Contribuições podem ser enviadas, por meio do sistema Participa Anatel, até 8 de setembro, com foco em custos regulatórios e normas que poderiam ser retiradas do SeAC
telaviva.com.br
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu nesta sexta-feira, 25, uma tomada de subsídios para reavaliação das obrigações regulatórias impostas à TV por assinatura. As contribuições devem ser encaminhadas, por meio do sistema Participa Anatel, até 8 de setembro.
Segundo a Anatel, a Tomada de Subsídios nº 4 visa a avaliar os custos regulatórios que incidem sobre o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) – termo técnico da TV paga –, além da desvantagem competitiva do serviço frente a produtos substitutos, como o streaming.
O regulador também vai colher manifestações sobre as normas regulatórias que podem ser retiradas do SeAC.
Em comunicado, a agência ressalta que já conta com estudos que "apontam a necessidade de considerar o ambiente em que os serviços de televisão por assinatura são prestados, identificando evoluções e mudanças conjunturais e estruturais nesse setor". A Anatel cita, como exemplo, a disponibilidade de plataformas de Vídeo Sob Demanda (VOD, na sigla em inglês), como serviços de streaming, em cima de redes de banda larga.
Em linhas gerais, a tomada de subsídios versa sobre os seguintes temas:
fatores que têm impactado a prestação do SeAC;
regras que devem ser revogadas ou alteradas;
impactos para o consumidor;
custo regulatório, vantagens e desvantagens competitivas em relação aos serviços de streaming;
atual cenário competitivo da TV por assinatura;
espaço livre para outras considerações dos participantes desse levantamento.
SeAC de fora
A Anatel, contudo, deixa claro que obrigações previstas na Lei do SeAC (Lei nº 12.485/2011), por terem caráter legal, "não são objeto de reavaliação de obrigações a que o SeAC está submetido".
Isso inclui a veiculação de conteúdo nacional, recolhimento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e carregamento de canais de programação de distribuição obrigatória, entre outras.
Nesse sentido, a Anatel listou os normativos que estão sujeitos à reavaliação por meio da tomada de subsídios:
Regulamento do SeAC;
Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura;
Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC);
Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações;
Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL).
Palmeiras x Grêmio e Flamengo x Atlético-MG são as partidas exibidas no canal; No domingo, TV Globo mostra duelo entre os tricolores São Paulo e Fluminense
telaviva.com.br
O sportv exibe dois clássicos nacionais neste fim de semana, pela 17ª rodada do Brasileirão, ambos com disponibilidade de sinal 4K para assinantes. O primeiro deles acontece na noite deste sábado, dia 26 de julho, às 21h. No Allianz Parque, o Palmeiras recebe o Grêmio, com a narração de Paulo Andrade e os comentários de Alexandre Lozetti e Fernando Prass. O trio já vai estar em ação uma hora antes de a bola rolar, no comando do "Aquecimento sportv".
Já a partir das 20h30 de domingo é a vez de o Flamengo enfrentar o Atlético-MG, no Maracanã. A equipe carioca atualmente ocupa o segundo lugar na tabela, com um ponto a menos do que o líder Cruzeiro, que tem uma partida a mais também. Luiz Carlos Jr. narra o jogo para todo o país, acompanhado dos comentaristas Ledio Carmona e Ricardinho.