Follow along with the video below to see how to install our site as a web app on your home screen.
Note: This feature may not be available in some browsers.
Na verdade é a TV A Crítica que fez parceria com o Metrópoles para exibições de jogos da série D.RTN esta passando esse jogo da METRÓPOLES
View attachment 36289
Cadê o Braullino para chamar a RTN de "Emissora Fundo de Quintal"?Galera da grande sp, a transmissão da RTN está estável pra vcs? Aqui o sinal está bem fraco, nem abrindo imagem está direito, as vezes apenas o áudio da pra ouvir; o sub 17.2 está com transmissão normal, com imagem e audio funcionando perfeitamente.
estou vendoVeja o programa "A Hora é essa" que saiu da RTN e agora está na NGT
View attachment 36545
Gente, vou falar que eu entendi, Esses negócios das Emissoras Educativas de São Paulo até mesmo a RTN, é tipo como se fosse as Emissoras da Amazônia Legal pra que as vinhetas fossem Templates, Sony vegas de GC, ou cenário feitas pelo Chroma Key igual das Emissoras Interiores do Estado etc...
Nem lé nem cré.Gente, vou falar que eu entendi, Esses negócios das Emissoras Educativas de São Paulo até mesmo a RTN, é tipo como se fosse as Emissoras da Amazônia Legal pra que as vinhetas fossem Templates, Sony vegas de GC, ou cenário feitas pelo Chroma Key igual das Emissoras Interiores do Estado etc...
Gente, deixa que eu entendi, Esses negócios das emissoras educativas de São Paulo até mesmo a RTN, é tipo como se fosse as Emissoras da Amazônia Legal pra que as vinhetas fossem Templates Sony vegas de GC ou cenário feitas pelo Chroma Key? [Tá melhor assim agora pode lé]
Tu caiu de cara no teclado amigo?Gente, deixa que eu entendi, Esses negócios das emissoras Educativas de São Paulo até mesmo a RTN, é tipo as Emissoras da Amazônia Legal pra que as vinhetas fossem Templates Sony vegas de GC ou cenário feitas pelo Chroma Key?
Ata, Agora já entendi muito bem brigado viu telelete!Tu caiu de cara no teclado amigo?
Se eu entendi o que você quis dizer é que se a RTN utiliza Chroma-Key? E os gráficos templates?
Na verdade é bem comum em qualquer emissora, seja pacote próprio, de terceiros, fornecido pela rede, ou comprados pré-prontos.
Agora sobre a Amazônia legal, não tem na haver, em relação a usar ou não GC ou Chroma.. qual seu ponto com Amazônia Legal?
Tem nada haver ser educativa ou não, São Paulo ou whatever!...
Sobre a Amazônia legal para entender melhor.Ata, Agora já entendi muito bem brigado viu telelete!
Ata, Agora já entendi muito bem brigado viu telelete!
Ahhh, tudo bem Então!A questão dos pacotes gráficos envolve:
Também existe a parte de infraestrutura técnica, como:
- Vinhetas do canal e dos programas
- Logotipos da emissora e dos programas
- Chamadas e promocionais
- Aberturas e encerramentos
Entre vários outros departamentos.
- Estúdio com ou sem chroma key
- Switcher de produção
- Controle mestre
- Ilhas de edição
O que muda de emissora para emissora também é o tipo de concessão. Se a emissora for educativa, ela possui mais restrições em relação a publicidade e a alguns tipos de conteúdo. Já uma emissora comercial tem mais liberdade nesse sentido e pode exibir publicidade normalmente.
Mesmo assim, tanto emissoras educativas quanto comerciais precisam seguir regras e regulamentações. Uma delas envolve o CONAR, que regula práticas de publicidade não apenas na TV e no rádio, mas também em várias outras mídias.
Então, para um canal existir, é necessário um conjunto de estruturas técnicas, operacionais e legais. Toda emissora precisa de identidade visual, equipamentos, sede, estúdio, equipe técnica e autorização de funcionamento.
