Em 1972, a tirou a TV Paranaense das afiliadas por ter estrutura inferior, mesmo estando exibindo programas a então recém-criada rede desde 1970, um ano antes ter tido a primeira crise.
Errado, eu pesquisei este caso e que mostra a história muito bem diferente (nada a ver com os militares, como o pessoal adora mencionar). O que aconteceu é que Paulo Pimentel estava usando as emissoras de rádios e TVs pra fins políticos, o que levou alguns aliados políticos no Paraná a rompessem com ele com passar do tempo (entre eles, Ney Braga, uns dos responsáveis pela ascensão de Paulo Pimentel na política, como foi mostrado o print do livro) e é uma pena que o livro não mostra mais detalhes na história abaixo que vou contar o que li alguns anos atrás.
No início de abril de 1976, a Globo renovou (não sei por quanto tempo) o contrato de afiliação com a TV Iguaçu: se for 4 anos iria até 1980 (iniciou afiliação em 1972) ou novo contrato por 6 anos que iria até 1982, o que faria com que tivesse com a Globo por 10 anos (as afiliadas da Globo tinham dois contratos entre final da década de 1960 até início da década de 1980: o primeiro é o experimental por 6 meses e o segundo é o definitivo com renovação por 6 anos).
No entanto, três semanas depois, já no fim do mês de abril de 1976, a renovação foi anulada pela própria rede, após receber graves denúncias contra a emissora e o dono (não sei quais seriam essas denúncias, pois não são mencionadas), como também operar com equipamentos ultrapassados. A retirada da Globo na TV Iguaçu e a volta pra TV Paranaense foi devastador tanto pela TV Iguaçu (na qual foi obrigada a ser independente por alguns anos) e por Paulo Pimentel (que perdeu a rede que estava aos poucos liderando audiência por volta de 1975).
Na mesma semana em que a TV Iguaçu perdeu a Globo, por coincidência no final de abril, a Globo ganhava nova afiliada na capital Belém (PA) chamada TV Liberal, após a rede não renovar com a TV Guajará, que tinha mesmo problema com a TV Iguaçu (ter atritos com políticos locais e nacionais, enquanto operava com equipamentos ultrapassados).
Tem um filme (ou documentário) sobre a TV Iguaçu (não sei o título, mas parece ser os títulos "TV Jogada ao Lixo" ou "Arquivo de TV Jogado no Lixo") que foi exibida pela TVE Brasil (hoje TV Brasil) num sábado em 2006 (eu vi na época da TVE MA canal 2 em São Luís, Maranhão), onde mostra que a emissora quase jogou fora as reportagens locais feitas na década de 1970, se não fosse alguns funcionários e cidadãos (não sei se procede) que resolveram guardarem. Esse filme (ou documentário) termina mostrando o nome das emissoras brasileiras e o ano que perderam seu acervo, entre elas e no fim uma emissora no interior do Paraná que teve incêndio em 2003 (não sei qual emissora) e perdeu seu acervo de arquivo.