TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

  • Thread starter Thread starter lucassodre
  • Start date Start date
  • Featured

Destaques do momento

A TV 3.0 pode até não empolgar como o streaming, mas a ideia de não ter uma cobrança mensal, já que nem todo mundo tem internet em casa ainda (e de qualidade então, nem se fala), continua sendo uma opção relevante.

Além disso, quem adere não fica refém de operadora (mesmo de internet, já que ainda existe o fantasma de uma eventual cobrança de franquia). Mas de toda forma, a 3.0 já é esse híbrido de TV e internet, só que sem se limitar. Não esqueçam que as nossas realidades são totalmente diferentes das dos coleguinhas e nem todo mundo tem internet boa em casa.

Neste ponto eu concordo, o poder aquisitivo do brasileiro é baixissimo, e o acesso internet banda larga tem um custo mensal. Entao a tv transmitida pelo ar continua sendo uma opcao para as camadas mais pobres da populacao.

Mas repare tambem o seguinte: o mesmo pobre que nao tem dinheiro para pagar internet, muito menos vai ter dinheiro para investir nos equipamentos necessarios para usufruir da TV 3.0 (incluindo um televisor 4K e mais um sintonizador que encarece tudo ainda mais). Ele vai continuar na tv digital HD, nao precisa de 4K.
.
 
Última edição:
Está me parecendo que alguns nao entenderam o que significa esse anuncio da BBC britanica de que vai encerrar o sinal pelo ar em 2035, passando as transmissoes para o streaming...

O ponto é que essa decisao joga uma luz no fato que, na Europa, a discussao é sobre desligar o sinal de tv transmitido pelo ar (pulando a adocao de um sistema 4K, que nao empolga "ninguem"), enquanto aqui no Brasil a discussao é diferente, com a Globo tentando dar uma sobrevida ao sistema de transmissao pelo ar adotando esse sistema 3.0, o qual, ate o momento, nao despertou muito interesse em lugar algum do mundo (incluindo o Brasil).
.
 
@Rubens amigo, se é mencionada uma situação do Reino Unido, falando que lá vão acabar com a TV terrestre, e essa situação é comparada com uma realidade totalmente diferente que é a nossa… Isso não é falar em “fim da TV”? Bom, continua sendo devaneio.

Opa! Nao tinha percebido isso que voce escreveu...

De novo: ninguem aqui falou uma unica vez sequer em "fim da tv"... No maximo, foi dito que uma emissora, a BBC britanica, anunciou que vai encerrar as transmissoes pelo ar (broadcasting) em 2035. O Reino Unido tem varias outras emissoras.

As transmissoes da BBC vao continuar, mas nao mais pelo ar, apenas pela internet. É o que se discute na Europa hoje, uma data para acabar com o broadcasting, mas nenhum governo decidiu nada ainda. Parece haver um consenso que no continente eles nao vao adotar TV 3.0.

A afirmacao feita aqui no forum é que a TV 3.0 (que custa caro) nao está sendo recebida com empolgaçao atraves do mundo, nao é apenas Brasil. Aqui, uma boa parte da populacao vai continuar no broadcasting da tv aberta sim, mesmo com os numeros medios de audiencia caindo a cada ano, so que nao precisa ser com 4K no sinal broadcasting.

A TV nao morre, mas a TV 3.0 tambem nao prospera e nem faz a audiencia voltar a crescer a antigos patamares.
.
 
Quis dizer que, quando o público atual morrer, a TV como conhecemos hoje também morre. O que vai restar é um público residual, remanescente.

A TV aberta tenta copiar a internet para parecer “descolada”, mas quase sempre fica artificial, cafona, forçada e sem identidade. A linguagem da internet nasceu na internet, quando a TV tenta imitar, perde autenticidade.

Hoje, até quem mora em barraco tem uma TV LED enorme em casa. O que mais existe é pobre com iPhone. O acesso à tecnologia deixou de ser luxo faz tempo. Mas quem realmente consome TV tradicional, diariamente, ainda é o público mais velho, porque isso é hábito, comportamento e rotina construída há décadas.