Uma coisa é a parte técnica, outra é a operação do canal no dia a dia, e outra é a legislação e regulamentação. Estou simplificando bastante para tentar explicar de forma mais objetiva.
Tá bom amigo, obrigado não precisa exagerar uma vez, Só quero saber tá foi mau!Sobre a Amazônia legal para entender melhor.
Sim, existe uma diferença histórica e regulatória bem específica para TV aberta na chamada Amazônia Legal — e ela ainda existe hoje, embora tenha mudado bastante e perdido relevância em comparação aos anos 80–2000.
A confusão vem porque há várias camadas:
Então vou separar.
- concessão de geradora;
- retransmissora (RTV);
- retransmissora com conteúdo local;
- TVs educativas;
- regras especiais para interior amazônico;
- digitalização da TV.
O que é “Amazônia Legal” nesse contexto de TV?
A Amazônia Legal é uma divisão administrativa criada pelo governo federal para políticas de desenvolvimento regional. Inclui:
Na radiodifusão, ela ganhou tratamento especial porque:
- Acre
- Amapá
- Amazonas
- Pará
- Rondônia
- Roraima
- Tocantins
- Mato Grosso
- parte do Maranhão
Isso levou o governo a flexibilizar regras de retransmissão.
- enormes áreas não tinham sinal;
- muitos municípios eram isolados;
- instalar geradoras normais era caro;
- havia pouca infraestrutura.
A grande diferença: retransmissoras podiam gerar conteúdo local
No resto do Brasil, uma retransmissora de TV (RTV) normalmente só repete o sinal da “cabeça de rede” ou afiliada.
Exemplo:
uma RTV da Globo no interior pega o sinal e apenas retransmite.
Mas na Amazônia Legal surgiu um regime especial permitindo inserções locais e até programação própria em retransmissoras. (Desacato)
Isso criou um fenômeno muito brasileiro:
A reportagem “TVs da Amazônia”, da Agência Pública, ficou famosa justamente por mostrar isso. (Agência Pública)
- cidades pequenas tinham “quase-emissoras”;
- retransmissoras viravam TVs locais de fato;
- algumas produziam jornal local, publicidade, programas regionais etc.
Qual a diferença entre geradora e retransmissora?
Geradora
É a emissora “principal”.
Ela:
Exemplos:
- produz programação;
- possui concessão federal formal;
- precisa de aprovação presidencial e do Congresso;
- tem muito mais exigências regulatórias.
- Grupo Globo
- SBT
- Record
Retransmissora (RTV)
É um serviço auxiliar.
Ela:
Na Amazônia Legal, várias RTVs ganharam permissões mais flexíveis de conteúdo local. (Desacato)
- recebe o sinal de outra emissora;
- retransmite para áreas sem cobertura;
- tem autorização mais simples do Ministério das Comunicações.
Isso ainda existe hoje?
Sim — mas mais limitado e menos “selvagem”
A parte especial da Amazônia Legal NÃO acabou.
O Ministério das Comunicações continua usando oficialmente a categoria em vários serviços de radiodifusão. (Serviços e Informações do Brasil)
Inclusive em 2026 o governo ainda divulgava:
Então não é algo “morto”.
- expansão de retransmissões na Amazônia Legal;
- autorizações especiais;
- programas específicos para regiões remotas. (Serviços e Informações do Brasil)
Mas mudou muito com a TV digital
A TV digital reorganizou bastante o setor.
Hoje:
Então aquele cenário caótico dos anos 90/2000 diminuiu.
- há mais controle técnico;
- mais padronização;
- menos espaço para RTV improvisada;
- fiscalização mais centralizada;
- multiprogramação pública;
- integração por satélite e fibra.
Mesmo assim, a lógica amazônica continua porque:
- ainda há municípios isolados;
- ainda existem vazios de cobertura;
- retransmissão continua essencial.
Existe TV educativa na Amazônia Legal?
Sim, bastante.
Não é só TV comercial.
