Membro conhecido
- Mar
- 1,501
- 2,351
Ainda não saíram os números do Brasil .
Meu palpite é o DTH (da Claro, ex-Via Embratel) em queda, o HFC estagnado e a Claro Box crescendo.
Ainda não saíram os números do Brasil .
Nao houve alta na tv por assinatura no Brasil.
Ainda não saíram os números do Brasil .
Meu palpite é o DTH (da Claro, ex-Via Embratel) em queda, o HFC estagnado e a Claro Box crescendo.
Isso nem é segredo ou novidade, o quadro v·em sendo esse ha alguns anos, a tv por assinatura como um todo so cai (seja cabo, satelite ou fibra), sao cerca de 2 milhoes de assinantes a menos a cada 12 meses. Ja os acessos por Box ou aplicativo so crescem, embora nao cheguem a compensar as perdas de assinantes.
A Claro nao divulga os numeros do Claro Box, mas de vez em quando ela solta algumas dicas, como a recente informacao que apenas 10% das assinaturas que eles vendem hoje sao de tv paga tradicional, com decoder.
---
Nessa notícia, eles mencionaram que tinham cerca de 1 milhão de clientes no IPTV·,
aparentemente somando os usuários da Box com os do app.
Em português claro, só foi trocado o nome (streaming, tv por internet, etc) a essência continua a mesma, ou seja, pagando mensalidade por mês.
Eu só espero que futuramente esses streaming não resolva sair da TV por Assinatura (ou tv por internet como alguns querem dizer), pois ficará muito caro assinar tudo.No futuro próximo:
TV paga = TV linear
Streaming = Conteúdo sob demanda dentro da TV linear
A Max nos EUA já está colocando os sinais lineares dos canais HBO dentro da plataforma, tudo indica que a TV paga como a conhecemos, se fundirá ao streaming, que por sua vez, estará mais fragmentado.
Na verdade eles estao anunciando essa marca de 1 milhao pelo menos desde julho do ano passado (voce mesmo mandou um link desta data). Sempre que alguem da Claro fala sobre isso, cita genericamente essa marca de "em torno de 1 milhao de assinantes no box" (ou "no IPTV").
https://tecnoblog.net/noticias/claro-tv-alcanca-1-milhao-de-assinantes-de-iptv/
Tecnicamente o app nao é IPTV· (só para esclarecer). Sim, eu sei, é confuso e o povo ja se acostumou a chamar, erradamente, esses aplicativos de internet de "IPTV", só que a IPTV exige um box e um canal dedicado privado de distribuicao. Qualquer streaming distribuido atraves da internet pública nao é mais "IPTV", mas sim "tv por internet".
Pelo jeito, até os executivos da Claro chamam de IPTV·, né? Porque, a rigor, o box da Claro so oferece IPTV para meia duzia de canais no maximo (como alguns de esportes) e isso só se voce conectar o box na rede da Claro (para ser IPTV·, voce precisa estar na mesma rede de quem distribui o sinal de IPTV).
...
Eu só espero que futuramente esses streaming não resolva sair da TV por Assinatura (ou tv por internet como alguns querem dizer), pois ficará muito caro assinar tudo.
Já é um absurdo assinar Disney Plus, MAX e Netflix, imagina se as programadoras futuramente só vender os canais linear dentro de seus streamings?
Ai ferrou mesmo.
Em português claro, só foi trocado o nome (streaming, tv por internet, etc) a essência continua a mesma, ou seja, pagando mensalidade por mês.
Por esse seu conceito, o BOX também não é IPTV
Rubens, você fez uma análise mais técnica, eu simplesmente me referia ao fato dos canais LINEARES apenas estão chegando por outra tecnologia, mas que não muda o fato de continuar sendo uma TV POR ASSINATURA, ou seja, paga-se para assistir, se não pagar não assiste, entende? A essência da coisa é a mesma, só está chegando por outros meios.Hmmm... Nao entendi. V·oce meio que insinua que "permanece a mesma coisa, so muda o nome"... OK, mas o que está sendo comparado aqui? Seria entre IPTV e tv por internet? Neste caso, a principal diferença entre elas é que na verdadeira IPTV quem transmite tem como controlar e garantir a qualidade da transmissao, como se fosse uma emissora de tv. Ja na tv transmitida pela internet, é simplesmente IMPOSSIVEL controlar e garantir qualidade, por conta das proprias caracteristicas da internet pública. Exemplo: eu nao tenho como garantir a qualidade da transmissao de um filme 4K, se o meu cliente so tem uma conexao internet de 1 Mega e que mesmo assim funciona mal, ou se os "caminhos da internet" (rotas) ate a transmissao chegar ao cliente passam por gargalos fora da minha rede.
