Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

FM ESTENDIDA: Realidade ou Enrolação?

Membro conhecido
Oct
573
296
Gostaria de saber dos colegas sobre a oferta de rádios FM com faixa estendida. Ao que parece, somente a brasileira Motobrás oferece aparelhos com essa capacidade. Receptores antigos que sintonizavam o som da TV dos canais VHF 4 ao 6 estão no páreo.

A Gradiente embarcou nessa onda, no passado. Chegou a produzir "Systems" populares com a capacidade de capturar sons da TV desde o canal 2 até o canal 13. Mas, a alegria durou pouco e estas versões foram descontinuadas...

E quanto aos aparelhos celulares? onde encontrar aplicativos?

Há também o caso d e uma "dama perdida": Rádio Cultura Brasil.
Há muito tempo (põem tempo nisso), a Rádio Cultura AM transmitia em ondas curtas em 49 metros, de modo a permitir a audição de sua excelente programação pelo Estado de São Paulo inteiro.

Desligaram as ondas curtas... o canal da Rádio Cultura Brasil na Internet foi estranhamente "apropriado" pelo UOL da Folha de São Paulo. Conseguir um canal vago para ouví-la é uma aventura!

Há mais de um ano a Rádio Cultura Brasil opera na faixa estendida em 77,9 MHz.
Bravo! Mas quem consegue ouví-la? Parece que o sinal é muito fraco...
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
1,805
3,203
Tenho visto celulares Samsung e Motorola com FM estendido mas são aparelhos com alguns anos, lançamentos não sei como estão, isto é, se tem o app do rádio. De TV sei que não vem mais desde 2020.
A ind´ústria automotiva parece que também não colabora muito, o rádio do Up 2020 da minha irmã começa a sintonia em 87,7, não esperava isso de uma marca como a VW.
 
Membro ativo
Sep
58
159
Gostaria de saber dos colegas sobre a oferta de rádios FM com faixa estendida. Ao que parece, somente a brasileira Motobrás oferece aparelhos com essa capacidade. Receptores antigos que sintonizavam o som da TV dos canais VHF 4 ao 6 estão no páreo.

A Gradiente embarcou nessa onda, no passado. Chegou a produzir "Systems" populares com a capacidade de capturar sons da TV desde o canal 2 até o canal 13. Mas, a alegria durou pouco e estas versões foram descontinuadas...

E quanto aos aparelhos celulares? onde encontrar aplicativos?

Há também o caso d e uma "dama perdida": Rádio Cultura Brasil.
Há muito tempo (põem tempo nisso), a Rádio Cultura AM transmitia em ondas curtas em 49 metros, de modo a permitir a audição de sua excelente programação pelo Estado de São Paulo inteiro.

Desligaram as ondas curtas... o canal da Rádio Cultura Brasil na Internet foi estranhamente "apropriado" pelo UOL da Folha de São Paulo. Conseguir um canal vago para ouví-la é uma aventura!

Há mais de um ano a Rádio Cultura Brasil opera na faixa estendida em 77,9 MHz.
Bravo! Mas quem consegue ouví-la? Parece que o sinal é muito fraco...

Oi Jonas, a maioria dos celulares atuais já vem com o dial estendido. Alguns aparelhos até com mais de 2 anos de uso também tiveram a atualização recente, como é o caso da Samsung. O meu aparelho é simples, da Samsung modelo A10 de 2019 e que desde fevereiro desse ano conta com o dial estendido. A Motorola é a mais completa e pioneira na questão dos dials.
Tenho também um radio FM com entrada USB da marca Mondial. Esse aparelho é simples mas bem seletivo, sintoniza as emissoras com facilidade. Ele é de 2018 mas já contava com o dial estendido.
E comprei no final de 2018 um Tecsun PL 380 que é excelente na sintonia.

Consigo captar aqui em Jundiaí com sinal quase nulo:

77,5 - Capital AM (1040) mas que em poucas semanas será um canhão, com transmissão no Pico do Jaraguá
79,9 - Nova Difusora de Osasco (1540 AM)

Sinal fraco:
77,9 - Cultura Brasil (1200 AM)
80,7 - Super Radio (1150 AM)
80,9 - RBC de Ibiúna (1350 AM)
86,3 - Bandeirantes São Paulo (840 AM) ainda em testes

Com sinal bom:
82,9 - Mix AM de Limeira (770 AM)
85,7 - Bandeirantes de Campinas (1170 AM)
87,1 - Nacional AM de Brasília (do Pico do Jaraguá)

Essas sintonias são possíveis procurando os melhores pontos da residência ou apto.

