Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

TV Brasil HD - Programação, Imagens, Vídeos & Comparações

Membro conhecido
Sep
2,684
2,034

TV Brasil estreia nova programação a partir da próxima segunda-feira


Anderson Ramos abril 02, 2022

Divulgação

Atrações inéditas, novas temporadas e novos horários de produções já consagradas estão em destaque na programação que a TV Brasil estreia nesta segunda-feira (4). Sempre com foco em qualidade e credibilidade, a emissora pública oferece ainda mais informação e entretenimento para o público com a nova grade.

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Valente, ressalta que a nova programação traz novidades pensadas para fidelizar o público que já assiste à TV Brasil e para atrair novas audiências. “O conteúdo jornalístico vai aumentar, com edições aos sábados dos Repórteres locais e Repórter Brasil Noite. Vamos estrear os realities Mata Viva e Arte na Fotografia e exibir novas edições na faixa de documentários da tarde”.

Entre as estreias do canal está o seriado Mata Viva - Ciência e Aventura na Mata Atlântica, que ganha as telinhas aos sábados, às 12h15. A série documental de oito episódios acompanha o trabalho de pesquisadores que se aventuram em busca de descobertas científicas na maior reserva privada de mata atlântica do Brasil, conhecida como “Legado das Águas”. Localizada a menos de duas horas da cidade de São Paulo, a reserva conta com uma área de mais de 31 mil hectares.

Série de documentários sobre o samba na região Norte do país, Amazônia Samba, também está na lista de novidades da nova programação. No ar aos sábados às 22h45, o seriado realizado pelo sambista paraense Arthur Espíndola viaja até diversos municípios, vilarejos e comunidades do interior do Pará para entrevistar compositores que nunca tiveram oportunidade de gravar ou sequer registrar suas obras. Depois das entrevistas, a produção selecionou 24 sambas que ganharam arranjos e a interpretação de artistas consagrados da música brasileira, como Dudu Nobre, Fundo de Quintal, Leci Brandão, Leila Pinheiro, Simoninha, Pedro Luis, Moacyr Luz, João Cavalcanti, Fabiana Cozza, Toninho Geraes, Ana Costa, Pinduca, Lia Sophia, Cleide Moraes, Bilão, Arthur Espíndola, entre outros.

Já aos domingos, às 19h30, estreia o Arte na Fotografia, primeiro reality show brasileiro sobre foto. Para atrair um universo cada vez maior de pessoas interessadas em fotografar, o programa dá dicas práticas e lições primorosas ao desafiar seis jovens fotógrafos amadores a criarem trabalhos autorais. Ao longo de oito episódios apresentados por Thalma de Freitas, os participantes competem em provas de diferentes estilos e temas, entre eles fotojornalismo, moda, dança e esporte.

Na sessão Cine Retrô de domingo, às 16h, o público poderá curtir novamente os primeiros filmes da coleção Os Trapalhões, que voltam à programação da TV Brasil. Formado por Renato Aragão (Didi), Dedé Santana, Mussum e Zacarias, o grupo de comediantes marcou gerações com o seu jeito de fazer humor. Os títulos adquiridos pelo canal têm temas diversos e vão desde as paródias de filmes clássicos a versões bem-humoradas de histórias conhecidas. No total, 15 longas-metragens produzidos entre os anos de 1967 e 1990 ganham nova exibição na emissora pública.

Inédito na TV Brasil, o programa Visite Paraná entra na grade do canal às 6h de segunda-feira. Produzido pela emissora pública TV Paraná Turismo, a produção apresenta e explora localidades paranaenses com belas paisagens, atrações turísticas, dicas de passeios, gastronomia e muitas curiosidades.

Também na nova programação, a partir da próxima segunda a sessão TV Brasil Docs ocupa o horário das 22h, logo após o Sem Censura, para exibir documentários.

O Diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales, conta que a nova grade da TV Brasil aumenta a oferta de produções de qualidade em sinal aberto, nos aplicativos e redes sociais, on demand e em tempo real, todos alinhados à missão da EBC. “São produtos próprios, co-produções, licenciamentos e parcerias que chegam, a partir de 4 de abril, aos lares dos brasileiros de forma gratuita e com informação, entretenimento, educação, saúde, cultura”.

Programas jornalísticos em novos dias e horários

Ganham espaço, ao vivo, na nova grade de sábado da emissora pública o Repórter Brasil Noite e os telejornais locais de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Com a cobertura dos principais acontecimentos do dia no país e no mundo, o Repórter Brasil Noite será exibido às 19h horas, com meia hora de duração. Já os noticiários locais terão 15 minutos e vão ao ar ao meio-dia, divulgando dicas de trânsito, previsão do tempo, flashes ao vivo e prestação de serviços.

