Na Claro TV não se vende mais como pós-pago a muito tempo, ela viu que para se manter no mercado não pode forçar nenhuma pessoa a ser refém de mensalidades fixas, paga-se quando pode e essa é a realidade do Brasil, nesse caso a Claro acertou em cheio com o pré-pago, porque muitas pessoas estavam já cortando o pós-pago, principalmente no período da pandemia. Ela lembrou do ditado: "Mais vale um pássaro na mão que dois voando." Do jeito que estava indo, a Claro ia decretar descontinuidade ou até mesmo falência em seu serviço DTH.
Sobre esse receptor da Multilaser, aparenta ser o mesmo já vendido com o logo da própria Claro, se desmontar deve ser o mesmo hardware, até porque continua com os mesmos botões, com a mesma posição para o cartão Via Embratel e idem para a porta USB frontal, pelo visto muda apenas o Logo. Agora em relação que pode ter até 5 receptores no mesmo CPF, deve ser algum desespero comercial, ai não sei como fica Claro x Multilaser.
Sei bem que a Claro e as outras operadoras estão perdendo cada vez mais assinantes, mas não adianta nada deixar disponível apenas pacotes pré-pagos com restrições. Se a Claro TV não quer assinantes pós-pagos, por que os canais HBO ainda estão sendo transmitidos via satélite?
É muito chato um cliente Claro TV pré-pago, zapear a lista de canais e querer ver os canais HBO e descobrir que nao pode recarregar esses canais porque a operadora não quer. Faz sentido um negócio desse? Pra mim, não faz sentido nenhum. Se é pra proibir os clientes pré-pagos de ter os canais HBO, o que eles estão fazendo no satélite ainda? Era melhor retirar eles da grade de uma vez já que ninguém pode assinar.
O mesmo questionamento faço em relação a gravação via pendrive. Porquê não é liberado no pré-pago? Na Oi TV era fácil ter essa resposta, já que era só o cliente pré-pago virar assinante pós-pago para ter a gravação liberada. Mas na Claro TV, acho sacanagem a operadora não liberar a gravação via pendrive no pré-pago e também não deixar o cliente pré-pago virar assinante pós-pago pra ter o recurso.
Então, a conclusão que chego é que a Claro TV pré-pago é um produto limitado, com restrições de não poder ter os canais HBO e não poder ter a gravação via pendrive, sendo que os receptores comercializados tanto pela Visiontec quanto pela Multilaser possuem entrada USB e capacidade técnica para oferecer a gravação via pendrive, mas o recurso não é liberado no software da Claro TV.
Muita coisa deixo o receptor Oi TV Livre gravando, principalmente novelas, documentários e alguns filmes e séries que às vezes passam durante a madrugada. Na Claro TV pré-pago, não vou poder ter os canais HBO nunca e não vou ter como gravar mais nenhuma programação. E se a a Claro TV resolver retirar mais canais além dos HBO das opções de recarga no pré-pago?
Eu, por exemplo, gosto de ver futebol. Por enquanto, é possível recarregar os canais Premiere no Claro TV Pré-pago. Mas, se de uma hora pra outra, a Claro TV quiser retirar os canais Premiere das opções de recarga? É por causa disso que eu crítico a Claro TV em não dar a opção do cliente pré-pago, virar assinante pós-pago quando ele quiser e depois de cumprir a fidelidade no plano pós-pago, poder voltar para o pré-pago sem nenhuma restrição.
Enfim, vamos ver se um dia a Claro TV se toca e inclua os canais HBO na lista de recargas no pré-pago e também inclua a opção de gravar a programação via pendrive, mesmo que tenha que pagar algum valor a mais na recarga. Assim, a Claro TV agradaria todos os tipos de clientes e teria mais chances de manter o serviço via satélite por mais tempo.