Existem:
O próprio Ministério das Comunicações diferencia claramente:
- TVs educativas estaduais;
- universitárias;
- públicas;
- retransmissoras educativas;
- TVs legislativas;
- TVs comunitárias locais.
Exemplos conhecidos na região:
- radiodifusão comercial;
- educativa;
- RTV educativa. (Serviços e Informações do Brasil)
E muitas retransmissoras carregam sinais educativos digitais hoje.
- TV Cultura do Pará
- TV Encontro das Águas
- TV UFAM
- Rede Nacional de Comunicação Pública via EBC
O que acontece com conteúdo local?
Aí está uma das partes mais interessantes.
Historicamente, a Amazônia Legal teve:
Porque a estrutura de rede nacional era mais fraca no interior.
- muito conteúdo hiperlocal;
- programas regionais;
- jornalismo comunitário;
- publicidade local;
- TVs familiares;
- afiliadas muito independentes.
Isso gerou:
A reportagem da Agência Pública mostrou justamente a relação entre:
- diversidade local;
- mas também clientelismo político em vários casos;
- emissoras ligadas a grupos regionais.
- políticos,
- famílias locais,
- e retransmissoras amazônicas. (Agência Pública)
Ainda existe “regime especial” de TV para Amazônia Legal?
Sim, juridicamente ainda existe uma diferenciação.
Tanto que em 2025 apareceu um projeto de lei para consolidar e atualizar essas regras em lei formal, porque muita coisa ainda depende de decretos e normas infralegais. (Portal da Câmara dos Deputados)
Ou seja:
Mas o foco hoje está mais em:
- o tema continua ativo;
- não é uma relíquia abandonada;
- o governo ainda usa o conceito.
E menos naquele modelo antigo de “mini-TV local informal”.
- expansão de cobertura digital;
- inclusão regional;
- retransmissão;
- infraestrutura.
O que mudava na Amazônia Legal?
Principalmente:
- retransmissoras podiam ter mais conteúdo local;
- regras mais flexíveis;
- expansão facilitada;
- foco em cobrir áreas isoladas.
Tinha só TV comercial?
Não.
Também havia:
- TVs educativas;
- públicas;
- universitárias;
- legislativas;
- retransmissoras educativas.
Ainda existe isso hoje?
Sim.
O governo federal ainda usa oficialmente o conceito de Amazônia Legal na radiodifusão e retransmissão. (Serviços e Informações do Brasil)
É ultrapassado?
Parcialmente.
O modelo “antigo” perdeu força com:
Mas a necessidade de regras especiais para cobertura amazônica ainda existe por causa da geografia e da infraestrutura.
- TV digital;
- internet;
- satélite;
- streaming;
- centralização técnica.
Links das fontes:
https://apublica.org/tvsdaamazonia/...o-pequeno-empreendedor-e-a-forca-da-tv-local/
https://desacato.info/tvs-da-amazonia/
https://www.gov.br/mcom/pt-br/acess.../retransmissao-de-radio-na-amazonia-legal-rtr
https://www.gov.br/mcom/pt-br/notic...a-mais-de-1-1-mil-retransmissoes-em-tres-anos
https://www.camara.leg.br/noticias/...e-tv-da-amazonia-legal-e-da-regiao-da-sudene/
https://www.gov.br/pt-br/orgaos/ministerio-das-comunicacoes
Exagerar? Tem que ser mais sagaz meu jovem, desse jeito fica difícil. Passar bem.Tá bom amigo, obrigado não precisa exagerar uma vez, Só quero saber tá foi mau!
Exagerar? Tem que ser mais sagaz meu jovem, desse jeito fica difícil. Passar bem.
Graças a esse comentário, acabei de descobrir que jogar comentários desconexos no ChatGPT é extremamente satisfatório, já que me poupa de decodificar a mensagem:Gente, deixa que eu entendi, Esses negócios das emissoras Educativas de São Paulo até mesmo a RTN, é tipo as Emissoras da Amazônia Legal pra que as vinhetas fossem Templates Sony vegas de GC ou cenário feitas pelo Chroma Key?