Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV Em Chapecó e Oeste Catarinense

Membro conhecido
Aug
1,318
1,467
👀
Maravilha já teve o analógico desligado o ano passado, estamos somente com o digital pelo canal 4.1. A TVBV não desligou o sinal analógico, na verdade desativou de vez, mas não tiveram a audácia de logo em seguida ligar o digital (canal 13.1) e o que eu acho impressionante disso tudo é que até Chapecó, que é a maior cidade do Oeste Catarinense sofre com a mesma situação referente à TVBV. O sinal analógico 6VHF também foi desativado e não ativaram o digital 6.1, além de Cunha Porã, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Joaçaba e tantas outras cidades que estão na mesma situação. Como falo repetidas vezes e vou continuar falando, falta também a Record News SC (2.1) e SCC SBT (7.1) serem ativados, além da TVBV, já mencionado anteriormente. Se estão esperando pela TV 3.0, vamos esperar muuuuuuuuuuuuuuuito tempo ainda, como falei no Fórum Blumenau. "É melhor esperar deitado, porque sentado cansa muito" Está na hora das emissoras tomarem vergonha na cara e começar a ativar o digital e desligar o analógico, não deixar tudo para 2025, ou 2029, ou 2050, ou 2090...
 
Membro conhecido
Dec
158
277
Feedback sobre a manutenção das estações do Digitaliza Brasil

Recentemente em minha cidade, alguns canais saíram do ar devido a uns apagões frequentes que estavam dando na região onde a torre se encontra.

Acionei as emissoras, a única que manifestou interesse em arrumar o problema foi a Rede Massa e a TV Assembléia PR. A Rede Legislativa de Brasília (TV Senado, Câmara e Rádio Câmara) nem retornou. Mas a melhor resposta que tive foi da TV Brasil.

Prezado Diego,

A Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) agradece sua manifestação e o interesse em nossos conteúdos.

Sobre sua demanda, a Gerência da Rede Nacional de Comunicação Pública - TV informa que neste caso, por se tratar de um canal outorgado por meio do programa "Digitaliza Brasil", do Ministério das Comunicações, a Prefeitura é a responsável pelo equipamento e infraestrutura, conforme o §2o, do Art. 9º, da PORTARIA MCOM Nº 2.524, DE 4 DE MAIO DE 2021.

Dessa forma, o demandante precisa procurar os responsáveis na prefeitura de Morretes/PR, para indicar a falta de sinal.

§ 2º As prefeituras qualificadas no Programa serão responsáveis por manter e garantir o funcionamento da infraestrutura compartilhada de que trata o caput e não poderão cobrar taxas ou quaisquer valores das detentoras de outorga do serviço de retransmissão de televisão para sua utilização.


Entao procurei a prefeitura e foi uma luta pra achar o setor certo pois ninguém sabia de nada kkkk... Aí até que conversa vai e vem e achamos o setor. Avisei do problema, não demorou muito, já tinham restabelecido o sinal. Ficando por último a Rede Legislativa, o técnico da TV Assembléia PR que arrumou tudo, mas hoje cedo a TV Assembléia saiu do ar novamente, mas entra na busca de canais.

Em resumo de todo esse textão, é recomendar que as cidades contempladas com o Digitaliza Brasil, qualquer problema, procurem diretamente a prefeitura, salvo se tiverem contato com alguém da emissora, mas mesmo assim, é importante procurar a prefeitura. Fica a dica!

Por outro lado é bom passar por essas tretas pois a gente adquire mais conhecimento

Olá @Diego Campos,

De fato, as infraestruturas são entregues ao Municípios, mas geralmente não há um servidor público designado para cuidar deste equipamentos, espacialmente das Estações Montadas pelo o Programa Digitaliza Brasil. Muitos prefeitos(as) não tem noção sobre essas questões técnicas de captação e retransmissão, acham que é só instalar e ligar e pronto.
No estado do Piauí, quase duas dezenas de estações foram implantadas. Pelo que eu tenho noticias, só a Estação do Programa do Digitaliza Brasil instalada em meu município encontra-se funcionando regularmente. Qual é o segredo?
Eu peguei a responsabilidade pra mim (sou servidor concursado). Acompanhei algumas manutenções e fui observando como se dá o funcionamento de todos os equipamentos.
Agora, se cai o sinal eu já imagino o que é o problema. Tenho o contato de todas as emissoras que tem outorga em nossa estação: TV Cidade Verde (SBT), TV Meio, TV Antena 10 (Record), TV Brasil, TV Câmara, TV Assembleia do Piauí e TV Clube (Globo).

Para o texto não ficar grande, noutros post's vou destacando aqui algumas informações .futuramente.
 
