Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV Em Chapecó e Oeste Catarinense

Membro conhecido
Mar
2,590
5,473
E por aí fala-se na TV 3.0 ainda para 2024. Enquanto isso muitas cidades brasileiras ainda no tempo da "TV a lenha". E que tal primeiro digitalizar todo o país?

Estamos, em teoria, na "TV 2.5", que surgiu em 2021 com o recurso DTV Play, uma espécie de Ginga mais avançado (se pesquisarem saberão mais a respeito). Entretanto, pouquíssimas emissoras de Televisão (que se tem conhecimento) utilizaram tal recurso — ainda que tenha sido apenas em testes — como a TV Aratu (afiliada do SBT em Salvador/BA) e a TV Integração de Juiz de Fora/MG (afiliada da Globo).

Particularmente, não coloco nenhuma expectativa na futura "TV 3.0". Ninguém sabe como isso irá de fato funcionar, e o que se tem são achismos e especulações...​
 
Membro conhecido
Aug
1,309
1,457
E por aí fala-se na TV 3.0 ainda para 2024. Enquanto isso muitas cidades brasileiras ainda no tempo da "TV a lenha". E que tal primeiro digitalizar todo o país?
É isso que eu falo Gilson. eu não entendo por que as emissoras teimam em manter o sinal analógico ativado ainda? Muitas cidades do Brasil ainda não estão digitalizadas e Santa Catarina, com 295 municípios nem a metade está digitalizada ainda! A TVBV diz que 93% dos municípios de Santa Catarina estão com sinal digital ativado (isso nem ela mesmo acredita, quanto mais nós, os telespectadores). É por isso que o Brasil é chamado de país de 3º mundo!! Tem países onde só existe o sinal digital, tendo o sinal analógico varrido da face da terra. e já vou afirmando... Eu não acredito nem um pouquinho que em 30 de junho de 2025 o sinal analógico estará extinto e o sinal digital totalmente ativado. eu ainda acho que esse prazo vai ser prorrogado para 2029... e olhe lá!! Ter que esperar todo o ano de 2024 e praticamente metade do ano de 2025 passar para só então ter os digitais ativados.
 
Membro conhecido
Sep
1,377
1,653
Na verdade não tem nada a ver com o 5G inclusive porque essa tecnologia não usa as frequências UHF (canais 51 a 69) como o 4G, o analógico tem que ser desligado porque é a evolução natural, sem falar que transmissores digitais consomem menos energia.
parece que a recém ativaram (sendo a única "novidade" de inicio do ano, até agora) o 5G em Chapecó, pelo menos em por volta de Setembro não acusava a presença da tecnologia, agora os smart compatíveis tão sinalizando estar nesse tipo de rede!
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
1,309
1,457
parece que a recém ativaram (sendo a única "novidade" de inicio do ano, até agora) o 5G em Chapecó, pelo menos em por volta de Setembro não acusava a presença da tecnologia, agora os smart compatíveis tão sinalizando estar nesse tipo de rede!
Pois é... Mas a ativação do sinal 5G nas outras Localidades (Maravilha, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Dionísio Cerqueira, Cunha Porã, Pinhalzinho, entre outras) é para ser até 2029. Mas o que não está dando as caras é na questão do sinal digital. Estamos em 2024 e ainda nem notícias de novas ativações, quanto mais o desligamento do sinal analógico. Mas é assim, Dsol, para as cidades menores e "sem importância" (entre aspas, porque para mim tem muita importância). Enquanto ficarem empurrando com a barriga, nunca haverá o progresso e o desenvolvimento merecido. Todos tem que ser iguais. Todos os 295 municípios já deveriam estar com o sinal 5G ativado. Todos os 295 municípios já deveriam estar com o Sinal analógico desligado a muito tempo. Todos os 295 municípios deveriam estar com todos os canais digitais ativados. Mas é sempre deixar para depois... e depois.. e depois. É sempre assim. No Portal BSD, nenhuma novidade para SC em ativação. No LINE-UP, a mesma coisa. Merecemos reconhecimento e respeito por parte das emissoras. Se não tem sinal na cidade, não tem anunciante... não tendo anunciante, a emissora não tem como sobreviver... Mas, pelo que está se vendo, não estão nem aí. Agora vem a tal da TV 3.0. Mais uma coisa que o povo vai ter que gastar. Vão ter que trocar por uma televisão que é compatível com a tecnologia. Vai mais uns R$ 5.000,00 na brincadeira. É sempre assim, é o povo tendo que gastar. Imagina os impostos que o governo não vai receber com a aquisição desses televisores. É um outro desrespeito com o povo brasileiro. Ah! mas a TV vai ficar mais interativa! Os canais vão virar aplicativos na Televisão. Quem tem Smart TV? também vai ter que trocar? O minha uma LG .
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
1,879
3,336
De fato o BSD não recebe nada de SC faz um tempiinho.
Quanto a trocar de TV de novo, vai demorar... a TV da minha sala era de tubo até 2013. TInha sido comprada em 1985! E a de LED adquirida na época está funcionando muito bem. Não tenho interesse numa nova visto que não fazem mais Full HD de 32".
 
