Clube Claro-NET HD

• Thread starter Thread starter admin
  • Start date Start date

Destaques do momento

Aqui , todos que estão trocando cabo pela fibra, ja trocam o receptor pelo box. Aqui no meu ap. ainda nao vieram, pois eu tenho 5 pontos. Mas é questão de tempo. Mas eu passo um feedback para voces quando acontecer.
Ontem eu vi o canal Market, até que a programa que vi ontem era muito bom e fazia tempo que eu nao via, o "Olhar digital". Pelo menos lago diferente das reprises dos discovery e H2.

Tem uma relação direta entre a troca de cabo pela fibra com a troca do HFC pela Box? Por aqui ainda não trocaram o cabo pela fibra, mas sinto (pode ser paranoia minha) que eles estão me caçando via chamadas telefônicas para agendar o troca do HFC pelo Box.

Última edição:
Tem uma relação direta entre a troca de cabo pela fibra com a troca do HFC pela Box? Por aqui ainda não trocaram o cabo pela fibra, mas sinto (pode ser paranoia minha) que eles estão me cassando via chamadas telefônicas para agendar o troca do HFC pelo Box.
Sim, até o final do ano ou começo do ano que vem, a Claro quer substituir todo o HFC pela fibra.

Onde existe condição pra isso ser feito.
Aqui na minha cidade, a cobertura da fibra é minúscula.
E acho difícil isso mudar até o fim desse ano.
No HFC ja existe uma parte com a fibra, o que estão fazendo é prolongar a fibra mais longe e até e residencia do cliente.
No meu prédio puxaram a fibra de mais de 50 metros de distancia.

Com certeza kkkkkkkk. Já cheguei ver a tanto a RAI como TVE em HD e é muito melhor a qualidade

======================
Pessoal, mudando de assunto: estamos entrando em abril, e está havendo mesmo a migração de assinantes pro Box? Li alguns casos aqui, mas há mesmo certeza que a tv por HFC acabará em médio prazo?

Motivo da pergunta é que a Claro retornou o caso que falei da BBC News e o headend está querendo agendar um técnico pra vir aqui em casa* sendo que o problema não é aqui, mas tanto no app como mudando o receptor pro modo Box está normal. Estou a um ponto de falar "pessoal, deixa quieto. Eu mal vejo a BBC então quando puderem resolvam isso aí e se eu for assistir, faço pelo app mesmo ou mudo o receptor pro modo Box".

* a outra vez que mandaram um técnico aqui, naquele caso que relatei ter assinado os Paramount pelo site e desabilitou meus canais pelo HFC (e eu mesmo resolvi no dia seguinte, cancelando a assinatura deles), o cara fuçou em um puta monte de setup que não tinha nada a ver com o assunto (ativou o HDR que estava em passthrough, ativou o som pelo alto-falante do receptor sendo que estava pelo HDMI na minha soundbar e outras coisas aleatórias), e no final solta "é... é... que esse receptor é avançado né?"
Nesse decoder box dá para ter acesso aos canais pelo cabo ainda ou apenas utilizando a internet ?

No HFC ja existe uma parte com a fibra, o que estão fazendo é prolongar a fibra mais longe e até e residencia do cliente.
No meu prédio puxaram a fibra de mais de 50 metros de distancia.
A realidade não é essa no país todo.
O bairro mais próximo com Claro Fibra fica a quilômetros de distância daqui.

A internet passando de cabo para fibra, faz a TV da Claro Box melhorar a imagem, ou não interfere?

Nesse decoder box dá para ter acesso aos canais pelo cabo ainda ou apenas utilizando a internet ?

Depende como está o seu plano. Se estiver como 'CTV', sim. Agora se não estiver com essa definição, só os via internet mesmo.

No meu caso é esse:

1774991999106.png

E posso usar ambos modos

Acho que chamando um técnico em casa você corre o risco deles adiantarem o que todos imaginamos que será inevitável: A troca definitiva pela Box.

Atualmente nem chamadas de números desconhecidos no meu chip da Claro eu estou atendendo, kkk.

