HDTV em Presidente Prudente-SP e região

Destaques do momento

Portaria MCom n° 16.730, de 26 de fevereiro de 2025

"Art. 1º Consignar à entidade FUNDAÇÃO AGRIPINO LIMA, CNPJ nº 57.320.848/0001-15, executante do Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, com fins exclusivamente educativos, na localidade de PRESIDENTE PRUDENTE/SP, o canal 51 (cinquenta e um), para transmissão digital do mesmo serviço e na mesma localidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre."

A Fundação Agripino Lima obteve concessão de TV educativa em Presidente Prudente durante o primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998.

Link do Decreto:

Não encontrei informação sobre qual o canal que foi designado à época, nem sobre se a entidade utilizou essa concessão que recentemente foi adaptada para transmissão digital, conforme a Portaria.
Se não me engano durante os anos 2000 e 2010, o Paulo Lima já teve um canal educativo em Prudente que retransmitia a programação do Canal Futura e a afiliada também se chamava UNO TV, e como programação local eram exibidos programas e jornais produzidos pelo curso de jornalismo da Unoeste na época, até que o canal foi descontinuado em meados dos anos 2011...

Nós queremos uma geradora da TV Tem para Prudente, MAS, será que a cidade tem demanda comercial para 3 geradoras? Fica aí o questionamento, pois a Band e a TV Fronteira já monopolizam o mercado publicitário local há mais de 30 anos, pra vcs terem uma ideia, mesmo com o SBT voltando a investir em estúdio e sede em Prudente, eu vejo poucos anunciantes prudentinos nos intervalos comerciais da emissora, agora fico imaginando se a TV Tem conseguirá simpatia dos anunciantes locais e manter uma estrutura de geradora local.

Nós queremos uma geradora da TV Tem para Prudente, MAS, será que a cidade tem demanda comercial para 3 geradoras? Fica aí o questionamento, pois a Band e a TV Fronteira já monopolizam o mercado publicitário local há mais de 30 anos, pra vcs terem uma ideia, mesmo com o SBT voltando a investir em estúdio e sede em Prudente, eu vejo poucos anunciantes prudentinos nos intervalos comerciais da emissora, agora fico imaginando se a TV Tem conseguirá simpatia dos anunciantes locais e manter uma estrutura de geradora local.
Claro que tem mercado, pq A TV tendo sede aqui a TV fronteira vai decair, sobre o SBT, não é que não tem mto comercial, e que ela é uma tv Reginal então passa propagandas de várias regiões, resumindo tem mercados sim, agora do jeito testa não vai mesmo ter anunciantes

Se não me engano durante os anos 2000 e 2010, o Paulo Lima já teve um canal educativo em Prudente que retransmitia a programação do Canal Futura e a afiliada também se chamava UNO TV, e como programação local eram exibidos programas e jornais produzidos pelo curso de jornalismo da Unoeste na época, até que o canal foi descontinuado em meados dos anos 2011...
Era uma consessao educativa. A época, diferente dessa

“Nossa região como fosse um outro estado dentro do nosso estado” 🤣🤣🤣🤣🤣 pelo amor de Deus gente, vamos ter mais raciocínio lógico e bom senso é cada bobagem q falam só pra terem argumentos q prudente tem q ter uma geradora da TV TEM na cidade. Isso não vai acontecer tão cedo. (Não disse nunca)
Parece que vc não gosta da região de Prudente e force para cosias erradas, prudente e uma região com ligação forte com Paraná e mato grosso do sul do que só próprio Estado, e vai sim em breve ter uma sede goste vc ou não, pq essa sucursal não representa gente e mto menos terá ausência ou anunciantes, eles não tem outra alternativa

“Nossa região como fosse um outro estado dentro do nosso estado” 🤣🤣🤣🤣🤣 pelo amor de Deus gente, vamos ter mais raciocínio lógico e bom senso é cada bobagem q falam só pra terem argumentos q prudente tem q ter uma geradora da TV TEM na cidade. Isso não vai acontecer tão cedo. (Não disse nunca)

1000052250.jpg

Não tem demanda nem pra 1, imagina 3.

Vcs tem que entender que a região de PP tem pouca importância a nível estadual e nacional, é só mais uma região qualquer onde quase nada acontece, o máximo que as emissoras podem fazer é colocar uma sede com estúdios alugada do tamanho do meu quarto em algum prédio.

E vou dizer mais, com a situação atual da Band eu não duvidaria que ela transferisse toda a estrutura da Band Paulista pra Band Mais Campinas, deixando apenas uma salinha pra apresentar algum programa rural ou algum repórter em Rio Preto, provavelmente vendendo o local da sede pra economizar.

