HDTV em Jundiaí

Membro conhecido
Oct
716
389
Gracas à Deus (sem trocadilhos heréticos), a Rede Vida resolveu retransmitir parte da programação da Rede Brasil num de seus subcanais culturais. Finalmente, um pouco de vida inteligente na TV Aberta!

Ontem, por acaso, assisti a um excelente programa da Rede Brasil que vale à pena dar uma olhada:

Os instapoetas

Membro conhecido
Sep
2,489
4,406
vc não.quer dizer TV Brasil? A Rede Brasil é outra emissora.

Membro conhecido
Oct
716
389
vc não.quer dizer TV Brasil? A Rede Brasil é outra emissora.
Oi, Rafa!

A Rede Brasil está transmitindo desde Várzea Paulista em baixa potência.
A cobertura do sinal da Rede Brasil em Jundiaí é precária.

A Rede Vida de Jundiaí transmite a programação principal em HDTV e mais dois sub-canais em SDTV.
Em um dos sub-canais, a Rede Vida transmite programas educativos próprios, no outro a Rede Vida repete parte programação da Rede Brasil.

Membro conhecido
Sep
2,489
4,406
Meu caro, a Rede Vida exibe programas da TV Brasil do governo federal e não Rede Brasil! repete comigo: TV-Brasil.

Membro conhecido
Oct
716
389
Meu caro, a Rede Vida exibe programas da TV Brasil do governo federal e não Rede Brasil! repete comigo: TV-Brasil.

Oi, Rafa!

Estou falando da sucessora da Rede de TV Educativa (TVE), cuja sede era no Rio de Janeiro e veio a ser incorporada pela TV Brasil, da Empresa Brasileira de Comunicações, com sede em Brasília.

Nem sabia que existia uma Rede Homônima ...

Pergunto:
A Rede Brasil retransmite programas da TV Brasil ou da Fundação Padre Anchieta?

Membro conhecido
Sep
2,489
4,406
A Rede Brasil é uma emissora comercial na qual a geradora fica em Mato Grosso do Sul, e não transmite nada da TV Brasil. Pra saber mais informações da Rede Brasil, acesse o site : www.rbtv.com.br .

Membro conhecido
Oct
716
389
A TV Paulista não retransmite mais a TV Brasil?

[*]A TV Paulista desligou o canal 14 e mudou sua antena de Jundiaí para Várzea Paulista.

O sinal deve estar muito fraco. Alguém pega o canal 48 em Jundiaí?

Mais:

Mais:

Nov
61
68
Última edição:
Membro conhecido
Oct
716
389
Bug na TV Japi - NET canal 8

A TV Japi está modulando o som mono como se fosse estéreo.
O "truque" que estão usando é defasar o sinal mono em 180 graus.
Esse truque dá uma falsa sensação de estereofonia.

Os problemas decorrentes dessa estranha técnica são dois:

- O primeiro problema é que há um forte cancelamento dos sons graves no domínio acústico,

- O segundo problema, mais sério, é que quem assiste a TV Japi através de receptores de TV monofônicos, o som praticamente desaparece, pois o "cancelamento elétrico" dos sinais L(esquerdo) e R (direito) é quase total.

Não sei se o problema começa na emissora ou a rotação de fase de 180 graus R/L acontece no caminho entre a distribuidora de sinais da NET Jundiaí até minha casa.

Já falei com a NET sobre o problema, mas não obtive solução. Encaminhei uma mensagem para a TV Japi de Jundiaí através da página FALE (falhe) Conosco e também não obtive resposta.

Já havia deparado com esse problema em alguns vídeos distribuídos pelo Youtube.

Encontrei uma solução paliativa: desligo o plug da saída RCA do canal esquerdo (branca) ou direito (vermelho) do decodificador e o volume de som praticamente chega à normalidade, embora toque em apenas um dos altofalantes do televisor.

Membro conhecido
Sep
2,489
4,406
Olá, pessoal. Vcs podem me dizer se a TV Rede Paulista ainda retransmite a TV Brasil?

Membro conhecido
Oct
716
389
Olá, pessoal. Vcs podem me dizer se a TV Rede Paulista ainda retransmite a TV Brasil?
Olá,Rafa!

Segue abaixo uma tabela da TV aberta em Várzea Paulista, cidade vizinha de Jundiaí:

Infelizmente, o sinal da Rede Paulista (que já operou em Jundiaí; agora está em Várzea Paulista) não tem potência suficiente para alcançar toda a área da Terra da Uva.

Membro conhecido
Sep
1,202
1,862
Se tem uma coisa que eu não entendo é a afiliação da Globo nessa região.

Ali está com a TV Tem de Sorocaba, mas não deveria estar com a EPTV de Campinas (que é mais perto)?

Membro conhecido
Nov
2,936
4,841

Ali está com a TV Tem de Sorocaba, mas não deveria estar com a EPTV de Campinas (que é mais perto)?
Como acontece com o SBT que transmite a TV Sorocaba ao invés da VTV

Membro conhecido
Mar
2,432
4,351

Não adianta "estar mais perto" se não houver espaço pra anunciantes da região (de Jundiaí/Várzea Paulista) na EPTV.
Certamente foi por isso que Itu e Sorocaba deixaram de receber sinal da Record da capital - nunca passava nada dessas cidades lá porque pelo jeito não cabia - e botaram o sinal da Record Paulista, de Bauru, que nada tem a ver com Sorocaba.

Membro conhecido
Sep
1,088
1,489

Tenho a impressão que Jundiaí não é um mercado grande o suficiente pra ficar sozinho mas ao mesmo tempo não cabe dentro de Campinas ou na capital que são grandes também.

A geografia pesa um pouco também porque a serra do japi era um “nó” muito importante na ligação entre capital e interior na rede de microondas e era um “pedagio” necessário nessa época

Inclusive essa ligação meio forçada entre Jundiaí e Sorocaba por conta do mercado de TV já foi até tema de TCC de graduação uma vez, vou ver se acho o link dele

Membro conhecido
Oct
716
389
Como anda a recepção da TV TEM (Globo Jundiaí) nos sistemas coletivos condomínios? No meu apartamento, pego TODOS canais, exceto a Globo.

Pergunto aos colegas:
Qual é o atual canal UHF da TV Tem em Jundiai?

Quem sabe, com a seleção manual e ajuste fino de sintonia, consigo recebê-la.

Grato a todos.