Com Massa e Band teremos finalmente uma concorrência mais dura com a Rede Pampa.
São 3 emissoras populares: Caiçara, 104 e Eldorado, com plástica e vinhetas ultrapassadas. Caiçara mantém estilo de AM calçada na programação da manhã com histórias de acidentes, homicidios, entre outras do gênero. Qualidade de audio da Eldorado é disparado o pior, tem emissora comunitária no interior do Estado com processamento de áudio muito superior. 104 se identificou como rádio da saudade, toca um Tonico e Tinoco seguida por Tim Maia. Não sei até que ponto são estilos convergentes.
A RBS também não sabe bem o que quer de rádio popular. Tinha a Metrô e a Cidade em FM e Farroupilha em AM. Fundiram a Metrô com a Cidade, acabaram com a cidadde e transformaram a Farroupilha dm FM pra concorrer com Caiçara. Deu errado, criaram a 92 como cópia da Cidade. Após o encerramento da Farroupilha em AM popularizaram a 92 com a inclusão dos comunicadores do AM. Agora retomam durante a tarde as vinhetas da antiga Cidade. Pelo menos estão tentando.
As que sobraram são Alegria que passou a ser A rádio Coração do Agro com programas como "Notícias do Agronegócio" e a 88,7 que parece ser a mais fiel a sua programação com o gênero de bandas do sul.
Vamos ver como será a movimentação com as duas maiores redes populares Massa e Band pois é realmente algo que o dial estava precisando. Vai favorecer muito Gaúcha e Atlântida que não terão uma popular que se sobressai pra brigar pela liderança geral, vão disputar a mesma fatia do bolo. Ainda falta uma rádio rock e/ou MPB como citado acima.