Os canais em HD não possuem qualidade ruim na Claro, sério. Você está vendo na faixa a partir do 500, correto? Porque a faixa do 1 ao 2xx é SD, 3xx são os canais de áudio, 4xx o 4K (podendo esporadicamente aparecer um adicional em 4K, como foi no Rock In Rio), e a partir dos 5xx são os HD
Uma coisa que você pode fazer, e vários aqui também configuraram assim, é passar o setup do receptor pro 1080i e assim ele não fará emulará os canais HD como 4K. Desse jeito a qualidade ficará melhor na sua tela. A única queixa que eu tenho é que o receptor na parte da imagem não faz a mudança automática, como no som, quando deixamos em passthrough. Ou seja, se assistir algo no Sportv 4K o receptor não mudará a resolução para esta ficando em 1080i (aí temos de mudar na mão).
No entanto vendedor falar "os canais todos são 4K" aí pra variar é aquele famoso "vendedor de Casas Bahia", que manda o clássico "tenho um desse em casa e é top de linha de última geração": galera vende até a mãe nessa hora kkkkkkkkk (PS: não estou falando mal de você, mas de alguns vendedores)