Membro conhecido
Aug
1,309
1,457
De fato o BSD não recebe nada de SC faz um tempiinho.
Quanto a trocar de TV de novo, vai demorar... a TV da minha sala era de tubo até 2013. TInha sido comprada em 1985! E a de LED adquirida na época está funcionando muito bem. Não tenho interesse numa nova visto que não fazem mais Full HD de 32".
Sinceramente, André-itu, eu não acredito nem um pouquinho que vai ter ativações do sinal digital e o desligamento do analógico para SC ainda esse ano. TVBV não sabe quando vai expandir o sinal digital para o restante do Estado. Maravilha, como já falei 1.000.000 de vezes falta: TVBV (Band) canal 13.1, SCC SBT (SBT) canal 7.1 e Record News SC (Record News) canal 2.1. Temos Já ativos: 4.1 NSC TV (Globo) 10.1 NDTV (Record) e o subcanal 10.2 TV Inova SC (SEBRAE). Do estorvo analógico temos: 11VHF Record News SC (Record News) e SCC SBT (SBT) canal 7VHF. Até 2015 tínhamos o 13 VHF (ou UHF) da TVBV, mas foi desativado. No caso da NDTV foi transferência. Eles tinham o canal 11VHF, mas esse substituiu o canal 2VHF da Record News (esse sim desativado) e a NSC TV (Globo) foi a única que desligou o sinal analógico até então. Para mim, as ativações em SC para esse ano acabaram.
 
Membro conhecido
Aug
553
254
Sinceramente, André-itu, eu não acredito nem um pouquinho que vai ter ativações do sinal digital e o desligamento do analógico para SC ainda esse ano. TVBV não sabe quando vai expandir o sinal digital para o restante do Estado. Maravilha, como já falei 1.000.000 de vezes falta: TVBV (Band) canal 13.1, SCC SBT (SBT) canal 7.1 e Record News SC (Record News) canal 2.1. Temos Já ativos: 4.1 NSC TV (Globo) 10.1 NDTV (Record) e o subcanal 10.2 TV Inova SC (SEBRAE). Do estorvo analógico temos: 11VHF Record News SC (Record News) e SCC SBT (SBT) canal 7VHF. Até 2015 tínhamos o 13 VHF (ou UHF) da TVBV, mas foi desativado. No caso da NDTV foi transferência. Eles tinham o canal 11VHF, mas esse substituiu o canal 2VHF da Record News (esse sim desativado) e a NSC TV (Globo) foi a única que desligou o sinal analógico até então. Para mim, as ativações em SC para esse ano acabaram.
tbm estou junto , ate agora nada ainda vai ser tudo ano q vem
 
Membro conhecido
Sep
1,377
1,653
parece que a recém ativaram (sendo a única "novidade" de inicio do ano, até agora) o 5G em Chapecó, pelo menos em por volta de Setembro não acusava a presença da tecnologia, agora os smart compatíveis tão sinalizando estar nesse tipo de rede!
tbm estou junto , ate agora nada ainda vai ser tudo ano q vem
enquanto a gente espera (e até possa ter surpresas), alguns coisas até surpreendem parece que ativaram o 5G por aqui também e pra conseguir cobrir o parque de exposições que nesta semana possui feira a FEMI!
 
