HDTV em Campinas e Região

Membro conhecido
Mar
1,501
2,352
Outro detalhe é que pelo menos aqui na minha cidade, os canais eram ímpares (somente depois, com as retransmissoras da TV Canção Nova, do Futura, da Rede Família e da Rede 21 é que Rio Claro teve canais pares, além, claro, do 10 VHF).

Membro conhecido
Mar
1,501
2,352
Enfim, para comparar, a lista de canais de Rio Claro em abril de 2006:

10 VHF - EPTV Central/Globo
13 VHF - Rede Vida
19 UHF - TV Rio Claro/TVE Brasil
23 UHF - Rit TV
25 UHF - TVB Campinas/SBT
27 UHF - Record Campinas ¹/Record
29 UHF - Band Campinas/Band
35 UHF - Cultura
40 UHF - Futura
42 UHF - Rede 21
44 UHF - Rede Família
47 UHF - TV Gazeta SP
50 UHF - TV Canção Nova
53 UHF - Rede TV
55 UHF - Rede Opinião²/STV (Sesc/Senac)
57 UHF - MTV Brasil

Notas:

1. Geradora ilegal da Record, lacrada pela Anatel em 2009 e substituída pela Record SP.
2. Rebatizada para TV Conecta em 2022.

Membro conhecido
Mar
1,501
2,352
Outra coisa que percebi é que a TVB e a Band Campinas geravam comerciais diferentes nos horários locais para as cidades da região metropolitana de Campinas e para as demais cidades nos anos 2000.

A Band, inclusive, chegou até a ter estúdios em Araras, Rio Claro e em mais 2 cidades onde não me lembro, por volta de 2004.

Porém, depois que a Anatel advertiu a Record, decretando assim o fim da Record Campinas e de seus comerciais locais, a TVB e a Band voltaram a retransmitir integralmente o sinal de Campinas.

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
Entrei em contato com o CMU da Unicamp que tem guardados jornais de Campinas nos
anos 70.Entrei em contato pra saber os canais de TV da cidade que eram publicados,mas,
não quiseram me responder por email-sou de Atibaia.Só dá pra saber indo pessoalmente
em Campinas.Isso é um absurdo!!!!!!!!!!!!

Membro
Jan
22
42
Sim, a Band começou a fazer isso nos anos 2000, inserir comerciais e até mesmo programação local para as principais cidades na área de cobertura, tudo partia dos estúdios de Campinas mas era direcionado para as retransmissoras através do link microondas. A Record fazia o mesmo, porém partia da sede em São Paulo.

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
Gotardi,se não me engano estas 2 cidades onde a Band tinha estúdios locais eram Jundiaí
e Bragança Paulista.A RBS TV em SC tinha estúdios locais em Tubarão,Jaraguá do Sul e Itajaí.
E quem é de Campinas e não quer ver a Cultura de Araraquara pode ver a Cultura transmitindo
sua programação 100% da capital pelo Canal 10.3 da Multicultura-MUITO MELHOR.

Membro
Jun
24
28
Hoje cedo percebi que os canais TV Aparecida e Rit do auto intitulado missionário RR Soares, estão pegando no canal 41. Os dois com canal virtual 41.1 com potência muito forte. Um prato cheio pra quem quer aprender receitas, participar de novenas e ajudar a construir novos templos na TV Aparecida ou pra quem quer ajudar o missionário a comprar mais um avião e melhorar a sua posição no ranking de milionários da Forbes.

Até semana passada aqui no meu bairro a TV Aparecida só pegava as vezes no final da tarde. Pra assisti-la com bom sinal tinha que morar a antena pra Sumaré, mas, eu perdia RedeTV e Cultura. Agora tá pegando lindo tanto na antena de cima da casa apontada pro São Gabriel quando na interna do meu quarto.

A RedeTV infelizmente não está pegando em nenhuma das TVs por aqui. Só pega as vezes mas quando pega o sinal tá sempre forte.

Novo membro
Jul
2
2
Moro no Vida Nova, região do ouro verde. Por aqui a Rit tbm notei ontem a noite. A TV Aparecida já pegava mas o sinal agora tá bom não congela mais. Não tenho certeza se é o sinal de Sumaré pq minha antena está apontada pra antena da EPTV em Campinas. O próprio antenista fez pra mim dizendo que era a posição onde eu pegaria mais canais. A RedeTV aqui não pega quase nunca. Parece que os funcionários estao sempre de greve e desligam a antena. Em compensação canal de pastor tem um monte. Até o canal dos presidiários da Renascer esta pegando no 22.

Membro
Jun
24
28
A TV Aparecida não era no 40.1? E a Boas Novas, está em qual canal?
A TV Boas novas está pegando no canal 26.2 com uma imagem de quinta categoria. Parece imagem de câmera de vigilância. Já no 26.1 tá passando a TV Patati e Patatá com imagem muito boa.

