Olha, eu deveria ter parado no "letralidade" - agora além da interpretação em falta, tem a criação de verbetes!
É a tal coisa: sou responsável pelo que falo e não por você entender errado.
Até onde eu sei, nosso acesso à internet não pode ser vigiado, da mesma forma que não podem escutar nossas conversas no telefone. Isso é invasão de privacidade. Se um juiz der ordem para que tal coisa aconteça, uma investigação da polícia federal por exemplo, aí eles podem usar os meios para tal. Mas como de forma padrão, quando bem quiserem, não podem.
Curiosíssimo também que você jura que eles interferem em tudo que a gente faz, mas você não tem 1 fonte. "Ain, se tivesse um funcionário da operadora aqui..." não é argumento, nem prova e nem nada. Se 1 pessoa soubesse que eles estão vigiando clientes, e tivesse provas, isso daria uma ação judicial milionária.
A sua petulância também em querer me apresentar ao traffic shaping é risível. Aliás, é com um P só, tá? O Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014) define que o traffic shaping é uma prática ilegal. O que acontece é que a maioria das pessoas não se importam em denunciar, só reclamam nas redes sociais enquanto estão sentadinhas em casa no usando o celular, e fica por isso mesmo. Aqui mesmo neste fórum eu cansei de ver gente reclamando e nada fazendo, e inclusive me zombando quando sugeri fazermos coisas em conjunto, e também relatei que eu tomaria providências contra certas coisas que a Vivo fez e que me sentia lesado. Só que eu, com denúncia na Anatel e Procon, fui devidamente indenizado, e por tal qual ainda pago merrecas pela assinatura devido a isso tudo que fizeram. Infelizmente nem tudo no Brasil funciona como deveria, mas os órgãos estão aí. Quem tem paciência pra ir atrás até consegue mudar alguma coisa. Se a Tim está desrespeitando clientes, eles que cancelem suas assinaturas e metam um bom processo. Dá resultados. Tem ferramentas disponíveis para detectar traffic shaping aliás.
Meu Claro Box funcionava perfeitamente no que se tratava de conexão: era conectado por ethernet direto no modem da Vivo e não tinha problema nenhum. Porém a Claro ofereceu um serviço ruim, que saía do ar com frequência, e deixei de lado, até mesmo porque eles ofereciam uma lista com vários canais que no fim não eram entregues. Aliás, olha essa: foi outro produto que, com reclamação nos órgãos legais, por tal acabei não pagando 1 centavo, e me foi restituído o que tinha pago anteriormente por 1 mês, pois eles nunca entregaram o Replay de 7 dias que era prometido
em todos os canais, conforme site e caixa do produto. Então quem sofre com traffic shaping que corra atrás e meta processo nos culpados.
E vou mastigar, mais uma vez, pois até o link que você mandou não serve para o que era pretendido discutir de primeira: Anatel, Ancine, etc, tem todo o direito de lutar contra pirataria, eu apoio toda ação (diferentemente de muita gente que frequenta este fórum aliás). Inclusive acho que as operadoras podem sim auxiliar, desde que não infrinjam no direito do consumidor. O que eu questionei era o COMO a Vivo pretendia fazer isso. Se ela vigia o acesso dos usuários, é uma coisa errada. Se ela faz isso de uma outra forma, é outros 500 (como já falei).
Aliás, é o fim da farofa você querer me dar uma lição de moral sobre o que é ou não ilegal, e depois concordar com tudo que o
@andre-itu disse sobre a palhaçada de o impedirem de acessar o site russo, por presumirem que todo mundo que o acessa, o faz pra pegar conteúdo pirata. Basicamente eu e ele estamos falando da mesma coisa: você vigia ou bloqueia algo por achar que seus clientes não devem acessar, quando na realidade muitos nada de ilegal estão fazendo. Caímos de novo na suposição de que
porque 1 faz coisas errada, todos fazem também, portanto o bloqueio é devido, é o 1º fato pra uma ação injustificada.