Membro conhecido
Aug
1,309
1,457
enquanto a gente espera (e até possa ter surpresas), alguns coisas até surpreendem parece que ativaram o 5G por aqui também e pra conseguir cobrir o parque de exposições que nesta semana possui feira a FEMI!
Mas da Ativação do sinal digital para SC nada!! parou tudo. Queria que tivesse surpresa boa na questão do sinal digital. Especialmente para Maravilha.
 
Membro conhecido
Oct
157
370
Mas da Ativação do sinal digital para SC nada!! parou tudo. Queria que tivesse surpresa boa na questão do sinal digital. Especialmente para Maravilha.

Passei por essa região no fim de semana e achei estranho as parabólicas analógicas ainda serem comuns num lugar que teoricamente deveriam estar extintas antes de outros Estados.
 
Membro conhecido
Aug
1,309
1,457
Passei por essa região no fim de semana e achei estranho as parabólicas analógicas ainda serem comuns num lugar que teoricamente deveriam estar extintas antes de outros Estados.
Bom dia!

Infelizmente, Sektor, é a realidade da nossa região. O sinal analógico (tanto das parabólicas quanto do sinal terrestre (antena comum)) Ainda continua presente em nossos televisores. Como eu sempre falo... o sinal analógico é um estorvo. A alegação que as emissoras dão é que os equipamentos digitais para as torres são muito caros. Pode até ser, mas com o tempo isso se paga, principalmente por economia na energia elétrica. Nesse tempo de existência do sinal digital, já era para todo o Brasil estar totalmente digitalizado e o sinal analógico desligado. Santa Catarina tem 295 municípios, mas nem metade dele tem o digital ativado se tiver 180 municípios com o sinal digital ativado é muito. É só no Brasil que isso acontece. Estamos perdendo até para a Argentina, que, mesmo com todo o transtorno econômico que estão passando atualmente, estão totalmente digitalizados e o sinal analógico extinto. Aqui no Oeste, temos Chapecó, que está quase totalmente digitalizada, com exceção é claro, e para variar da TVBV, que tinha sido desligado o analógico, mas não ativaram o digital, pelo canal 6.1. A TVBV está quebrada Sektor. Eu defendo (infelizmente) que a TVBV deveria ser vendida para a rede (Band) e transformá-la na Band SC, emissora própria da Band, mas mantendo toda a programação local existente. Cidades onde a Band tem emissora própria, lá funciona as coisas. Ou deveriam abrir para outras possíveis afiliadas. Aqui, infelizmente está tudo parado. nenhuma ativação. E não sei se tão cedo vão ativar.
 