Alguém sabe uma antena boa interna que eu consiga sintonizar a RedeTV? Gosto do RedeTV News e o Leitura Dinâmica. Mas essa porcaria fica mais fora do ar do que no ar.

Membro conhecido
Mar
2,389
4,270
A TV Boas novas está pegando no canal 26.2 com uma imagem de quinta categoria. Parece imagem de câmera de vigilância. Já no 26.1 tá passando a TV Patati e Patatá com imagem muito boa.
Acho que ele quis saber da outra Boas Novas, a antiga TV 41, que pegava no 41.1 e não esse subcanal do 26.

Membro
Jun
24
28
Acho que ele quis saber da outra Boas Novas, a antiga TV 41, que pegava no 41.1 e não esse subcanal do 26.
É justamente o que eu disse. O canal 41 está exibindo a TV Aparecida e a Rit. A Boas novas agora está no sub canal 26.2 com uma qualidade de imagem lixo.

Membro conhecido
Sep
1,728
2,452
É justamente o que eu disse. O canal 41 está exibindo a TV Aparecida e a Rit. A Boas novas agora está no sub canal 26.2 com uma qualidade de imagem lixo.
na verdade esse canal 41 era pra ser a mesma "TV Patati Patata" do 26, que nao engano foi comprado, pelo grupo!

Membro conhecido
Feb
2,596
3,366
Colega, complicado indicar antena interna. Em casos extremos e na impossibilidade da instalação de antena externa, óbvio, do lado externo da casa, ainda assim prefiro a utilização de antena externa mesmo que dentro de casa. E muiiiito mais barato do que algumas antenas internas " milagrosas". E uma outra solução, se possível por aí, agregar a TVRO ao seu sistema de recepção de sinais de TV.

Membro conhecido
Mar
2,389
4,270
Certo. E essa TV Aparecida no 41.1 é a TV Orquídea de Sumaré que pegava no 40.1 (34 físico), ou está no 41 físico mesmo?

Membro
Jun
24
28
Certo. E essa TV Aparecida no 41.1 é a TV Orquídea de Sumaré que pegava no 40.1 (34 físico), ou está no 41 físico mesmo?
Não consigo saber porque a minha tv não mostra nem a frequência e nem o número físico. Só aparece o virtual. Mas dias atrás só pegava a TV Aparecida aqui no bairro se mirasse a antena pra Sumaré. Agora está pegando com toda força sem congelar no 41.1. A RIT também pega no canal virtual 41.1 e apareceu ontem do nada. Tenho dois 41.1 que somando não vale 1 real.

Enquanto isso a RBTV e a ISTV não chegam nunca. Elas tem bons filmes e séries no acervo mesmo exibindo telecultos e vendas de remédios milagrosos ainda valem a pena.

Membro ativo
Jun
250
205
Sim isso foi em 2005.Era em Araras e mais duas cidades fora Campinas que era a sede depois acabou.Sobre a faixa VHF aqui em Araras quase nunca chegou a ter canais nessa faixa foi ter somente em 2012 com a volta da MTV Brasil que tinha aqui na década de 90 e estava fora desde 2006 aqui e ficou no ar até 2018 com a ideal TV as antenas analógicas aqui apesar de ser UHF as pessoas conseguia sintonizar esse único canal.Aliás no Wikipedia tem o histórico dos canais analógicos de algumas cidades.

Membro ativo
Jun
250
205
na verdade esse canal 41 era pra ser a mesma "TV Patati Patata" do 26, que nao engano foi comprado, pelo grupo
O canal 41 de Campinas era da emissora de Pirassununga do mesmo grupo que foi descontinuado.Formou uma emissora só que está no lugar das concessões da extinta Ei.Como Campinas tem os dois canais então só um é utilizado em SP em Campinas nos canais do Ei e Limeira e Leme nos canais que era da TV 41.Todas com a Boas Novas que aliás aqui está em HD puxando sinal de Leme.

Última edição:
Membro
Jun
24
28
Passei fake news ontem. O canal que está passando a RIT do missionário RR $oare$ e a TV Aparecida aqui na Região do Pq Santa Barbara / Jd Rosolém é o 40.1. Os dois no virtual 40.1. O 41 aqui não chega nada.

Membro conhecido
Mar
5,013
10,703
User Vip
Passei fake news ontem. O canal que está passando a RIT do missionário RR $oare$ e a TV Aparecida aqui na Região do Pq Santa Barbara / Jd Rosolém é o 40.1. Os dois no virtual 40.1. O 41 aqui não chega nada.

Talvez a RIT não saiba que existe o sinal da TV Cidade Orquídea no 40.1, vindo de Sumaré e cobrindo Campinas parcialmente.

Mas isso não é problema, visto que não causa interferência pelo canal virtual ser o mesmo.