Vocês podem discordar, mas estão brigando contra a realidade do mercado e da mudança de comportamento. Não estou dizendo que a TV acaba amanhã. Estou dizendo que existe um movimento claro acontecendo há anos.

As emissoras vão se tornar híbridas muito em breve. A televisão do futuro não vai sobreviver apenas como canal linear tradicional, ela vai precisar funcionar como plataforma, conteúdo sob demanda, transmissão ao vivo, rede social e distribuição digital ao mesmo tempo.
 
Tbm acho dificil que essa nova tecnologia seja mainstream por conta que hoje há inúmeras outras formas de ter acesso a esse conteúdo

Mas ao contrario dos Estados Unidos, nossa audiência em tv aberta é superior do que lá por conta da nossa cultura mesmo.

As tvs com tuner embutido devem vir nos próximos anos. No início serão mais caras e terá opções de tv sem o tuner da tv 3.0 mas com escala esse preço deve abaixar.

A própria tv digital demorou demais pra ser adotada (diria que só depois de 2014 que teve adoção) então acredito que em 15 anos as pessoas devem ter acesso a tvs com 3.0 mesmo que elas optem por ver o que ela quer por outros meios.
 
Essa falta de entusiasmo com a TV 3.0 é uma tendencia em todo o mundo... A Globo, ao contrario, está enxergando a tecnologia como a última "tabua de salvacao da tv aberta linear" diante da competicao com o streaming e a internet. Eu torço para que a Globo quebre a cara e o streaming prevaleça, como ja prevalece nos EUA.
.
Uma coisa é certa: a qualidade das imagens do sinal aberto só fica atrás do Blu‑ray, enquanto o streaming apresenta desempenho inferior.
 
O 8K nao faz muito sentido no cenario atual, a maioria das pessoas nao percebem claramente a diferença para o 4K (tem que se posicionar extremamente proximo ao televisor, ou entao a tela precisa ser gigante, no minimo 60 polegadas e mesmo assim assistindo de pertinho). E o motivo principal: exige uma quantidade excessiva de banda para transmitir essa resolucao, isso custa dinheiro e gera desafios tecnicos que nao compensam.
.

e sem contar o tamanho gigantesco que vão serem os arquivos
 
Uma coisa é certa: a qualidade das imagens do sinal aberto só fica atrás do Blu‑ray, enquanto o streaming apresenta desempenho inferior.
Isso é bem relativo. A F1tv em seu plano premium com 15Mbps por oferecer 4K e HDR tem uma imagem bem superior a tv HD atual que ta trabalhando com 9 Mbps em H264. Hoje a imagem da antena uhf HD nao ta tao longe de uma vivo fibra por ip. Numa tv 4k ja nota facil a falta de nitidez.

Comparando banana com banana, a tv 3.0 ta operando na camada enhanced a 10mbps em 4k (codec vcc h266). Novelas que tem pouco movimento realmente a imagem ta bem melhor que o globoplay, ate por conta do HDR. Ja a copa, a imagem esta mais perto de um sportv 4k do que um bluray 4k (de capa preta), além de notar certa compressão mas o ultimo jogo do brasil contra a Escócia foi a melhor imagem por ora da transmissão da copa neste novo sistema.
 
Quis dizer que, quando o público atual morrer, a TV como conhecemos hoje também morre. O que vai restar é um público residual, remanescente.

A TV aberta tenta copiar a internet para parecer “descolada”, mas quase sempre fica artificial, cafona, forçada e sem identidade. A linguagem da internet nasceu na internet, quando a TV tenta imitar, perde autenticidade.

Hoje, até quem mora em barraco tem uma TV LED enorme em casa. O que mais existe é pobre com iPhone. O acesso à tecnologia deixou de ser luxo faz tempo. Mas quem realmente consome TV tradicional, diariamente, ainda é o público mais velho, porque isso é hábito, comportamento e rotina construída há décadas.

