A Band perdeu a Fórmula 1. E, com isso, boa parte da sua audiência, cada vez mais rala, deve evaporar de vez. Nesta semana, o Teleguiado revelou que a
teleguiado.com
A Band perdeu a Fórmula 1. E, com isso, boa parte da sua audiência, cada vez mais rala, deve evaporar de vez. Nesta semana, o Teleguiado revelou que a emissora, ainda em quarto lugar no Painel Nacional da Televisão, ficou apenas 0,25 ponto distante do SporTV, um canal pago. Sem a ajuda de Max Verstappen, Gabriel Bortoleto e Lewis Hamilton, a chance da Copa do Mundo colocar um player do cabo na frente da emissora do Morumbi crescerá exponencialmente.
Das cinco redes abertas do Brasil, três já encontraram um indicativo de piso de audiência: o SBT, a Record e a RedeTV!. Dessas três, duas trabalharam ativamente para comprar eventos esportivos, atualizar focos de atuação e sonhar, em médio prazo, com acréscimo de público --escrevo, logicamente, a respeito de Record e RedeTV!. Globo e Band, as esquecidas deste parágrafo, ainda desconhecem o verdadeiro impacto do YouTube em suas vidas. A diferença entre elas: só uma pode sangrar. Você, leitor, sabe de quem estou falando.
As últimas corridas do mundial de Fórmula 1, disputadas em Áustria e Inglaterra, garantiram picos, respectivamente, de 3,9 e 3,5 pontos para a Band no Painel Nacional de Televisão. Em julho, nenhuma edição do "Jornal da Band" registrou pico de 3 pontos. Para encontrar um "3" na planilha do noticioso, o estatístico da emissora precisa acessar o arquivo de 30 de junho. A diferença entre um "3" e um "3.9" parece boçal. Só parece. Em números de verdade, ela significa mais de 600 mil pessoas apenas nas regiões metropolitanas cobertas pelas Kantar. Um catatau de gente para um veículo de comunicação de massa que cada vez menos domina... massas.
Antigos sucessos da Band, como "Masterchef" e "Perrengue" andam penando para dar médias na casa dos 2 pontos. Ainda atingem muitas pessoas, mas não brilham como outrora. Apostas mais frescas, como o "Galvão e Amigos", simplesmente não pegaram --a última edição da mesa-redonda do veterano perdeu para a RedeTV! por 0,58 a 0,59 em escala nacional.
Só a Band sabe o que fez ela sofrer um "undercut" da Globo. Mas é fato: dificilmente vai aparecer na grade dela outro produto capaz de trazer anunciantes de ponta e picos de liderança aqui e ali.