E vou dizer mais, com a situação atual da Band eu não duvidaria que ela transferisse toda a estrutura da Band Paulista pra Band Mais Campinas
Mais fácil fecharem aquela sucursal alugada que eles mantém naquele shopping de Rio Preto, onde os apresentadores parecem animais no zoológico com aquele estúdio ridículo de vidro para as pessoas verem ao vivo e voltarem a centralizar os programas nos estúdios de Prudente do que migrar tudo pra Campinas. Se eles estão em crise não faz sentido pagarem um aluguel caro naquele shopping capenga só pra falar que tem estúdio em Rio Preto, aliás, nunca fez sentido essa migração de parte da programação local da Band para Rio Preto, na minha opinião isso nunca vingou, quiseram imitar o SBT só que com uns 10 anos de atraso...

Parece que vc não gosta da região de Prudente e force para cosias erradas, prudente e uma região com ligação forte com Paraná e mato grosso do sul do que só próprio Estado, e vai sim em breve ter uma sede goste vc ou não, pq essa sucursal não representa gente e mto menos terá ausência ou anunciantes, eles não tem outra alternativa
Olha, eu amo Prudente e toda a nossa região, isso é inegociável. Mas a realidade é que, no momento, não vejo a Traffic investindo em uma sede geradora aqui. As emissoras de TV estão enfrentando uma fase complicada por causa da força da internet; o modelo de negócio mudou, e as empresas estão cortando custos, não abrindo novas estruturas. Infelizmente, o dono da Fronteira vacilou, e com isso a Globo saiu daqui. Eu também gostaria de ver uma nova sede em Prudente, mas sendo realista, isso não deve acontecer tão cedo. Não é questão de torcida, é questão de entender o cenário atual.

Vcs tem que entender que a região de PP tem pouca importância a nível estadual e nacional, é só mais uma região qualquer onde quase nada acontece, o máximo que as emissoras podem fazer é colocar uma sede com estúdios alugada do tamanho do meu quarto em algum prédio.

E vou dizer mais, com a situação atual da Band eu não duvidaria que ela transferisse toda a estrutura da Band Paulista pra Band Mais Campinas, deixando apenas uma salinha pra apresentar algum programa rural ou algum repórter em Rio Preto, provavelmente vendendo o local da sede pra economizar.
Discordo totalmente. Presidente Prudente tem, sim, relevância e influência regional. Estamos em uma área estratégica, com forte ligação com o Paraná e o Mato Grosso do Sul, algo que poucas regiões paulistas têm. Além disso, Prudente é uma cidade polo, com mais de 230 mil habitantes e nenhuma outra cidade de porte semelhante próxima a ela. Ou seja, ela é referência natural para dezenas de municípios. Dizer q ‘não há demanda’ é ignorar a força econômica, cultural e social de Prudente região. Se cidades como São Carlos, Araçatuba, têm sede geradora, por que Prudente não poderia ter? Conteúdo e importância regional não nos faltam. O problema não é falta de potencial, e sim de visão.

Mais fácil fecharem aquela sucursal alugada que eles mantém naquele shopping de Rio Preto, onde os apresentadores parecem animais no zoológico com aquele estúdio ridículo de vidro para as pessoas verem ao vivo e voltarem a centralizar os programas nos estúdios de Prudente do que migrar tudo pra Campinas. Se eles estão em crise não faz sentido pagarem um aluguel caro naquele shopping capenga só pra falar que tem estúdio em Rio Preto, aliás, nunca fez sentido essa migração de parte da programação local da Band para Rio Preto, na minha opinião isso nunca vingou, quiseram imitar o SBT só que com uns 10 anos de atraso...
Acho que a Band "estourou uma bolha" ao só implantar emissoras próprias e começar a vender algumas, infelizmente, algumas do interior de SP, talvez a do AM pra Record que tb "improvisou" um emissora, etc.

Última edição:
Meu amigo, tudo isso é questão de grana e estratégia. As emissoras sempre vão priorizar as maiores cidades, porque é onde estão os grandes anunciantes e o público mais ativo. Cidades como São José do Rio Preto, com 500 mil habitantes, têm um comércio forte, muitas empresas e um mercado publicitário que gira bem. Por isso elas acabam recebendo mais estrutura, estúdios e espaço na programação. É simples: quanto mais gente se vê na tela, mais audiência o canal tem, e quanto mais audiência, mais anunciantes aparecem. No fim das contas, é assim que o jogo da TV funciona.

