Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

DX-TV Digital/Analógico e Rádio AM/FM

Membro conhecido
Aug
469
527
Tópico para discutir a propagação da tv digital e analógica, rádio AM, FM, DRM, ondas tropicais e curtas, sobre a capitação de sinais em longas distâncias.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
469
527
Em 18 de maio deste ano, numa segunda-feira eu sintonizei alguns canais digitais da grande são paulo e de santos no meu smartphone sintonizados aqui em são josé no estado de santa catarina cerca de mais 400 Km em linha reta das torres das emissoras até aonde eu moro, postei os prints dos canais sintonizados no tópico DX-TVD e no outro tópico o HDTV em Florianópolis ambos do antigo HT forum, a propagação naquele dia começou às 14:00 da tarde e foi cerca de 21:00 da noite, mas a propagação ficou mais forte a partir das 18:00, foi uma das maiores propagações de sinais para tv digital que eu já presenciei na vida.
 
Última edição:
Membro ativo
Sep
116
164
Em 18 de maio deste ano, numa segunda-feira eu sintonizei alguns canais digitais da grande são paulo e de santos no meu smartphone sintonizados aqui em são josé no estado de santa catarina cerca de mais 400 Km em linha reta das torres das emissoras até aonde eu moro, postei os prints dos canais sintonizados no tópico DX-TVD e no outro tópico HDTV em Florianópolis ambos do antigo HT forum, a propagação naquele dia começou às 14:00 da tarde e foi cerca de 21:00 da noite, mas a propagação ficou mais forte a partir das 18:00, foi uma das maiores propagações de sinais para tv digital que eu já presenciei na vida.
Já sintonizei o SBT de Cabo Frio a 202 Km de onde moro São Francisco de Itabapoana RJ
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
469
527
Já de rádio a maior propagação foi quando eu sintonizei no rádio da NKS do modelo PCD-2323 uma emissora da argentina na frequência de 1620 kHz com o sinal médio, na época da propagação eu ainda morava na minha terra natal, belém do pará.

Na época também capitava as emissoras de rádio AM paulistas, cariocas (inclusive a rádio globo quando estava operando na frequência de 1220 kHz e a CBN rio em 860 kHz, ambos com sinal médio, as frequências já foram desativadas), brasilienses, cearenses e maranhenses, além de capitar uma rádio de outro país a transmundial de bonaire nas antilhas holandesas na frequência de 800 kHz com o sinal médio.

Atualmente eu moro em são josé no estado de santa catarina e eu não tenho nenhum receptor de rádio AM, para ouvir as emissoras nesta faixa eu dependendo dos websdr (se tiver disponível a recepção em onda média) que estão ativos na internet.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
469
527
Já de rádio a maior propagação foi quando eu sintonizei no rádio da NKS do modelo PCD-2323 uma emissora da argentina na frequência de 1620 kHz com o sinal médio, na época da propagação eu ainda morava na minha terra natal, belém do pará.

Na época também capitava as emissoras de rádio AM paulistas, cariocas (inclusive a rádio globo quando estava operando na frequência de 1220 kHz e a CBN rio em 860 kHz, ambos com sinal médio, as frequências já foram desativadas), brasilienses, cearenses e maranhenses, além de capitar uma rádio de outro país a transmundial de bonaire nas antilhas holandesas na frequência de 800 kHz com o sinal médio.

Atualmente eu moro em são josé no estado de santa catarina e eu não tenho nenhum receptor de rádio AM, para ouvir as emissoras nesta faixa eu dependendo dos websdr (se tiver disponível a recepção em onda média) que estão ativos na internet.
Que inclusive os websdr me ajuda a ver as recepções de rádios em ondas curtas, tropicais e médias, já que eu não possui nenhum receptor de rádio que pegue nessas faixas citadas.
 
Última edição:
Membro ativo
Sep
122
206
Em Campo Grande MS sintonizei a Rádio Buenos Aires AM 1350

Alguns anos atrás sintonizei aqui em Presidente Venceslau-SP, através de um rádio comum, algumas rádios FM de Cascavel - PR, e outra vez também sintonizei uma rádio em espanhol, mas não me recordo se era em AM ou FM, e não tenho certeza de onde era. Muito interessante esse sua captura, colega.
 
Membro conhecido
Aug
469
527
Capitação da rádio clube do pará na OT 4885 kHz no kiwisdr de Brasília-DF via propagação a noite, a gravação é de 15/11/2019.
Rádio Clube do Pará OT - Kiwisdr de Brasília-DF

[Edit]:O único vídeo sobre onda tropical (60 metros) que eu tenho gravado e disponível na minha pasta lá no google drive e na galeria da memória interna do meu smartphone, será o único e o último vídeo sobre ondas curtas e tropicais que será publicado aqui neste tópico.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
469
527
Tópico para discutir a propagação da tv digital e analógica, rádio AM, FM, DRM, ondas tropicais e curtas, sobre a capitação de sinais em longas distâncias.
Este tópico agora só vai falar de propagação de rádio AM e FM (convencional e estendido) e de tv digital e analógica pois criaram um de ondas curtas e tropicais aqui nesta seção (recepção, local e mercado) e sobre DRM lá no tópico que está localizado na seção hardware e área técnica, se que quiser falar sobre as ondas curtas que por favor que façam a publicação nesse tópico como também a do DRM.