Mas instale o aplicativo Radiosnet no celular, É bem fácil de usar e lá você pode favoritar a Cultura Brasil e ouvi-la em alto e bom som.



 
Última edição:
Membro conhecido
Oct
573
296
Tenho também um radio FM com entrada USB da marca Mondial. Esse aparelho é simples mas bem seletivo, sintoniza as emissoras com facilidade. Ele é de 2018 mas já contava com o dial estendido.
E comprei no final de 2018 um Tecsun PL 380 que é excelente na sintonia.

Consigo captar aqui em Jundiaí com sinal quase nulo:

77,5 - Capital AM (1040) mas que em poucas semanas será um canhão, com transmissão no Pico do Jaraguá
79,9 - Nova Difusora de Osasco (1540 AM)

Sinal fraco:
77,9 - Cultura Brasil (1200 AM)
80,7 - Super Radio (1150 AM)
80,9 - RBC de Ibiúna (1350 AM)
86,3 - Bandeirantes São Paulo (840 AM) ainda em testes

Com sinal bom:
82,9 - Mix AM de Limeira (770 AM)
85,7 - Bandeirantes de Campinas (1170 AM)
87,1 - Nacional AM de Brasília (do Pico do Jaraguá)

Essas sintonias são possíveis procurando os melhores pontos da residência ou apto.

Mas instale o aplicativo Radiosnet no celular, É bem fácil de usar e lá você pode favoritar a Cultura Brasil e ouvi-la em alto e bom som.
Muito obrigado pela dicas e tabela, Sandro!

O Rádio Tecsun é um sonho de consumo, mas a grana anda muito curta!

Meu rádio Motobrás captura as antigas faixas de som de TV dos canais VHF 4, 5 e 6. Mas padece de baixa seletividade, de modo que captura a frequência imagem (frequência de sintonia - duas FIs) ou (f-2 IF) ou (f-21,4 MHz) das emissoras que operam no fim do dial.

Por exemplo:
Rádio Antena 1 de Campinas:

107,9 MHz - 21,4 MHz = 86,6 MHz.

A "imagem", isto é: o som da Rádio Antena 1 aparece na faixa estendida em 86,6 MHz como sinal interferente. Somente bons receptores com dupla sintonia de RF são capazes de eliminar a "frequencia imagem", como é o caso dos receptores TECSUN.

Tenho um smartphone em casa, o qual permite a audição da faixa estendida quando ajusto o rádio para a faixa japonesa.

Vou tentar "caçar" essas emissoras aqui de casa. Meu maior problema é que moro em um condomínio no qual grassa interferências de toda espécie. Se nada der certo, tentarei fazer uma "reportagem" na casa do mano Zé Luiz.

Antes tarde do que nunca...
Cometi um deslize quando citei o UOL como único provedor da Rádio Cultura Brasil. Na verdade, o provedor UOL aumenta os canais de acesso à Rádio Cultura Brasil.
 
Última edição:
Membro conhecido
Oct
573
296
Baseado na postagem do colega Sandro19, aproveitei o corte de energia no condomínio onde moro, a fim de fazer minha "reportagem" desde o Bairro Eloy Chaves, em Jundiaí SP. Utilizei um smarthone ASUS e ajustei a recepção do rádio para a faixa de FM japonesa.

Sinais Altos e Claros

FM 82,9 MHz - Mix Limeira, SP - AM 770 kHz

FM 85,7 MHz - Band Campinas, SP - AM 1170 kHz

FM 87,1 MHz - Rádio Nacional de Brasília - Pico do Jaraguá, Zona Oeste da Capital de São Paulo

Sinal Fraco

80.9 MHz - Ibiúna - AM 1350 kHz

Foi uma grata surpresa ouvir em alto e bom som a Rádio Nacional de Brasília, cujos transmissores se encontram no Pico do Jaraguá. Engraçado é saber que as antigas torres da Band, Cultura e Globo estão no local, bem como os edifícios que abrigam os transmissores. Logo, assim como fez a Rádio Nacional, se houver interesse das emissoras paulistas, é possível transmitir a faixa de FM estendida para a capital e boa parte do interior, num raio de alcance maior de 60 Km.
 
Membro ativo
Sep
58
159
Baseado na postagem do colega Sandro19, aproveitei o corte de energia no condomínio onde moro, a fim de fazer minha "reportagem" desde o Bairro Eloy Chaves, em Jundiaí SP. Utilizei um smarthone ASUS e ajustei a recepção do rádio para a faixa de FM japonesa.