Aqui se viessem trocar já faria um "senta aí fera: aqui já é nessa bagaça. Basta tirar o cabo" hahahaha

Mas como fica a situação de quem só assina tv? No meu caso tenho Internet da vivo mas será que fora da rede da claro não terá limitações(reload, delay maior ainda)? Existe algum decoder que entre a fibra da claro?
No meu caso quando for obrigatório essa mudança aqui em Brasília vou pensar bem se vou continuar com a claro soundbox ou se migro pra um plano sem decoder que é mais barato.
Testando aqui via IP é nítido a diferença de imagem numa TV de 65 polegadas, imagem bem mais pixelada e com menos nitidez, sem falar no delay no futebol. Ainda tem a possibilidade dos canais abertos passarem a transmitir em 4k esse ano, a globo tá correndo pra começar aqui em Brasília antes da copa. Aí que a rede vai ficar mais pesada pra transmitir tudo isso.

Torcer pra até lá a vivo montar um sistema e um pacote melhor de TV. Por falar nisso, por curiosidade, a TV da vivo é toda por IP? Alguém aqui já testou e tem como comparar a qualidade de imagem e delay em relação a TV da claro?

Última edição:
Mas como fica a situação de quem só assina tv? No meu caso tenho Internet da vivo mas será que fora da rede da claro não terá limitações(reload, delay maior ainda)? Existe algum decoder que entre a fibra da claro?
No meu caso quando for obrigatório essa mudança aqui em Brasília vou pensar bem se vou continuar com a claro soundbox ou se migro pra um plano sem decoder que é mais barato.
Testando aqui via IP é nítido a diferença de imagem numa TV de 65 polegadas, imagem bem mais pixelada e com menos nitidez, sem falar no delay no futebol. Ainda tem a possibilidade dos canais abertos passarem a transmitir em 4k esse ano, a globo tá correndo pra começar aqui em Brasília antes da copa. Aí que a rede vai ficar mais pesada pra transmitir tudo isso.

Torcer pra até lá a vivo montar um sistema e um pacote melhor de TV. Por falar nisso, por curiosidade, a TV da vivo é toda por IP? Alguém aqui já testou e tem como comparar a qualidade de imagem e delay em relação a TV da claro?

A Claro não tem mais TV por fibra, apenas pelo cabo coaxial (HFC) ou streaming

Na Vivo é tudo por IP, VLAN dedicada só pros canais. Imagem é maravilhosa e o delay é igual do HFC da Claro, talvez uns milissegundos na frente ou atrás

Sim, até o final do ano ou começo do ano que vem, a Claro quer substituir todo o HFC pela fibra.

Fonte?... Porque, ate aqui, a Claro sempre informou que a substituicao do HFC por fibra será gradual, sempre que possivel, mas sem uma data para finalizar. Ainda mais com a total má vontade dos tecnicos em fazer essa substituicao na casa dos assinantes.
.

Nao, é porque tecnicamente o ATSC 3.0 é o melhor sistema atualmente mesmo. Bobagem foi ter escolhido o sistema japones na epoca do HD, isso sim.
.
Eu acompanhei na época todo o processo, e não vi essa inferioridade do sistema japonês.
Na época, o sistema japonês era o que melhor se encaixava nos padrões técnicos de transmissão para dispositivos móveis.
O ATSC ainda estava muito atrás nesse quesito. Hoje realmente não mais.
E também se tinha em mente um modelo mais focado em programação única (sem multi programação) e em alta definição, e nos testes feitos na época pelo consórcio que estava à frente da decisão do padrão, o modelo japonês também foi o que mais se encaixou e teve melhor desempenho.

Fonte?... Porque, ate aqui, a Claro sempre informou que a substituicao do HFC por fibra será gradual, sempre que possivel, mas sem uma data para finalizar. Ainda mais com a total má vontade dos tecnicos em fazer essa substituicao na casa dos assinantes.
.
Eu acho que tem mais emoção que informação nisso.
Pessoal acha que é só subir numa escada, plugar um cabo de fibra óptica no node, e já dá pra sair ligando todos os clientes na fibra.
Pra começar, a forma que os nodes da rede HFC tratam o sinal que chega via fibra vindo do data center regional da Claro é completamente analógica, sem presença dos "zeros e uns" característicos do sinal digital. A topologia HFC foi pensada no inicio da década de 1980, tem que lembrar disso.
Dessa forma, a planta GPON é totalmente planejada para funcionar à parte da rede coaxial, mesmo em regiões de sobreposição.
E isso não se faz simplesmente do dia pra noite como muitos acham.
Por isso que se pensa na migração de forma gradual.
Um bom exemplo da separação estrutural que existe entre as redes HFC e GPON é a presença de CGNAT apenas na rede GPON em algumas cidades, como é o caso daqui de Fortaleza.
Aqui, quando instalam um contrato novo de internet no coaxial, o IPv4 é sempre público e dinâmico.
Já nas instalações da Claro Fibra feitas aqui, o IPv4 é sempre no CGNAT, sem IP público por padrão.

