Moderador
- Sep
- 1,550
- 3,414
Staff member
Acho que não é mensal não, más o que falam que mais pesa é o aluguel de Torres. Lembro me que quando a Rit tava procurando torre para alugar aqui, pois a Oi tinha vendidos as operações de suas Torres e a nova direção proibiu retransmissoras nelas.Taxa de Fiscalização e Funcionamento da estação. Me parece que é cobrada mensalmente pela Anatel. Não sei quanto.
Pois é... A Rit deve pagar uns 20 mil, a Aratu paga caro pra usar um transmissor de 700 watts.Imagina a RIT em Feira que tem 2.2 kW no TX.
Hoje as emissoras pagam em média 300 mil reais mês para terem o sinal no satélite, esse foi um dos motivos que fez a TVE mudar de satélite e pagar 150 mil mês no etelsat.Esse é o slide do projeto de interiorização da TVE. Tem um tempo já, os preços tão defasados.
Projeto de Interiorização | Tve
INTERIORIZAÇÃO DO SINAL INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIAwww.calameo.com
View attachment 16554
View attachment 16551
E se algumas das emissoras de TV optarem atualmente pela banda Ku, entenda-se a tal da TVRO irá desembolsar menos de um terço desse último valor citado acima. E falam por aí que naquele outro satélite, sim, aquele mesmo, o valor seja lá bem menor, algo próximo da metade do outro satélite concorrente. Será? Pois é. Conclusão: e só não sobe quem não quer, óbvio, quando trata-se da banda Ku da TVRO.Hoje as emissoras pagam em média 300 mil reais mês para terem o sinal no satélite, esse foi um dos motivos que fez a TVE mudar de satélite e pagar 150 mil mês no etelsat.
Na última linha convidei os amigos do fórum a fazerem suas considerações, e deixei as minhas próprias para um outro post para não poluir, vamos lá:Farei um título igual aqueles sites sensacionalistas:
EXCLUSIVO: Os preços do Digitaliza Brasil
- Torre 20m 20.636,00
- Antena Irradiante 12.980,00
- Abrigo 28.736,00
- No-break Engetron 6 kVA 19.000,00
Equipamentos para recepção e transmissão dentro do abrigo (Total 185.706,04), na ordem da foto:
- Transmissor (1 rack + 1 fonte + 4 módulos) 160.648,88
- Telessupervisão 6.148,95
- Switch Ethernet 504,14
- Receptor 5 canais 7.182,95
- Combiner 4 Ch 11.221,12
Para os canais do governo (Total 9.160,40):
Total geral: 276.218,44
- Parabólicas Fibra LeroSat 2,20m (2 un) 5.510,40
- Iluminador Duplo Banda C LeroSat 1.500,00
- LNB Banda C 2.050,00
- Divisor 100,00
Considerações???
O engenheiro da TVE (ex TV Bahia) disse que a TV Bahia escolheu um FEC inferior para diminuir de 90 para 70 mil a subida para o satélite.Hoje as emissoras pagam em média 300 mil reais mês para terem o sinal no satélite, esse foi um dos motivos que fez a TVE mudar de satélite e pagar 150 mil mês no etelsat.
Só depois que postei vi a post do @1053dbr
- O custo para as emissoras das vagas ociosas, que as afiliadas baianas menos afortunadas estão evitando, ficaria em: (1) um módulo transmissor compatível (não consegui o preço individual, mas por cima daria uns 40 mil?; (2) um novo combiner? Já que o atual abarca apenas 4 canais, um igual custaria mais 11 mil; (3) fora isso, os gastos legais (que não sei quanto) e os equipamentos de recepção, qual seria o total do investimento? Não ficaria perto dos 100 mil como antes previsto, pelo menos ficaria menos do que colocar fora do Digitaliza.
Será que a comparação com minha estimativa extremamente superficial do custo para entrar pelas vagas ociosas do Digitaliza Brasil versus essa expectativa de custo feita pela TVE, mesmo que antiga, meio que "comprova" minha teoria de que as vagas ociosas ainda poderiam ser uma opção mais econômica? Será que as cidades onde a TVE estimou os custos menores seriam as que possuíam alguma possibilidade de compartilhamento? De que, além da torre e abrigo?
A TVE tem muitas Torres pelo interior da Bahia e pra ela isso não é um problema, e onde a prefeitura é da mesma coligação partidária a conta de energia estará paga.Só depois que postei vi a post do @1053dbr
Será que a comparação com minha estimativa extremamente superficial do custo para entrar pelas vagas ociosas do Digitaliza Brasil versus essa expectativa de custo feita pela TVE, mesmo que antiga, meio que "comprova" minha teoria de que as vagas ociosas ainda poderiam ser uma opção mais econômica? Será que as cidades onde a TVE estimou os custos menores seriam as que possuíam alguma possibilidade de compartilhamento? De que, além da torre e abrigo?
Queria que a TVE RS tivesse uma cobertura igual o da TVE BAEsse é o slide do projeto de interiorização da TVE. Tem um tempo já, os preços tão defasados.
Projeto de Interiorização | Tve
INTERIORIZAÇÃO DO SINAL INSTITUTO DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA DA BAHIAwww.calameo.com
View attachment 16554
View attachment 16551
Tive Bahia sempre teve um apoio grande pelo governo do estado , independente do partido , sempre houve investimento pela Tv publica . Mas sinto falta quando era tv cultura como afiliada .Queria que a TVE RS tivesse uma cobertura igual o da TVE BA
Aqui em Itabuna o sinal da Tve Ba nas outras gestões do governo não funcionava.Tive Bahia sempre teve um apoio grande pelo governo do estado , independente do partido , sempre houve investimento pela Tv publica . Mas sinto falta quando era tv cultura como afiliada .
O Canal Gov tá carregado em HD no mux da TVE do Eutelsat. No futuro eles podem disponibilizar como sub-canal nas retransmissoras.O engenheiro da TVE (ex TV Bahia) disse que a TV Bahia escolheu um FEC inferior para diminuir de 90 para 70 mil a subida para o satélite.
ConcordoEm partes essa mudança não foi tão boa.
As pessoas perdem o Canal Gov, Canal Educação e Canal Saúde, perdendo um canal uma vez que eu meu ver a rádio não conta.
E o Canal Educação consegue ser melhor que o Educa Bahia.
Outra questão é canais duplicados, tem cidades que pegam o mux da EBC e do IRDEB, a irdeb assumindo vai ficar pior ainda.
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?