Sinais Altos e Claros

FM 82,9 MHz - Mix Limeira, SP - AM 770 kHz

FM 85,7 MHz - Band Campinas, SP - AM 1170 kHz

FM 87,1 MHz - Rádio Nacional de Brasília - Pico do Jaraguá, Zona Oeste da Capital de São Paulo

Sinal Fraco

80.9 MHz - Ibiúna - AM 1350 kHz

Foi uma grata surpresa ouvir em alto e bom som a Rádio Nacional de Brasília, cujos transmissores se encontram no Pico do Jaraguá. Engraçado é saber que as antigas torres da Band, Cultura e Globo estão no local, bem como os edifícios que abrigam os transmissores. Logo, assim como fez a Rádio Nacional, se houver interesse das emissoras paulistas, é possível transmitir a faixa de FM estendida para a capital e boa parte do interior, num raio de alcance maior de 60 Km.
@Jonas Paulo Negreiros A estrutura no Pico do Jaraguá, que por muito tempo abrigou as TVs Cultura, Globo e Bandeirantes, além das FMs Cultura 88,9 MHz e posteriormente 103,3 MHz, a Usp 93,7 MHz e Bandeirantes 96,1 MHz estava somente com a Usp 93,7 MHz por lá. Agora tem a Nacional 87,1 MHz e em poucas semanas terá a Capital 77,5 MHz com classe E2 e bastante potência. Possivelmente teremos até mais algumas migrantes nesse ponto, pelo fato da Av. Paulista estar bem congestionado de TVs e FMs.
 
Membro ativo
Sep
58
159
Muito obrigado pela dicas e tabela, Sandro!

O Rádio Tecsun é um sonho de consumo, mas a grana anda muito curta!

Meu rádio Motobrás captura as antigas faixas de som de TV dos canais VHF 4, 5 e 6. Mas padece de baixa seletividade, de modo que captura a frequência imagem (frequência de sintonia - duas FIs) ou (f-2 IF) ou (f-21,4 MHz) das emissoras que operam no fim do dial.

Por exemplo:
Rádio Antena 1 de Campinas:

107,9 MHz - 21,4 MHz = 86,6 MHz.

A "imagem", isto é: o som da Rádio Antena 1 aparece na faixa estendida em 86,6 MHz como sinal interferente. Somente bons receptores com dupla sintonia de RF são capazes de eliminar a "frequencia imagem", como é o caso dos receptores TECSUN.

Tenho um smartphone em casa, o qual permite a audição da faixa estendida quando ajusto o rádio para a faixa japonesa.

Vou tentar "caçar" essas emissoras aqui de casa. Meu maior problema é que moro em um condomínio no qual grassa interferências de toda espécie. Se nada der certo, tentarei fazer uma "reportagem" na casa do mano Zé Luiz.

Antes tarde do que nunca...
Cometi um deslize quando citei o UOL como único provedor da Rádio Cultura Brasil. Na verdade, o provedor UOL aumenta os canais de acesso à Rádio Cultura Brasil.
O meu celular Samsung A10 depois da atualização que trouxe o dial estendido ficou com o problema que você citou acima. Algumas FMs mais potentes do dial convencional rebatem o sinal no dial estendido. Ex, a 105 FM (105,1) pega também nos 76,7 em alguns pontos de Jundiaí. Assim como a Vibe Mundial 95,7 e Gospel FM 90,1 se misturam também em outro ponto.
 
Membro conhecido
Mar
1,142
1,180
Baseado na postagem do colega Sandro19, aproveitei o corte de energia no condomínio onde moro, a fim de fazer minha "reportagem" desde o Bairro Eloy Chaves, em Jundiaí SP. Utilizei um smarthone ASUS e ajustei a recepção do rádio para a faixa de FM japonesa.
(...)

Foi uma grata surpresa ouvir em alto e bom som a Rádio Nacional de Brasília, cujos transmissores se encontram no Pico do Jaraguá. Engraçado é saber que as antigas torres da Band, Cultura e Globo estão no local, bem como os edifícios que abrigam os transmissores. Logo, assim como fez a Rádio Nacional, se houver interesse das emissoras paulistas, é possível transmitir a faixa de FM estendida para a capital e boa parte do interior, num raio de alcance maior de 60 Km.

Isso é uma coisa que sempre comentei: se todas emissoras ficassem no Pico do Jaraguá, possivelmente o horizonte de São Paulo seria um pouco menos poluído de torres de emissoras. Se ficassem todas ali, padronizaria a sintonia em um só ponto.
 
Membro conhecido
Oct
573
296
Isso é uma coisa que sempre comentei: se todas emissoras ficassem no Pico do Jaraguá, possivelmente o horizonte de São Paulo seria um pouco menos poluído de torres de emissoras. Se ficassem todas ali, padronizaria a sintonia em um só ponto.
Pois é, FeestDJ...