.
Foram mais de 20 matérias que eu vi, postei aqui em algum momento uma mais especifica. Mas tem este aqui de 2025
Vou procurar a outra que era mais especifica quanto ao cabo por fibra. Tal;vez a reportagem estivesse confundindo a troca dos decodificadores cabo por box. Mas vou procurar.

Eu acompanhei na época todo o processo, e não vi essa inferioridade do sistema japonês.

Houve algum mal entendido aqui, eu nao disse que o padrao japones era inferior... O que eu disse (ou insinuei) é que nao foi uma escolha inteligente.

O que ocorre é que, ao contrario de quem escolhe esses sistemas, eu penso sempre a longo prazo, e nao no imediato, alem de pensar no custo de escala (para que o consumidor tenha precos menores e mais opcoes de produtos).

O Brasil repetiu praticamente o mesmo erro do PAL-M, achou que o sistema era bom em um aspecto tecnico, porem ignorou completamente os pontos onde nao era, e, o pior, ignorou que o sistema americano (na epoca era o NTSC) podia ate ser pior naquele exato momento, porque era o primeiro (incapaz de raciocinar que, obvio, o NTSC estaria em constante evolucao tecnologica enquanto o PAL-M ficaria parado no tempo), e principalmente ignorou que o padrao americano tinha escala (ou seja, preços menores, alem de um mundo gigantesco de equipamentos compativeis, enquanto o PAL-M seria mais caro porque apenas o Brasil tinha, era um nicho pequeno). Ate mesmo a tv a cabo demorou a chegar ao Brasil exatamente por conta dessa obrigatoriedade legal de usar a porcaria do sistema PAL-M (isso so foi possivel quando a legislacao mudou, e permitiram usar tambem o sistema NTSC no Brasil).

Na época, o sistema japonês era o que melhor se encaixava nos padrões técnicos de transmissão para dispositivos móveis.

E... No que isso realmente foi importante? Na pratica nao fez diferença alguma... Quem assiste tv diretamente no sistema ISDB? As pessoas assistem é via streaming.

também se tinha em mente um modelo mais focado em programação única (sem multi programação) e em alta definição.

Contudo usaram o argumento da multiprogramacao para "vender" a imagem que o ISDB seria melhor para o Brasil (mas é outra feature que nao fez a menor diferença)...

Seja por má fé, seja por pura burrice, mais uma vez "ignoraram" que o ATSC iria continuar evoluindo, e os equipamentos seriam mais baratos para o consumidor.

e nos testes feitos na época pelo consórcio que estava à frente da decisão do padrão, o modelo japonês também foi o que mais se encaixou e teve melhor desempenho.

Na verdade quem pressionou pelo ISDB foi a Rede Globo, porque ela nao teria que pagar royalties, como seria com o ATSC. Ao mesmo tempo, a Rede Globo tambem pressionou para nao ser permitido usar multiprogramacao (essa parte é de conhecimento público).

Ou seja, a escolha teve mais a ver com os interesses da Rede Globo (nao que isso seja intrinsicamente ruim, porem nesse caso eu acho que foi, porque todo equipamento ISDB era bem mais caro que o mesmo equipamento ATSC. Perdeu o consumidor.).
.

Última edição:
E... No que isso realmente foi importante? Na pratica nao fez diferença alguma... Quem assiste tv diretamente no sistema ISDB? As pessoas assistem é via streaming.

.
As pessoas quem?
Vivemos num país que existem milhões de pessoas sem acesso à internet, meu amigo.
Na minha e na sua bolha pode ser que isso seja normal, mas não é a realidade da maioria.
Se o sistema é de TV aberta e usa uma concessão pública, tem que pensar nessas pessoas antes, que não tem acesso à internet e não tem condições de pagar um plano móvel de internet pra ter acesso a ver TV por streaming.
Os meios de radiodifusão, seja rádio ou televisão aberta, ainda são o meio de acesso à informação de muita gente.

Back