A Claro já deu o primeiro passo, agora creio que a Vivo vai agir ou vai ficar pra trás. Os provedores nanicos de internet estão crescendo e acho que isso também está incomodando as grandes. Por exemplo: a minha cidade fica no centro do estado de SP e há 6 anos tinha só a NET como opção de internet e tv. A Vivo chegou aqui em 2018 quebrando tudo: pacote com preço especial (lembro que peguei o plano completo de tv com internet e fixo a 149,90 (!), mas o preço promocional durou 1 ano somente), e por ser uma novidade a coisa mais comum nos meses que se seguiram foi ver carro com técnico da Vivo fazendo instalação.
Meses depois duas novas operadoras regionais também lançaram o seu cabeamento pela cidade, e daí o golpe que a Vivo aplicou na NET com a sua chegada foi aplicada pelas outras na Vivo: os preços promocionais já tinham acabado, muita gente não tava mais com a operadora, inadimplência, vendedor das novas operadoras de fibra na porta oferecendo internet por um preço mais barato que a Vivo. Resultado: boa fatia dos clientes agora tá com as operadoras regionais. Elas conseguem fazer um preço competitivo, mas por outro lado, não tem bala na agulha pra segurar cliente com desconto, como a NET e a Vivo fazem. Além disso, os seus equipamentos acabam não sendo tão bons quanto os da Vivo e NET.
A qualidade da TV da Vivo nunca me agradou plenamente. Na verdade, acho que a única imagem que realmente é decente no ramo de tv paga é o do antigo decoder led verde da NET. Depois disso as fabricantes lançaram caixas que vem com um filtro que tira toda a nitidez da imagem, deixando, por exemplo, o rosto de uma pessoa parecendo um borrão. Você pode até aumentar a nitidez da tv, mas o "estrago" já tá feito pelo decoder. Vivo Fibra e led azul, 4k da Claro são assim. Já a plataforma mediaroom da Vivo não tinha isso, a Oi também não tem, a SKY também não. Enfim... gosto é gosto.
O nosso país está num ano bem complicado, então não acho que grandes investimentos serão feitos. A SKY comprou a operação DTH da Oi e deve dar sequência ainda nesse ano. A Claro já saiu na frente com as mudanças, e agora tem o povo que tá esperando o lançamento de um aplicativo na Play Store, que contemplaria as caixas que funcionam com Android TV, mas imagine só como seria curioso um assinante da SKY Connect com um aplicativo do Claro tv+ (antigo NOW) na sua caixa.
Resta saber o que a Vivo vai fazer pra atrair novos clientes ou pra manter os que estão na base.