Lembro-me quando trabalhava na Philips de Guarulhos, na linha de montagem de "Radiofones", lá pelos início dos anos 1970 (faz tempo, hein?). Ouvía-mos a Rádio Eldorado, Imprensa e Difusora (Grupo Associados) com clareza e pureza sonora extraordinária! A Difusora, por exemplo, operava com míseros 10 kW desde o Bairro do Sumaré e som era fantástico! A distância em linha reta com a Fábrica e a Paulista era de aproximadamente uns 20 km.

O aumento de emissoras de Rádio e TV na Av. Paulista, aumento de potência entre elas, aumentou em muito o ruído e interferência entres as mesmas. Na ponta do ouvinte, o péssimo resultado sonoro em função da queda de qualidade dos receptores de FM "de baixo custo", tornaram essa mídia sofrível em termos de resultado final .

Tive a oportunidade de conhecer um engenheiro da IBRAPE (grupo de componentes da Philips), Sr. Moreyra, se não falha minha péssima memória, que nos relatou um experimento digno de nota:

Nosso amigo engenheiro combinou com os técnicos da Rádio Eldorado FM para transmitir o conteúdo de um disco de vinil, sem fazer a usual compressão do áudio na mesa de som. Na casa do sr. Moreyra, a alguns quilômetros do transmissor da Eldorado, ele registrou o conteúdo recebido de um receptor de FM analógico, dotado de um "detetor de relação" de alta linearidade, em um gravador de fita magnética semi-profissional. O resultado final, comparando-se o som direto capturado do mesmo disco de vinil e a reprodução do gravador de fita era praticamente o mesmo. Um dinâmica sonora estimada em 60 decibéis ou mais!

Temos a esperança de que o FM digital venha resgatar a qualidade sonora dos bons tempos. E, naturalmente, que o conteúdo dessa mídia melhore um pouco mais...
 
Última edição:
Membro ativo
Sep
58
159
Isso é uma coisa que sempre comentei: se todas emissoras ficassem no Pico do Jaraguá, possivelmente o horizonte de São Paulo seria um pouco menos poluído de torres de emissoras. Se ficassem todas ali, padronizaria a sintonia em um só ponto.
Infelizmente as TVs optaram pela Paulista para ter cobertura mais uniforme no ABC e Zona Sul com a polarização circular. Já as FMs talvez foram orientadas para migrar para a Paulista pela "facilidade" de manutenção dos equipamentos, centralizados na mesma região e próximos dos estúdios. E também para se "caber" mais FMs nas redondezas da Capital pois o sinal ia longe para o interiorzão via Pico do Jaraguá. Já na Paulista ele fica mais restrito a Grande São Paulo.
 
Membro conhecido
Sep
453
434
Tenho visto celulares Samsung e Motorola com FM estendido mas são aparelhos com alguns anos, lançamentos não sei como estão, isto é, se tem o app do rádio. De TV sei que não vem mais desde 2020.
A ind´ústria automotiva parece que também não colabora muito, o rádio do Up 2020 da minha irmã começa a sintonia em 87,7, não esperava isso de uma marca como a VW.
Não pega nem as rádios comunitárias em 87.5, que faz tempo usam essa frequência. Pra pegar 87.5 nos rádios VW, tem que mudar ele pro modo europeu (só que aí o AM fica em passos de 9 kHz).
 
Membro conhecido
Mar
1,142
1,180
Sobre o caso da faixa nos celulares, um conhecido meu possui um Samsung Galaxy A70 (Android 11) e 'misteriosamente' recebeu atualização na FM no final do ano passado. E nem houve nenhum tipo de aviso, como costumeiramente ocorre quando tem atualização de segurança etc.

Foi até uma surpresa ver isso, já que a Samsung 'meio que' dava impressão ter largado mão de sistemas abaixo do Android 12.
 
Membro conhecido
Mar
1,805
3,203
Sobre o caso da faixa nos celulares, um conhecido meu possui um Samsung Galaxy A70 (Android 11) e 'misteriosamente' recebeu atualização na FM no final do ano passado. E nem houve nenhum tipo de aviso, como costumeiramente ocorre quando tem atualização de segurança etc.

Foi até uma surpresa ver isso, já que a Samsung 'meio que' dava impressão ter largado mão de sistemas abaixo do Android 12.
Não largou não, comentei faz um certo tempo sobre o app do rádio do meu A30 ter recebido a faixa estendida. Ele roda Android 11.
 
Top