Agora, se a comparacao é entre a tv por assinatura linear e o streaming, por exemplo, para mim sao 2 coisas gigantescamente diferentes uma da outra em suas essencias.
Streaming pela internet possibilita se libertar das correntes de um padrao de transmissao que obrigatoriamente fica tecnologicamente engessado por varias decadas. No streaming é muito mais facil adotar novas tecnologias. Exemplo: para que a resolucao das imagens mude de 480p para 1080p, ou de 1080p mude para 2160p, etc., ou ainda passar um audio de mono para stereo, de stereo para surround 5.1, etc., "basta" apenas o mercado criar e adotar novos codecs e pronto. Ja na tv tradicional, voce precisa que o g*verno promova uma gigantesca mudança, apos anos de discussoes, a qual, após aprovada em todas as camadas, votada pelo Congresso Nacional e se tornado Lei Federal, vai envolver a compra de novos equipamentos por emissoras, transmissores, e ate aparelhos televisores pelo público, e com tudo isso, ainda assim logo apos a mudança ja estarao presos novamente em um padrao que fatalmente irá se tornar cada vez mais obsoleto com o passar do tempo.
Basta ver onde permanece atolado o nosso Sistema ISDB-Tb de transmissao em termos tecnologicos, e onde ja está a transmissao pela internet.
O streaming tambem permite a transmissao personalizada, onde o assinante escolhe o que quer assistir e quando. Na TV Linear é o canal transmissor que decide a programacao.
E por aí vai... Diferenças gritantes, a ponto de quem experimenta um bom streaming dificilmente irá querer retornar para o sistema linear.
.
Eu nao disse que elas nao funcionam via internet TAMBÉM...
O que eu disse é que, quando funcionando na rede propria da Claro, a Box deles usa (ou usava) um canal proprio das frequencias HFC reservado para transmitir o sinal de alguns canais, como os de esportes, enquanto o app Claro TV+ é 100% tv por internet, mesmo que esteja funcionando na rede da Claro. Isso dá uma vantagem para a Box (quando rodando sob a rede da Claro) em relacao ao app, permitindo ao Box um menor delay, maior frame rate e melhor qualidade de imagem (repare que eu escrevi que a tecnologia "permite" isso -- e o box ja funcionou dessa forma --, se a Claro ainda aproveita bem essa caracteristica hoje em dia, é outra historia). Ha diferenças entre as tecnologias.
Tentando resumir, fica assim: "Minha box funciona em qualquer rede de internet, porem a minha tecnologia HFC me permite que a Box funcione ainda melhor se voce usar a minha rede propria".
...
Sim, e eu disse isso, que a rigor o Box só é IPTV (ou pelo menos ja foi) em alguns pouquissimos canais, e mesmo assim apenas se for usado dentro da rede da Claro.
Aquela explicacao era apenas tecnica (tentando usar linguagem simples).
Mas todo mundo usa o conceito de forma errada, paciencia.
E o conceito nao é "meu", e sim a norma internacional ditada pela ITU (Internacional Telecommunication Union), agencia da ONU responsavel por determinar os padroes internacionais de informacao e de tecnologias de informacao. Sao eles que determinam o que é IPTV e o que nao é. E todos esses aplicativos que se auto-denominam IPTV nunca, jamais, o foram.
.
Eu também, torço para que entre Dreamworks, Sony Movies, BOX Kids, Tooncast e outros canais relevantes que ainda não estão na grade.espero que claro box, traga mais canais .
O próprio conceito de canais lineares vai tender a desaparecer.Já é um absurdo assinar Disney Plus, MAX e Netflix, imagina se as programadoras futuramente só vender os canais linear dentro de seus streamings?