Agradeço a compreensão a todos os dexistas e entusiastas de rádio e televisão que são membros deste querido fórum.
 
Membro conhecido
Aug
469
527
Falando em FM estendido na grande joão pessoa na paraíba quem tiver um rádio com alta seletividade de sintonia e com frequência extendida de FM a noite vai captar a rádio jornal (76.1 MHz) e a rádio nacional (87.1 MHz) ambos de recife capital de pernambuco.

Como também na grande florianópolis em santa catarina que vai captar via propagação de noite a rádio progresso de são leopoldo (81.9 MHz) e a rádio liberdade de porto alegre (83.3 MHz) ambos no estado do rio grande do sul.

Pois essas duas grandes cidades que eu citei não terão migrantes de AM ou ainda emissoras novas no FM estendido. Terá o dial limpo pois ainda não tem muitas emissoras em operação e que vai facilitar a propagação a noite, estou querendo comprar um smartphone da motorola (que se tiver com tv digital ótimo, pois recentemente as fabricantes estão parando de produzir smartphones com sintonia de tv digital aberta) que sintoniza em fm estendido (76.1 até 87.4) ou da banda do japão (76.1 até 90.0), queria um receptor de rádio da marca xhdata, mas infelizmente é caro.

De vez em quando podem acontecer a propagação em FM estendido a noite das emissoras da grande são paulo na região metropolitana de florianópolis.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
561
814
Falando em FM estendido na grande joão pessoa na paraíba quem tiver um rádio com alta seletividade de sintonia e com frequência extendida de FM a noite vai captar a rádio jornal (76.1 MHz) e a rádio nacional (87.1 MHz) ambos de recife capital de pernambuco.

Como também na grande florianópolis em santa catarina que vai captar via propagação de noite a rádio progresso de são leopoldo (81.9 MHz) e a rádio liberdade de porto alegre (83.3 MHz) ambos no estado do rio grande do sul.

Pois essas duas grandes cidades que eu citei não terão migrantes de AM ou ainda emissoras novas no FM estendido. Terá o dial limpo pois ainda não tem muitas emissoras em operação e que vai facilitar a propagação a noite, estou querendo comprar um smartphone da motorola (que se tiver com tv digital ótimo, pois recentemente as fabricantes estão parando de produzir smartphones com sintonia de tv digital aberta) que sintoniza em fm estendido (76.1 até 87.4) ou da banda do japão (76.1 até 90.0), queria um receptor de rádio da marca xhdata, mas infelizmente é caro.

De vez em quando podem acontecer a propagação em FM estendido a noite das emissoras da grande são paulo na região metropolitana de florianópolis.
Se for comprar um celular com FM estendido e TV digital de qualidade recomendo o Moto G7 Power, só acho o tamanho grande (5.5 polegadas), mas tem muita bateria (5000 mAh), o meu uso dá uma média de 1 dia e meio.
 
Membro conhecido
Sep
1,006
1,600
Morar no interior é muito bom para fazer DX, pois quando morava em Franca-SP, recebia os sinais da Rádio Bandeirantes AM (820 Khz), da Rádio Nacional RJ (1130 KHz) e de algumas rádios com locução em espanhol (que eu não sabia qual a estação e nem de onde eram).

Agora, morando em Brasília, fica difícil (e nem tenho mais rádio AM/SW).
 
Membro
Jul
38
65
Se for comprar um celular com FM estendido e TV digital de qualidade recomendo o Moto G7 Power, só acho o tamanho grande (5.5 polegadas), mas tem muita bateria (5000 mAh), o meu uso dá uma média de 1 dia e meio.
Estava querendo comprar um moto g7 só que para ouvir o fm estendido dele tem que mudar pra banda japonesa também como os modelos mais antigos?
 
Membro ativo
Sep
116
164
Moro em São Francisco de Itabapoana RJ minha Sony Bravia tem a Função captar Rádio FM tenho capitado Rádios do Estado de Minas Gerais a Antena UHF e o Cabo RG6 Puxa captei Rádio Itaiaia 105,3 Mhz Alô FM 96,7 MHZ ambas de Juíz de Fora e a Jovem Pan Muriaé 98,7 MHZ como tô captando agora 25/7/2021 3 da Manhã
 
Membro conhecido
Mar
1,878
3,336
Aqui na região de Sorocaba captei rádios falando em espanhol em 780, 920 e 970 AM nas últimas noites, até segunda 13/9. Ontem 14/9 com a aproximação de uma frente fria elas desapareceram e surgiram rádios brasileiras. A 970 kHz era do Paraguai.

Ao mesmo tempo a TV Pai Eterno de Campinas 50.1 passou de 5 para 12-15 dB, permitindo a recepção; a EPTV também teve um leve aumento, de 14-15 dB (sem sinal) a 17-19 dB (pegando com algumas travadas).
 
Membro conhecido
Sep
415
488
Em 2015 Me Lembro Pegava Na Minha Antiga Cidade Pegava 2.1 (34) RedeTV! Fortaleza 5.1 (28) TV Ceará 12.1 (35) TV Jangadeiro 22.1 (23) TV Diário 29.1 (29) Canção Nova 38.1 (38) TV Aparecida 46.1 (45) Rede Vida A Cerca De 379KM
 
Top