Membro conhecido
Feb
1,419
1,682
Passei por essa região no fim de semana e achei estranho as parabólicas analógicas ainda serem comuns num lugar que teoricamente deveriam estar extintas antes de outros Estados.
E creio que existam, talvez, alguns motivos para a presença das antenas parabólicas naquele estado. Conheço um pouco e também da amizade com pessoas lá residentes. E um dos motivos, segundo alguns amigos catarinenses , seriam quanto a topografia naquele estado. Um outro motivo, talvez, seja quanto a falta de mais opções televisivas, ou seja, um número reduzido de emissoras de TV presentes naquele estado. E voltando ao assunto parabólicas, recentemente, conversando com um amigo empresário do setor, com essa migração em curso, da banda C ( analógica / digital ) para a banda Ku, através da TVRO, aquele empresário afirmou que Santa Catarina estaria liderando quanto ao número de instalações na região Sul e provavelmente, também um dos principais a nível de Brasil. E creio que a partir do momento que as emissoras de TV daquele estado venham mais participar da TVRO irá aumentar a presença de mais antenas parabólicas, agora na banda Ku. Ps. 1 e necessário lembrar que a antena parabólica para uso na banda C seja também utilizada para a recepção de sinais analógicos e digitais e com uma adaptação seja também possível a recepção da banda Ku. Ps. 2 e com a informação do colega "sou eu" no dia de hoje, a respeito da nova emissora de TV no satélite B1 43 graus, a NDTV Record TV SC seja, talvez, o inicio da presença de mais emissoras de TV catarinenses na TVRO
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
1,879
3,336
Mas da Ativação do sinal digital para SC nada!! parou tudo. Queria que tivesse surpresa boa na questão do sinal digital. Especialmente para Maravilha.
Ativados reforçadores (gap-fillers) da NSC em Gov. Celso Ramos e Tijucas. Não aparece atualização no Portal BSD porque coincide com o canal da capital.
Não haverá novas ativações da NSC em 2024.
 
Membro conhecido
Aug
1,309
1,457
Ativados reforçadores (gap-fillers) da NSC em Gov. Celso Ramos e Tijucas. Não aparece atualização no Portal BSD porque coincide com o canal da capital.
Não haverá novas ativações da NSC em 2024.
Quanto a NSC (4.1) e NDTV (10.1) nåo me preocupo, pois ambas estão com os canais digitais ativados e os canais analógicos desligados. Minha maior preocupação fica com TVBV (13.1), SCC SBT (7.1) e Record News SC (2.1) que ainda não ativaram o sinal digital. Temos ainda no analógico o SCC pelo canal 7 vhf e Record News 11vhf. TVBV tínhamos o 13 vhf mas foi desativado em 2015 e não voltou mais. Só me falta dizer que esses canais digitais só será ativado em 30 de junho de 2025.
 
Membro conhecido
Aug
1,309
1,457
Boa Tarde!

Pois é... hoje já é dia 28 de fevereiro, esse mês está indo para a reta final. E, para variar, nada de novas ativações do sinal digital, nem mesmo o desligamento desse estorvo chamado sinal analógico em SC, que para mim deveria ter sido extinto a muito tempo atrás. Enquanto isso nós aqui do meio oeste, oeste e extremo oeste temos que ficar penando é complicado! Faltaria para nós aqui em Maravilha ativar o digital da TVBV (13.1) SCC SBT (7.1) e Record News SC (2.1). Canais digitais temos a NSC TV (4.1) e a NDTV (10.1) além do TV Inova SC (SEBRAE) subcanal da NDTV (10.2). de analógico temos o 7VHF (SCC SBT) e 11VHF (Record News SC) e a TVBV 13 VHF (desativado desde 2015, não retornou mais, e a digital só no sonho). Para não dizer que teve algo, teve apenas um reforço de sinal por parte da NSC TV em Tijucas e Governador Celso Ramos (e adivinhem para qual região eles pertencem... A GRANDE FLORIANÓPOLIS, pra variar). :mad:
1709135934830.png
´É pra ficar ou não revoltado!! Será que a região do Meio Oeste, Oeste e extremo Oeste vai ter que esperar até 30 de junho de 2025 para desligar o analógico e ativar o digital? AFF!!
 
Membro conhecido
Sep
1,377
1,653
Ativados reforçadores (gap-fillers) da NSC em Gov. Celso Ramos e Tijucas. Não aparece atualização no Portal BSD porque coincide com o canal da capital.
Não haverá novas ativações da NSC em 2024.
1709258598370.png1709258638190.png1709258527340.png1709258558374.png1709258499081.png A NSC BLUMENAU, a principio, já ativou todas as outorgas consignadas, no fim, pra eles só sobrou o "raspo do taxo" pra ativar, por isso de nao ser prioridade e com certeza, nas menores, só se as prefeituras interviram!!