Vocês podem discordar, mas estão brigando contra a realidade do mercado e da mudança de comportamento. Não estou dizendo que a TV acaba amanhã. Estou dizendo que existe um movimento claro acontecendo há anos.

As emissoras vão se tornar híbridas muito em breve. A televisão do futuro não vai sobreviver apenas como canal linear tradicional, ela vai precisar funcionar como plataforma, conteúdo sob demanda, transmissão ao vivo, rede social e distribuição digital ao mesmo tempo.
Vc acaba de justificar a chegada da 3.0 exatamente p preparar a transição p q a conhecida tv aberta atual se apresente tbem via streaming e seja acessada da maneira q for melhor, conveniente p o usuário. Então como exemplo, apesar de alguns torcerem, a Globo nunca vai desaparecer, vai estar em formato diferente no futuro. Pq investem horrores na Globoplay?
 
Tbm acho dificil que essa nova tecnologia seja mainstream por conta que hoje há inúmeras outras formas de ter acesso a esse conteúdo

Mas ao contrario dos Estados Unidos, nossa audiência em tv aberta é superior do que lá por conta da nossa cultura mesmo.

As tvs com tuner embutido devem vir nos próximos anos. No início serão mais caras e terá opções de tv sem o tuner da tv 3.0 mas com escala esse preço deve abaixar.

A própria tv digital demorou demais pra ser adotada (diria que só depois de 2014 que teve adoção) então acredito que em 15 anos as pessoas devem ter acesso a tvs com 3.0 mesmo que elas optem por ver o que ela quer por outros meios.
A DTV+ eh a transição necessária em regiões onde a internet ainda eh um empecilho como na Am Latina, África e partes da Asia.
4k já eh o padrão mundial em telas acima de 40 Pol e se a recepção for gratuita, melhor ainda. Nossa 3.0 está aí p oferecer isso.
 
Última edição:
Neste ponto eu concordo, o poder aquisitivo do brasileiro é baixissimo, e o acesso internet banda larga tem um custo mensal. Entao a tv transmitida pelo ar continua sendo uma opcao para as camadas mais pobres da populacao.

Mas repare tambem o seguinte: o mesmo pobre que nao tem dinheiro para pagar internet, muito menos vai ter dinheiro para investir nos equipamentos necessarios para usufruir da TV 3.0 (incluindo um televisor 4K e mais um sintonizador que encarece tudo ainda mais). Ele vai continuar na tv digital HD, nao precisa de 4K.
.
Se esta claro q a tv aberta tem q estar conectada p sobreviver e q p isso exigiria nova tecnologia pq ficar no HD se eh possível transmitir em 4k e até 8k no futuro? No streaming massivamente em 4k e a aberta estagnada no HD?
 
Está me parecendo que alguns nao entenderam o que significa esse anuncio da BBC britanica de que vai encerrar o sinal pelo ar em 2035, passando as transmissoes para o streaming...

O ponto é que essa decisao joga uma luz no fato que, na Europa, a discussao é sobre desligar o sinal de tv transmitido pelo ar (pulando a adocao de um sistema 4K, que nao empolga "ninguem"), enquanto aqui no Brasil a discussao é diferente, com a Globo tentando dar uma sobrevida ao sistema de transmissao pelo ar adotando esse sistema 3.0, o qual, ate o momento, nao despertou muito interesse em lugar algum do mundo (incluindo o Brasil).
.
Sistema 4k q não empolga ninguém?!?!?
Já percebeu q no streaming quase tudo já está em 4k?
Já percebeu a beleza dos esportes ao vivo em 4k em telas maiores q 50 Pol?
Em 2028 tem Olimpíadas, bora ver no mínimo em 4k numa tela de 75 pol?
Nossa DTV+ permite qualidade melhor q o padrão atual 4k do streaming
 
Back
Top