Membro conhecido
Aug
2,114
2,495
Olá @Diego Campos,

De fato, as infraestruturas são entregues ao Municípios, mas geralmente não há um servidor público designado para cuidar deste equipamentos, espacialmente das Estações Montadas pelo o Programa Digitaliza Brasil. Muitos prefeitos(as) não tem noção sobre essas questões técnicas de captação e retransmissão, acham que é só instalar e ligar e pronto.
No estado do Piauí, quase duas dezenas de estações foram implantadas. Pelo que eu tenho noticias, só a Estação do Programa do Digitaliza Brasil instalada em meu município encontra-se funcionando regularmente. Qual é o segredo?
Eu peguei a responsabilidade pra mim (sou servidor concursado). Acompanhei algumas manutenções e fui observando como se dá o funcionamento de todos os equipamentos.
Agora, se cai o sinal eu já imagino o que é o problema. Tenho o contato de todas as emissoras que tem outorga em nossa estação: TV Cidade Verde (SBT), TV Meio, TV Antena 10 (Record), TV Brasil, TV Câmara, TV Assembleia do Piauí e TV Clube (Globo).

Para o texto não ficar grande, noutros post's vou destacando aqui algumas informações .futuramente.
Sim sim bem isso. Eu não sou funcionário público, mas eu faço esse monitoramento, dependendo da situação, a própria emissora arruma, já aconteceu de eu ter acionar a prefeitura, porém ninguém sabia o responsável lá dentro, até que uma alma boa achou, daí conversei com a pessoa certa, que depois me procurou pra agradecer, e me consultar se os sinais estavam funcionando.

Aqui na minha cidade prefiro falar com a Rede Massa e a TV Assembleia PR pois são as únicas que me respondem diretamente.

Sim as prefeituras são muito leigas, tipo, tinham que ter um setor 100% específico pra lidar com as telecomunicações, pois, é essencial todos terem acesso a informação, isso se enquadra a terem sinal de TV, Rádio, Internet e telefonia.

Se eu fosse chamado pra isso, eu cuidaria com todo carinho possível dessas partes.
 
Membro conhecido
Sep
1,377
1,657
As "novidades" tão sendo as devoluções dos canais analógicos a União!
StatusCNPJEntidadeNumFistelCaraterFinalidadeServiçoNum ServiçoUFMunicípioLocal EspecificoCanalDecFrequênciaClasseCategoria da EstaçãoLatitudeLongitudeERPHCIFistel GeradoraFaseDataID Estação PrincipalID do CanalObservações
TV-C0 (Canal Vago)PTV248SCChapecó10-195APrincipal27° 05' 29.70" S52° 35' 53.10" W1.037202024-04-05 09:12:2957dbaad7e9a22SBTVD
TV-C0 (Canal Vago)PTV248SCChapecó12207A27° 06' 22.00" S52° 34' 58.01" W31.602023-10-30 17:02:5457dbaad7edffd
TV-C0 (Canal Vago)PRTV800SCChapecó685B27° 07' 11.00" S52° 35' 42.00" W102023-12-26 08:45:3257dbab52a77dcSBTVD
TV-C0 (Canal Vago)PRTV800SCChapecó8183B27° 05' 30.00" S52° 35' 53.00" W3.1602024-02-08 16:22:0257dbab52ab9dbCoordenada pré-fixada 27S0530;52W3553.
TV-C2 (Canal Outorgado - Aguardando Dados da Estação)09168704000142EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S.A. - EBC50405731701PPublicaRTV800SCChapecó14473B27° 05' 47.00" S52° 37' 6.00" W101100800298412021-03-16 15:36:3357dbab52b01ce
TV-C0 (Canal Vago)PRTV800SCChapecó17+491C27° 07' 13.00" S52° 35' 42.00" W102021-03-16 15:36:3357dbab52b2794SBTVD
TV-C0 (Canal Vago)PRTV800SCChapecó20+509A27° 07' 13.00" S52° 35' 44.00" W31.602022-06-10 15:06:1557dbab52b6cf1Coordenadas pré-fixadas: 27S0713;52W3544.
TV-C7 (Aguardando Ato de RF)83012013000108TELEVISAO LAGES LTDA50400699605PComercialRTV800SCChapecó469B27° 07' 9.00" S52° 35' 13.00" W1571400801125022024-01-01 04:32:0857dbab52bade7Coordenada pré-fixada: 27S0709;52W3513 - SBTVD.
 
Membro conhecido
Aug
1,318
1,467
Bom dia!