Acho que a Band "estourou um bolha" ao só implantar emissoras próprias e começar a vender algumas, infelizmente, algumas do interior de SP, talvez a do AM pra Record que tb "improvisou" um emissora, etc.
Nos últimos anos a Band investiu milhões em sucursais de suas filiais no interior de SP, como por exemplo: sedes com aluguéis caríssimos em shoppings de São José dos Campos (inaugurado em 2022) e São José do Rio Preto (inaugurado em 2020), deixando de lado as sedes consolidadas de Presidente Prudente e Taubaté.
Na minha opinião não faz sentido manter esse investimento todo com a atual crise que estão passando, eu sei que Rio Preto é uma cidade maior e precisa de uma presença da emissora, mas acho que uma boa equipe de reportagem por lá e um departamento comercial em uma sala alugada em um edifício mais em conta daria pra suprir essa necessidade, poderiam até ter um pequeno estúdio apenas pra entradas ao vivo, algo bem reduzido mesmo, semelhante ao que a TV Tem faz com Prudente e Araçatuba por exemplo... Não vejo necessidade daquela sede com estúdio grande, switcher e redação enorme.

Acho que a Band "estourou um bolha" ao só implantar emissoras próprias e começar a vender algumas, infelizmente, algumas do interior de SP, talvez a do AM pra Record que tb "improvisou" um emissora, etc.
Para a Record, não seria interessante comprar, porque, no contrato de venda, normalmente eles colocam a obrigação de retransmitir a Band por mais alguns anos.

A coisa tá feia pra Band! A filial mais prejudicada com essa crise é a Band Ceará, que foi até expulsa do TVRO por falta de pagamento.

Para a Record, não seria interessante comprar, porque, no contrato de venda, normalmente eles colocam a obrigação de retransmitir a Band por mais alguns anos.
Um exemplo é esse: O Grupo Bandeirantes estar querendo vender a Band Mato Grosso, mas, entre as exigências para que as tratativas prossigam, está a de que os possíveis compradores da afiliada cuiabana assumam a obrigação contratual de retransmitir o sinal da Band pelos próximos 20 anos.

Um exemplo é esse: O Grupo Bandeirantes estar querendo vender a Band Mato Grosso, mas, entre as exigências para que as tratativas prossigam, está a de que os possíveis compradores da afiliada cuiabana assumam a obrigação contratual de retransmitir o sinal da Band pelos próximos 20 anos.

A Band provavelmente meteria a faca no valor de venda, pra desobrigar e a Record já poder por a programação de imediato!

Última edição:
Olha, eu amo Prudente e toda a nossa região, isso é inegociável. Mas a realidade é que, no momento, não vejo a Traffic investindo em uma sede geradora aqui. As emissoras de TV estão enfrentando uma fase complicada por causa da força da internet; o modelo de negócio mudou, e as empresas estão cortando custos, não abrindo novas estruturas. Infelizmente, o dono da Fronteira vacilou, e com isso a Globo saiu daqui. Eu também gostaria de ver uma nova sede em Prudente, mas sendo realista, isso não deve acontecer tão cedo. Não é questão de torcida, é questão de entender o cenário atual.
Se fosse Assim, Jundiaí e Piracicaba teriam já sede, já que são muitas mais rica que bauru e outros cidades e questão de não terem consessao ainda, simples, provavelmente em breve terão, até pq estão sendo boicotado aqui já, se não tiveram investimento aqui, esquecem.

Meu amigo, tudo isso é questão de grana e estratégia. As emissoras sempre vão priorizar as maiores cidades, porque é onde estão os grandes anunciantes e o público mais ativo. Cidades como São José do Rio Preto, com 500 mil habitantes, têm um comércio forte, muitas empresas e um mercado publicitário que gira bem. Por isso elas acabam recebendo mais estrutura, estúdios e espaço na programação. É simples: quanto mais gente se vê na tela, mais audiência o canal tem, e quanto mais audiência, mais anunciantes aparecem. No fim das contas, é assim que o jogo da TV funciona.
Fala isso para Piracicaba e Jundiaí que são basta cidades, fode se Rio preto, eles já tem a Record deles lá que abandonou outras regiões, tem que foca em todas regiões como todo, prudente pra começa tem nada haver com Rio preto, temos mais ligações com cidades do Paraná cidades Paulista, não e atoa que no passado ouve um projeto que separa nossa região e junta com Norte do Paraná fazendo um estado novo, porém não foi pra frente, um fato diaso e a rodoviária ser cheia de viagens para com montes de horário para o Paraná, diferente do estado de São Paulo que cestas cidade próxima quwi quase não tem horário, nossa região não tem e nunca terá ligação com Rio preto ou bauru, ou investem aqui ou terão boicote, ninguém aqui aceita saber se bauru sendo que temos a tv fronteira roa nossa região, eles mesma estão se queimando aqui, principalmente por deixa várias cidades sem sinal, isso é um crime que eles fizeram

Band tá quebrada por ma gestão, correm o risco de falência

Back