Claro TV inicia o processo para extinção do HFC, conforme entrevista abaixo.
Claro TV revoluciona e troca decodificadores de cabo por Box TV para todos os assinantes
A Claro TV vai iniciar uma mudança histórica em sua base de assinantes de TV paga e trocará todos os decodificadores de tecnologia de cabo pelo modelo de Box TV em 2025. Em uma conversa exclusiva com o
NaTelinha, Alessandro Maluf, diretor de produto vídeo da Claro, explicou que a iniciativa é ofertar um modelo de entretenimento em que os usuários fiquem mais satisfeitos, buscando assim a fidelização. Com o Claro TV Box, o cliente tem acesso a diversos aplicativos de streaming, além dos canais fechados, com um único valor na fatura.
"Trata-se de substituir a tecnologia da base. Para um assinante que está utilizando a tecnologia mais antiga, faremos uma substituição proativa dessa tecnologia nas residências. E por que isso? Porque acreditamos que este investimento da Claro em colocar um equipamento novo nas casas dos assinantes é importante. Infelizmente, não conseguiremos fazer toda a substituição em 2025, pois são muitos assinantes, mas vamos acelerar bastante. Em alguns anos, trocaremos todos”, explica Maluf.
E continua: “Acreditamos que isso vai fidelizar ainda mais nossos clientes, proporcionando a eles essa nova proposta de valor do produto e aumentando sua satisfação. Com isso, serão mais fiéis e continuarão a ver a TV por assinatura como uma opção de entretenimento em suas casas”.
Em entrevista ao
NaTelinha, o diretor revelou que no ano passado houve um crescimento exponencial das assinaturas do Box TV, que se conecta pela internet, além do aplicativo que o cliente baixa na própria Smart TV.
A troca de tecnologia da Claro TV
O diretor também mencionou que, atualmente, as vendas de assinatura por cabo representam cerca de 10% do total, e que os próprios clientes já têm demandado a nova tecnologia. “É quase uma troca de tecnologia pelo interesse do próprio cliente”, afirmou. No entanto, Alessandro Maluf garantiu que a oferta de assinatura por cabo ainda não será descontinuada.
"Enquanto observamos uma queda nas assinaturas do produto tradicional, este novo produto tem apresentado crescimento, o que nos enche de orgulho e indica o sucesso que estamos construindo. Nosso objetivo agora é escalar e crescer ainda mais."
A substituição dos decodificadores via cabo pelo modelo de streaming, seja por aplicativo ou Box TV, visa também reduzir os custos operacionais da Claro a longo prazo, além de diminuir os impostos relacionados na operação.