Essa discussao se torna dificil porque, infelizmente, pessoas leigas, que nao sao tecnicas (inclusive MP e Juizes), formam conviccoes e querem "decidir" assuntos tecnicos. Daí ocorrem essas aberracoes, como essas multas (que no final dos processos a Claro nao paga, ao provar que a empresa está tecnicamente certa).
Ocorre que, tecnicamente, o HFC é sim uma forma de conexao por fibra. Errado está quem imagina o contrario. O que ela nao é, é FTTH (o HFC é conexao fibra do tipo FTTC). So que, por algum raio de motivo, o público leigo (que nao conhece as classificacoes internacionais de "conexao por fibra") imagina, sabe-se lá deus porque, que FTTH é apenas um sinonimo para "conexao por fibra", que as duas expressoes significam exatamente a mesma coisa. Mas nao é e nem nunca foi...
Esse tipo de multa ocorre por ignorancia do consumidor e da propria Justiça.
Na pratica, a Claro no final nao paga essas multas, e para evitar novos problemas, voce pode reparar que hoje em dia ela coloca em letras miudas nas propagandas que a "conexao por fibra pode usar cabos coaxiais em algum pequeno trecho da conexao" (ou coisa parecida, nao lembro o texto exato que eles usam). Porem o importante é que a tecnologia HFC é uma forma de "conexao por fibra" sim, so que a fibra chega proximo à casa do usuario, nao entra dentro da casa dele. Qualquer tecnico de rede que nao for um mero passador de cabos Ethernet vai saber disso.
O consumidor precisa entender que o nome correto para o que ele pensa que é "conexao por fibra", o nome corrreto é FTTH. Aí sim, de fato o HFC da Net nao é FTTH, ela é uma conexao por fibra do tipo FTTC.
.