Uma pergunta.... Onde está a Record News SC? Olhando no ND play e no ND + não tem nenhuma atualização. Nem no Instagram, Nem no Facebook, nem mesmo no YouTube.. Para vocês terem uma ideia, consta ainda o programa da Vera Toledo, sabendo que ela nem está mais no Grupo ND, agora o programa dela está na TV Barriga Verde. E agora, para ajudar, o sinal analógico aqui em Maravilha está fora do ar!! Será que faliu a Record News em Santa Catarina? Fica minha dúvida. Outra coisa, a ativação do sinal digital nas cidades que ainda faltam simplesmente parou... Estamos no dia 15 de abril e nenhuma atualização para nosso Estado, a não ser o desligamento do sinal analógico da NSC, só isso.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
1,318
1,467
Pois é.. não é por falta de aviso...Quando a gente fala aqui no grupo, eles chamam a gente de chato, inconsequente, que eu estou exagerando, não é bem assim... Agora vem a TV 3.0. Em dezembro de 2025 eles vão começar a implantar essa tecnologia. A expansão vai começar adivinha... pelas capitais. Só meados de 2026 ou 2027 vai ser expandido para todo o Brasil. E aí? Como vão ficar nossas cidades? Quanto tempo mais vamos ter que esperar pelo sinal digital?

Eis a notícia sobre a TV 3.0


Ali diz também que o ministério das Comunicações querem acelerar para colocar até a Copa de 2026 (Nas grandes cidades) o restante só para 2027 para frente. E aí? o que vocês me dizem sobre isso? Será que é realmente um exagero meu? Só não vê quem não quer.. a preferência deles é as grandes cidades, o restante delas, para as emissoras (como são as nossas menores) que se lasquem. Não me canso em citar a frase do saudoso grande repórter Júnior Recalcatti "Chega de esmolas para o Oeste". Todos os 295 municípios do Estado e os 118 municípios do Oeste merecem ter o que as grandes cidades já tem? Se querem tanto anunciantes, que ativem o sinal digital para as cidades do Estado que ainda faltam.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
2,114
2,495
Pois é.. não é por falta de aviso...Quando a gente fala aqui no grupo, eles chamam a gente de chato, inconsequente, que eu estou exagerando, não é bem assim... Agora vem a TV 3.0. Em dezembro de 2025 eles vão começar a implantar essa tecnologia. A expansão vai começar adivinha... pelas capitais. Só meados de 2026 ou 2027 vai ser expandido para todo o Brasil. E aí? Como vão ficar nossas cidades? Quanto tempo mais vamos ter que esperar pelo sinal digital?

Eis a notícia sobre a TV 3.0


Ali diz também que o ministério das Comunicações querem acelerar para colocar até a Copa de 2026 (Nas grandes cidades) o restante só para 2027 para frente. E aí? o que vocês me dizem sobre isso? Será que é realmente um exagero meu? Só não vê quem não quer.. a preferência deles é as grandes cidades, o restante delas, para as emissoras (como são as nossas menores) que se lasquem. Não me canso em citar a frase do saudoso grande repórter Júnior Recalcatti "Chega de esmolas para o Oeste". Todos os 295 municípios do Estado e os 118 municípios do Oeste merecem ter o que as grandes cidades já tem? Se querem tanto anunciantes, que ativem o sinal digital para as cidades do Estado que ainda faltam.

É meio de prache que se inicie nas cidades grandes, afinal é onde ficam as geradoras e retransmissores principais,
é uma base para poder expandir para outras cidades menores. Talvez nesse novo modelo, que também terá o vinculo com
a internet, acredito que com o 5G também, o avanço seja menos demorado que na sua antecessora.
Ainda é cedo pra ter uma ideia do que vai rolar, sem ter um padrão definido, se vai ser o Japones (que usamos atualmente),
americano. Se eles adotarem o Japonês, provavelmente não vai mudar muita coisa, só equipamentos e tals
 
Membro conhecido
Aug
1,202
1,695
Uma pergunta:

Qual o Melhor padrão da TV aberta?
Americano ATSC, ISDB (Japones) ou DVB (Europeu)?
o que usamos ISDB japones foi o melhor até pq demoramos para decidir na epoca. O DVB t´bem bom mas usa uma faixa de 8mhz por canal (padrao europeu) que inviabilizou melhos estudos na epoca. o ATSC 1.0 foi descartado de cara por não permitir mobilidade, que na época era um dos quesitos para escolha.
Para a 3.0 estão no pareo tanto a versão japonesa como a americana com alguma variante da europeia. A 3.0 tem várias camadas sobrepostas de dados então alguma caracteristica de um ou de outro pode ser incorporada para melhor performance.
Definição será ate o final do ano conforme cronograma.
 
