABRALIA LTDA50412601338PComercialRTVD801BAItamaraju17491CPrincipal17° 01' 49.38" S39° 32' 36.97" W0.0662125040562241412023-11-23 18:40:5457dbabcfd67b517S014800; 39W323600 - Coordenadas do Sítio. 17S0148;39S3236 - Co-localizado com o canal 18+.
TV-C4 (Canal Licenciado)13494265000135TV CABRALIA LTDA50443226601PComercialRTVD801BACamacan19503CPrincipal15° 24' 41.00" S39° 29' 35.99" W0.3566225040562241412023-11-24 16:20:385c65a1125eebcCoordenadas de sítio: 15S2509 39W2945
TV-C4 (Canal Licenciado)25288333000199TELEVISAO SOCIEDADE LIMITADA50414143191PComercialRTVD801MGSerra do Salitre48677CPrincipal19° 06' 52.34" S46° 40' 51.46" W0.013721.255040562241412024-04-03 11:41:5357dbabb57a65a19S065700; 46W404400 - Coordenadas do Sítio. 19S0657;46W4044.
TV-C4 (Canal Licenciado)60628369000175RADIO E TELEVISAO RECORD S.A50410598887PComercialRTVD801PERecife17491A7° 59' 56.00" S34° 52' 10.00" W8875040562241412024-04-15 11:45:4957dbab99c1d47Coordenadas de sítio: 07S5956 34W5210
TV-C4 (Canal Licenciado)02344518000178REDE MULHER DE TELEVISAO LTDA50408912960PComercialRTVD801RJRio de Janeiro43647E22° 57' 0.00" S43° 13' 47.00" W100103.235040562241412024-04-16 12:25:3157dbab8f606ceCoordenadas do Sítio. 22S5700;43W1347 - Co-localizado com os canais 42D e 44D
TV-C4 (Canal Licenciado)60628369000175RADIO E TELEVISAO RECORD S.A50409003336PComercialRTVD801RSPorto Alegre19503A30° 04' 47.28" S51° 10' 58.53" W878.65040562241422024-04-16 11:14:1357dbab9117de930S044900; 51W110100 - Coordenadas do Sítio. 30S0449;51W1101- Co-localizado com o canal 18+.
 
Última edição:
Membro ativo
Jul
61
109
Quando testei aqui, meu receiver reconheceu normalmente a trilha em Atmos da Cultura. Não seria algum problema no seu set-up?
Detectar a trilha como Dolby Atmos meu soundbar tbm detecta. Só não sai nenhum som. É um problema da emissora que vem de SP e que já aconteceu antes e não no meu setup.
 
Membro conhecido
Sep
672
672
Detectar a trilha como Dolby Atmos meu soundbar tbm detecta. Só não sai nenhum som. É um problema da emissora que vem de SP e que já aconteceu antes e não no meu setup.

Agora que ela voltou consegui verificar isso. Reconhece o atmos, mas está mudo. No início cheguei a captar com áudio normal. Parece ser um problema na matriz de SP mesmo.
 
Membro ativo
Nov
179
73
Obrigado pelas dicas. Vou acompanhando a migração da Banda C para a Ku e tbm o tópico específico sobre a Sat HD Regional pra eu tirar minhas duvidas específicas sobre faixa de audio surround nos canais via satélite. Certamente deve ter alguém no forum com um receptor sat HD Regional conectado a um Receiver/Home Theater via eARC. Quando terminar a migração que vai coincidir com a provável estreia da DTV 3.0 (meu único interesse no novo sistema é a possibilidade de transmissão em 4K como faz o Globoplay hoje, com canal de audio em Atmos via IP, o que é incrivel) ai eu vejo o que fazer.

Mas as vantagens são muito interessantes e bem agregador ao sistema terrestre. Varios canais gratuitos com alta qualidade de imagem (mais do que via Streaming IP) e agora com a Banda Ku, as antenas são bem menores e ocupam menos espaço e o preço do kit está acessível. Tomara que o sinal seja firme com chuva para não ter problema que a galera da Sky/DirecTV sofria no passado.

`Por ora a minha Yagi Proeletronic + booster 40dB captou os 34 canais no ar no Rio de Janeiro + Petrópolis. Instalação que em outras cidades é pra galera que está mais de 50km das torres e quer pegar sinal da cidade vizinha. Se sair do ar é por fatores que não tenho controle como falta de sincronia (tomara que a TV aparecida no mendanha acerte no SFN se não meu sinal dança igual a rede vida quando lá no Mendanha está no ar) e transmissores vagalumes de emissoras paulistas que recém instalaram no RJ.
Era melhor a Tv Cultura ter esperado Setembro chegar com transmissor e estrutura novos para lancar seu sinal no Rj...da maneira como esta nao da...ta uma merda...acredito que eles estejam usando o antigo transmissor da Tv Vila Real que dava esses mesmos problemas de oscilação de sinal...e agora com a ingerencia malefica desse Governador de SP querendo abrir CPI para investigar a FPA não sei aonde isso vai dar...
 
Top