Clube da Claro TV+ Box

• Thread starter Thread starter amaurism
  • Start date Start date
  • Featured

Destaques do momento

Fico aliviado e feliz por alguém concordar comigo e validar a informação que existe mesmo a "tremedeira" nas transmissões futebolísticas na Claro Box TV nos canais já amplamente mencionados. Estava preocupado que alguém iria me chamar de chato ou de doido aqui neste fórum por causa dessa minha insistente reclamação.
Transmissão esportiva em 30fps é zoado mesmo, seja qual for. Se tu não tem outra forma de assistir, ou o serviço não disponibiliza isso (como foi o caso do DirectvGo/SKY+ comigo durante três anos e meio), até que acostuma. Assisti muitos e ótimos Grand Slams dessa forma. Mas depois que tu assiste a mesma transmissão em 60fps, é difícil voltar! Entendo que isso é essencial em qualquer serviço de TV.

Mas tv terrestre não é 30fps e 720p/1080i? (Pergunta honesta hehe)
Os canais principais de TV aberta terrestre (##.1) são em 1080i/60fps, inclusive nas operações HFC/DTH das operadoras. A exceção fica nos canais ESPN, que transmitem em 720p/60fps.

A tal "tremedeira" só se resolve com 60fps mesmo. Isso em 1080p, com um bitrate decente, seria o melhor dos mundos, pois aí já estaria em pé de igualdade com o HFC/DTH. Porém, não vejo isso acontecendo tão cedo, dado que os últimos canais que entraram (como o X-Sports, por exemplo) seguiram o padrão 720/30 🫠

O que eu acho mais louco é que qualquer transmissão esportiva no YouTube já faz isso e de graça - o melhor exemplo é a CazéTV, que consegue uma qualidade tão boa quanto a TV digital terrestre. É evidente que a infra do YouTube é extremamente mais robusta, mas parece falta de interesse da Claro em investir mais nisso.

O que me parece é que a Claro ainda não consegue lidar bem ainda com sinais entrelaçados e fazer a conversão correta... muito se fala aqui em 60p, mas quase nenhum canal é gerado nesse formato!!! apenas os canais ESPN são gerados em 60p, mas em 720 de resolução.... TODOS os demais canais em HD são gerados em 60i, que significa 60 fields por segundo, onde cada 2 fields forma 1 frame.... esse também é o padrão da TV Digital Aberta... o que parece é falta de competência da Claro de fazer uma conversão correta e entregar um sinal de melhor qualidade para os assinantes.

Mas repetindo: NENHUM canal HD da Globo é gerado em 60p, NENHUM!!! apenas o canal 4K que é produzido em 60p... fora ele, todos os outros são em 60i.

Os canais principais de TV aberta terrestre (##.1) são em 1080i/60fps, inclusive nas operações HFC/DTH das operadoras. A exceção fica nos canais ESPN, que transmitem em 720p/60fps.

Como já foi dito pelo colega @Rodrigo1478 não existe canal em 1080i em 60fps.

Os canais em 1080i são em 60 campos por segundo (as linhas pares em ímpares são enviadas de forma alternada a cada segundo, com o somatório delas formando o frame)...

Explicação feita pelo chatGPT, para facilitar o entendimento:

Frame vs Field em vídeo de TV

🎞️ Frame (Quadro)

• É uma imagem completa no vídeo.
  • Um vídeo tradicional de TV (como o NTSC) tem, por exemplo, 30 frames por segundo (fps).
  • Cada frame representa um momento "congelado" da cena.

📺 Field (Campo)

• É metade de um frame.
  • O vídeo entrelaçado (interlaced) divide cada frame em 2 fields:
    • Um com as linhas ímpares da imagem.
    • Outro com as linhas pares.
  • Os fields são mostrados alternadamente, criando a ilusão de movimento mais suave sem aumentar muito a largura de banda.

🧠 Analogia simples:​

Pense em um frame como uma folha inteira com uma imagem.
Já os fields são duas metades dessa folha, exibidas em momentos ligeiramente diferentes.

