Saindo no UOL.
Outro Canal: Justiça penhora ações e Collor perde controle de afiliada da Globo em Alagoas
A Justiça do Trabalho de Alagoas determinou que o ex-presidente
Fernando Collor de Mello deixe de ter
o controle acionário da TV Gazeta de Alagoas, afiliada da
Globo no estado. As suas cotas acionárias serão penhoradas para pagamentos de dívidas com um credor.
O caso cabe recurso, mas já tem efeito imediato, segundo a decisão publicada na noite da última segunda (3), assinada pelo juiz Hamilton Aparecido Malheiros, da 10ª Vara Cível de Alagoas. Nela, o credor, um ex-jornalista demitido da empresa, afirma que não houve pagamento de R$ 422 mil devido.
Além disso, o credor alegou que a empresa também não pagou outras dívidas que tem com pessoas na mesma situação. Sua situação, por exemplo, está na Justiça desde 2019, quando começou a recuperação judicial da TV de Collor.
Com isso, a sua defesa pediu a penhora das cotas, que ultrapassavam o valor da dívida. A Justiça do Trabalho concordou com os argumentos e determinou a penhora das cotas de Collor.
Com a decisão, Fernando Collor pode deixar de ser dono da TV que é parceira da Globo desde 1975.
Em outubro de 2023, como informou o F5, a emissora comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, por causa de escândalos envolvendo a TV de Alagoas nos últimos anos.
Entre eles, está o uso da afiliada, por parte de Collor,
para receber propina em um esquema de corrupção. Collor foi condenado a oito anos de prisão no STF em julho devido ao caso.
No início de novembro do mesmo ano, a TV Gazeta entrou com um pedido judicial para que a Globo não finalizasse o contrato de afiliação. Segundo o canal, sem ter o aporte da maior emissora do país, a empresa não vai conseguir cumprir acordos para pagamento de dívidas.
A empresa carioca alega que a TV Gazeta segue com dívidas gigantes. Em duas decisões em que analisou a situação, o TJ-AL concordou com a TV de Collor e concedeu decisões desfavoráveis à Globo.
A empresa da família Marinho já levou o caso ao STF.
Vale ressaltar que a Globo já tem um acordo verbal com o Grupo Asa Branca de Comunicação, dono da TV Asa Branca, sua parceira no interior de Pernambuco, para substituir a TV Gazeta assim que for permitido.
Decisão foi protocolada na Justiça de Alagoas na segunda-feira (3), atendendo a um pedido de um credor do ex-presidente
f5.folha.uol.com.br