Sim amigo. É muito fake news é fake news com força
Sim, a chamada "TV Hortolândia" é, na verdade, apenas uma web TV. Eles cobrem eventos como rodeios e festas religiosas e mantêm uma relação próxima com políticos, pastores e empresários locais, na tentativa de gerar receita (jabá). Ao contrário do que dizem, não são uma emissora de televisão tradicional e não possuem transmissão na cidade. Moro em Hortolândia e posso garantir que essa "TV" não existe nos canais convencionais. Na verdade, o único lugar onde é possível acessá-la é no Facebook ou no YouTube. Mesmo assim, eles se apresentam como afiliados da Rede Brasil, e alguns empresários acabam pagando por seus serviços de divulgação.
Houve um tempo em que a tal TV Hortolândia comprou horário no canal 8 comunitário da Net Americana, que transmite para as cidades de Americana, Sumaré e Hortolândia. Durante esse período, a TV Hortolândia teve um programa semanal de 30 minutos, onde eram exibidas matérias-jabá de eventos da cidade e também comércios que, logicamente, pagavam para aparecer no programa. Porém, aparentemente o programa não deu certo, pois nunca mais o vi passar no canal comunitário. Esse foi o mais próximo que a TV Hortolândia chegou de ser uma TV de verdade.
Certamente, no futuro, eles devem tentar entrar no ar como um canal comunitário na TV a cabo, pois estão sempre em contato com políticos e pastores pedindo apoio, e sem dúvida é uma vitrine importante para a cidade e, principalmente, para os políticos. Não tenho dúvidas de que, se Hortolândia conseguir a concessão de um canal educativo, a prefeitura de Hortolândia irá contratar a TV Hortolândia como produtora do canal.
O criador da TV Hortolândia é um jornalista e professor universitário chamado Valdir Júnior. Ele é evangélico e de direita, mas não tem problemas em puxar o saco de políticos de esquerda também. O importante é que o dinheiro do jabá caia no final das contas.