Exemplo prático:​

• Em um sistema de TV com 30 fps (frames por segundo) entrelaçado:
    • São exibidos 60 fields por segundo (30 ímpares + 30 pares).
    • A TV mostra um campo a cada 1/60 de segundo, alternando entre ímpar e par.

📺 Vídeo Entrelaçado (Interlaced Video)​

• Cada frame é dividido em 2 fields:
    • Um com as linhas ímpares.
    • Outro com as linhas pares.
  • Os fields são exibidos alternadamente (ímpar → par → ímpar...).
  • Usado para economizar largura de banda, mantendo a fluidez do movimento.
  • Comum em TVs antigas e transmissões de sinal padrão (ex: NTSC, PAL).
  • Notação típica: 1080i ("i" de interlaced).

🔍 Problema: pode gerar artefatos visuais (linhas serrilhadas) em movimentos rápidos.

🖥️ Vídeo Progressivo (Progressive Video)​

• Cada frame é exibido completo, de uma vez só.
  • Todos os pixels da imagem aparecem ao mesmo tempo.
  • Mais nítido e estável, especialmente em movimentos rápidos.
  • Comum em TVs modernas, streaming, jogos e monitores.
  • Notação típica: 1080p ("p" de progressive).

✅ Vantagem: imagem mais limpa e precisa, ideal para telas digitais.

Grupo Globo percebeu o grande crescimento em audiência e faturamento da "CAZÉ TV", e lançando hoje 04.09.2025 "GE TV HD" via YouTube, smartv, celular, computador e outros, inclusive já entrou na CLARO TV Box e APP via canal 536... ✅📺😎

Attachments

• 20250904_032231.jpg
    20250904_032231.jpg
    93.4 KB · Visualizações: 71
  • 20250904_162236.jpg
    20250904_162236.jpg
    110.7 KB · Visualizações: 56
Obrigado pelas correções, @Rodrigo1478 e @mrbean44! Já faz bastante tempo que eu tinha lido a respeito da diferença entre o "p" e o "i" e não lembrava desses detalhes. Desculpem-me o equívoco.

Última edição:
Nova atualização na Box: versão 2.8.20.9
Aqui versão do Box v2.8.20.15
Modelo do Decodificador S4KCW5

Passou a não mais configurar o controle da Claro, com minha smartv Samsung, como sempre fazia antes... Agora só altera o áudio, no som gerado pelo decoder...

Como voltar fazer, a configuração do controle da Claro, pra alterar o som da smartv Samsung. Antes só apertava simbolo da casinha por 3 segundos, e conseguia, agora não mais...

Ou como configurar manualmente, para que o controle da Box, eu consiga alterar o áudio da smartv ? Olhando aqui, talvez devido alterações de versões, até essa parte que aparecia num dos procedimentos em tela, não apareceu mais, essa opção... 👀😳

Última edição:
Para quem entende, poderia nos dizer com qual resolução e FPS a getv entrou na Claro Box?

Última edição:
Exato, tem nem a opção de bitrate. O que deixa claro que será apenas 30fps mesmo.

View attachment 30196

Usando o sportv2 como comparação, canal que é transmitido com 60fps:

View attachment 30197

Com toda a certeza, a qualidade será melhor no canal deles do YouTube 🙃

Quem diria hein? Antigamente quando entrava um canal com imagem ruim em qualquer operadora, a gente dizia nos fóruns: "imagem tão ruim que parece imagem de YouTube". O jogo virou!

Rapaz deve ser uma fortuna migrar pra esse plano com essa soundbox. a Soundbox antiga uma vez eu fui ver e o meu plano por ter descontos iria aumentar mais de 100 reais só pra trocar a box 4k por um Soundbox

Tela de agora da GE TV na Claro Box !

Attachments

• 20250904_162236.jpg
    20250904_162236.jpg
    110.7 KB · Visualizações: 58
Depois dessa atualização minha box não está abrindo os canais que tem menos delay, testei em 3 Internet diferentes, tanto no cabo quanto no wifi e nada, e as vezes aparece o codigo erro h700.
Também da umas travadas e não da pra mexer em nada.

Back