Rapaz, eu tenho TV paga, e vejo bastante TV aberta, pois tem várias transmissões esportivas que vejo que são locais e via TV terrestre.Nem tinha me atentado para este detalhe, de ter 2 sistemas de transmissão até eliminar um deles. Mas acredito que grande parte das pessoas que terão dinheiro para trocar de tv ou comprar um conversor, vao assistir a tv aberta através de um serviço de tv paga. Dai nao vao inverstir , eu mesmo não vou. porque tenho a Claro tv. E quando vejo um canal aberto, é somente para ver o noticiário local. Jornal do meio dia da Record e o das 7 horas Nsc(globo e NDTV(record). Depois fico só na tv paga e streaming.
Como tenho DTH, os sinais em maioria são do sudeste. Só a Record e a Globo que tem afiliadas locais.
Devo te lembrar também que TV paga é coisa de nicho. Ainda mais hoje.
Só o que tem é gente que tem poder aquisitivo e não tem mais TV paga, seja por não ter interesse, ou mesmo por não ter tempo de ver.
Então, pra mim e pra esse tipo de público que citei, a tecnologia que vai ser usada na TV aberta faz muita diferença.
O mais sensato a meu ver seria ir atrás de uma versão 3.0 do sistema japonês (que já é usado aqui hoje), já que por ser a mesma tecnologia e padrão de transmissão, possibilitaria às TVs de hoje ver a mesma programação, mas em 1080i ao invés de 4K.