Membro conhecido
Aug
1,318
1,467
É meio de prache que se inicie nas cidades grandes, afinal é onde ficam as geradoras e retransmissores principais,
é uma base para poder expandir para outras cidades menores. Talvez nesse novo modelo, que também terá o vinculo com
a internet, acredito que com o 5G também, o avanço seja menos demorado que na sua antecessora.
Ainda é cedo pra ter uma ideia do que vai rolar, sem ter um padrão definido, se vai ser o Japones (que usamos atualmente),
americano. Se eles adotarem o Japonês, provavelmente não vai mudar muita coisa, só equipamentos e tals
Ou seja, temos que fazer aquilo que estamos fazendo até então... esperar, esperar... Enquanto isso ficamos sem Record News, Sem TVBV e sem SCC SBT (se bem que o SCC SBT tem sinal ao vivo pelo YouTube) Com tudo isso, as cidades menores terão que esperar até 2029 para ter o sinal digital ativado finalmente... Record News só Chapecó tem o digital. Por que não expandiu para o resto das cidades?
 
Membro conhecido
Aug
1,318
1,467
o que usamos ISDB japones foi o melhor até pq demoramos para decidir na epoca. O DVB t´bem bom mas usa uma faixa de 8mhz por canal (padrao europeu) que inviabilizou melhos estudos na epoca. o ATSC 1.0 foi descartado de cara por não permitir mobilidade, que na época era um dos quesitos para escolha.
Para a 3.0 estão no pareo tanto a versão japonesa como a americana com alguma variante da europeia. A 3.0 tem várias camadas sobrepostas de dados então alguma caracteristica de um ou de outro pode ser incorporada para melhor performance.
Definição será ate o final do ano conforme cronograma.
Como falei... Tá, no final do ano vão definir qual padrão vão usar, depois vem a implementação nas cidades, que como foi citado, começarão com as cidades grandes vai até 2026. Depois começam com as demais cidades. Santa Catarina tem 295 municípios e o Oeste tem 118 municípios. Até quando será implementado nas cidades menores eu acho que vai mais uns 5 a 6 anos até todas as cidades terem acesso. E as ativações do sinal digital atual, quando teremos em nossas cidades?
 
Membro conhecido
Sep
1,377
1,657
Ou seja, temos que fazer aquilo que estamos fazendo até então... esperar, esperar... Enquanto isso ficamos sem Record News, Sem TVBV e sem SCC SBT (se bem que o SCC SBT tem sinal ao vivo pelo YouTube) Com tudo isso, as cidades menores terão que esperar até 2029 para ter o sinal digital ativado finalmente... Record News só Chapecó tem o digital. Por que não expandiu para o resto das cidades?
Tava vendo umas coisas ligando situações, mas aquela futura emissora de Joaçaba deverá servir pra alguma coisa pra Band, foi visto que se possui, no "mínimo", outros sócios, pra começar!! Infelizmente, pra gente só chega as 3 principiais redes pela via terrestre, restante somente por outras formas!!!
 
Membro conhecido
Aug
1,318
1,467
Boa tarde!

Ficou muito feliz por Itajaí, claro. Mas fica a pergunta: Como vai ficar para o meio oeste, Oeste e extremo Oeste? Quando teremos o sinal digital ativado, especialmente aqui em Maravilha? Veja a nossa situação:
1713384762799.png
Tem o 54.1 de Cunha Porã que tem o sinal somente nas partes altas da cidade. Já no centro, na parte mais baixa não tem sinal. Temos que esperar ser ativo o 7.1. Além do 13.1 da TVBV e o 2.1 da Record News. Essa é a nossa espera!
 
Membro conhecido
Aug
1,318
1,467
História da TV Univali: https://www.univali.br/institucional/sertv/historia/Paginas/default.aspx
Site da TV Univali:
Em nenhum momento é citado ou mencionado o canal 18.1
Bem estranho esse caso de não ter sinal analógico e logo ir para o digital. Aqui para Maravilha tem o analógico mas não tem o digital. No caso da TVBV não tem nem o analógico tão pouco o digital. E é injusto porque as cidades maiores estão tendo mais oportunidades do que as menores, mas tudo bem... Cidades menores nunca serão preferência das emissoras...
 
Membro conhecido
Sep
1,377
1,657
História da TV Univali: https://www.univali.br/institucional/sertv/historia/Paginas/default.aspx
Site da TV Univali:
Em nenhum momento é citado ou mencionado o canal 18.1
Não existiu analógico. Estamos tentando alguém de Itajaí para confirmar o sinal.
acho que só entrando em contato (ligando) pra ver o que informam!!!

(47) 3341-7840

 
Top