Por muito tempo as operadoras convencionais (HFC, Sat e recentemente Fibra) surfaram na subida de clientes. Por lá eles tiravam canais, subiam preços, não atendiam nossas demandas de programação. Sempre o cliente foi ignorado, salvo algumas vezes que os clientes pediram muito e os canais pressionaram (caso da época da FOX Sports antes de ser comprada pela Disney e sumir..).
Mas hoje o jogo virou, tem o streaming com muitissimas opções (linear e on demand), e tem provedor pequeno de internet do interior que ainda dá acesso a canal de TV paga pelo preço da internet (pessoa não paga nada por isso). Ademais até com canais inéditos que as operadoras tradicionais jamais colocaram pela falta de vontade. Sempre com a desculpa do ''ah vai ficar caro...''.
Bom, acabou com o reino encantado das operadoras, essas que viram seu auge na Copa de 2014 e depois foi de queda livre todo ano. Isso já há quase 10 anos de perdas.. Interessante é que as grandes operadoras no mercado streaming são apenas mais um player, já que a briga é forte, diferentemente de tempos atrás que eles tinham monopolio da concessão, de equipamentos, negociação.
A SKY que demorou para entrar no modelo vai sofrer mais, vais sangrar mais. Embora a SKY por causa de ser via satélite (chegue em muitos lugares isolados etc), ainda pode ganhar o filão da parabólica. Mas é questão de tempo até isso se desgastar.
Já a Claro e a Vivo já tão se adaptando. A Oi nem sei se vai durar, já que está tudo a venda por lá.