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO​

Publicado em: 16/10/2023 | Edição: 196 | Seção: 1 | Página: 22
Órgão: Ministério das Comunicações/Gabinete do Ministro

PORTARIA Nº 10.588, DE 27 DE SETEMBRO DE 2023​

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, observado o disposto no Decreto nº 5.371, de 17 de fevereiro de 2005, na Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 2 de junho de 2023, Livro XII, e na Portaria nº 8.574, de 3 de março de 2023, e considerando o que consta do Processo nº 53115.014652/2021-33, resolve:

Art. 1º Tornar sem efeito as autorizações constantes das Portarias de autorização de canal digital das entidades relacionadas no Anexo desta Portaria, para o serviço de Retransmissão de Televisão, em tecnologia digital.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JUSCELINO FILHO​

ANEXO

UFMunicípioCanal DigitalAutorizadaCNPJ AutorizadaPortaria de AutorizaçãoCaráter
MASanto Antônio dos Lopes36TV ITAPICURU LTDA.10.461.622/0001-70PORTARIA MCOM Nº 6.341, DE 5 DE AGOSTO DE 2022Primário
MASão Domingos do Maranhão36TV ITAPICURU LTDA.10.461.622/0001-70PORTARIA MCOM Nº 5.163, DE 5 DE ABRIL DE 2022Primário
SCGuarujá do Sul20RÁDIO E TELEVISÃO BANDEIRANTES LTDA.60.509.239/0001-13PORTARIA MCOM Nº 6.058, DE 27 DE JUNHO DE 2022Primário
 
Última edição:
Membro conhecido
Oct
157
370
´É pra ficar ou não revoltado!! Será que a região do Meio Oeste, Oeste e extremo Oeste vai ter que esperar até 30 de junho de 2025 para desligar o analógico e ativar o digital? AFF!!

Crie um abaixo-assinado e divulgue em toda a região como forma de pressionar as emissoras. A gente pode auxiliar na elaboração do texto.
 
Membro conhecido
Sep
333
530
View attachment 18902View attachment 18903View attachment 18904View attachment 18905View attachment 18906
A NSC BLUMENAU, a principio, já ativou todas as outorgas consignadas, no fim, pra eles só sobrou o "raspo do taxo" pra ativar, por isso de nao ser prioridade e com certeza, nas menores, só se as prefeituras interviram!!

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO​

Publicado em: 16/10/2023 | Edição: 196 | Seção: 1 | Página: 22
Órgão: Ministério das Comunicações/Gabinete do Ministro

PORTARIA Nº 10.588, DE 27 DE SETEMBRO DE 2023​

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, observado o disposto no Decreto nº 5.371, de 17 de fevereiro de 2005, na Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 2 de junho de 2023, Livro XII, e na Portaria nº 8.574, de 3 de março de 2023, e considerando o que consta do Processo nº 53115.014652/2021-33, resolve:

Art. 1º Tornar sem efeito as autorizações constantes das Portarias de autorização de canal digital das entidades relacionadas no Anexo desta Portaria, para o serviço de Retransmissão de Televisão, em tecnologia digital.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JUSCELINO FILHO​

ANEXO

UFMunicípioCanal DigitalAutorizadaCNPJ AutorizadaPortaria de AutorizaçãoCaráter
MASanto Antônio dos Lopes36TV ITAPICURU LTDA.10.461.622/0001-70PORTARIA MCOM Nº 6.341, DE 5 DE AGOSTO DE 2022Primário
MASão Domingos do Maranhão36TV ITAPICURU LTDA.10.461.622/0001-70PORTARIA MCOM Nº 5.163, DE 5 DE ABRIL DE 2022Primário
SCGuarujá do Sul20RÁDIO E TELEVISÃO BANDEIRANTES LTDA.60.509.239/0001-13PORTARIA MCOM Nº 6.058, DE 27 DE JUNHO DE 2022Primário
Falta Nova Trento
 
Top