Nos domingos, a premiada atração jornalística Caminhos da Reportagem passa a ser exibida às 22h, seguida do programa de entrevistas Brasil em Pauta, também com novo horário, às 22h30.

Novidades já estão no ar

Entre as novidades da programação que já estão no ar desde o fim de março, a série de animação infantil Charlie, o Entrevistador de Coisas estreou na TV Brasil Animada, faixa com diversas atrações para as crianças. Com 26 episódios de 11 minutos e dedicada à turminha em idade pré-escolar, a produção é apresentada de segunda a sexta, às 9h05.

Também já está em exibição na TV Brasil nos domingos, ao meio-dia, a nona temporada do Samba na Gamboa - atração em que Diogo Nogueira canta com grandes intérpretes das nova e velha gerações de sambistas brasileiros e ícones da MPB. Há mais de dez anos na telinha, o programa traz agora edições que mesclam trechos musicais de episódios exibidos em outras temporadas.
 
Membro conhecido
Sep
2,684
2,034

Repórter Brasil Tarde ganha nova apresentadora a partir de segunda (4/4)


Anderson Ramos abril 01, 2022

Divulgação

O Repórter Brasil Tarde está de cara nova a partir da próxima segunda-feira (4). A jornalista Eliane Benício passa a apresentar a edição vespertina do telejornal de rede da TV Brasil, que vai ao ar de segunda a sexta, às 12h15, com 45 minutos de duração.

Além de apresentadora, a jornalista carioca já atuou como repórter, produtora e editora. Entre as grandes coberturas da qual participou durante sua trajetória estão os Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012.

Eliane Benício vai integrar a equipe de jornalismo da TV Brasil do Rio de Janeiro, de onde é ancorado o Repórter Brasil Tarde. Além do time carioca, o telejornal conta com a estrutura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Brasília e São Paulo e com emissoras parceiras em vários estados do país.

Com linguagem leve e informal, o programa reúne as principais notícias do dia através de uma cobertura dinâmica, priorizando links ao vivo de repórteres das três praças. A atração combina reportagens e entrevistas com temas atuais, notícias de várias partes do Brasil e destaques do noticiário internacional, além de análises de economia, que contribuem para o melhor entendimento do público sobre questões essenciais no cotidiano.

Conteúdos de esportes olímpicos e paralímpicos também estão entre as pautas, com a participação de comentaristas do canal para analisar as rodadas das principais competições. O Repórter Brasil Tarde oferece ainda tradução simultânea em Libras, iniciativa que foi incorporada aos telejornais da TV Brasil em março de 2018.

Jornalismo diário na emissora pública

Além do Repórter Brasil Tarde, a grade da TV Brasil contempla outros programas jornalísticos diários, para deixar o público informado.

De segunda a sexta, às 07h30 vai ao ar o Repórter Nacional e, em seguida, às 8h, o Brasil em Dia.

De segunda a sábado, a partir de 4 de abril, os telejornais locais ganham as telinhas da emissora pública às 12h, com 15 minutos de duração. Na faixa noturna, às 19h, o Repórter Brasil Noite faz a cobertura dos principais acontecimentos do dia no país e no mundo.

E no universo esportivo, o Stadium vai ao ar de segunda a sexta, às 19h40, com pautas sobre esportes de todas as modalidades, dos radicais aos de aventura, passando pelos olímpicos e paralímpicos.
 
Membro conhecido
Sep
507
526

A notícia não diz, mas, se o governador não vetar, isso pode inviabilizar o desligamento do AM 800 kHz. Acredito que declarar patrimônio histórico não inviabiliza a fusão da "PROGRAMAÇÃO" AM 800 kHz com o FM 99.3 MHz, mas sim inviabiliza apenas o desligamento da frequência de 800 kHz. A outra opção é migrar o AM 800 kHz pro FM Estendido, mudando o nome da emissora pra Rádio Sociedade FM, afinal, não faz sentido duas Rádios MEC no FM.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
3,622
4,614

A notícia não diz, mas, se o governador não vetar, isso pode inviabilizar o desligamento do AM 800 kHz. Acredito que declarar patrimônio histórico não inviabiliza a fusão da "PROGRAMAÇÃO" AM 800 kHz com o FM 99.3 MHz, mas sim inviabiliza apenas o desligamento da frequência de 800 kHz. A outra opção é migrar o AM 800 kHz pro FM Estendido, mudando o nome da emissora pra Rádio Sociedade FM, afinal, não faz sentido duas Rádios MEC no FM.
Quem concede as emissoras de rádios e TVs é o Governo Federal através do Ministério das Comunicações, mas se quiserem decidir desligar AM 800 kHz e migrar pro FM daqui alguns anos pode ser que a Rádio Sociedade volte ao ar depois de décadas. Por outro lado, nunca consegui escutar a MEC AM (moro no Maranhão) devido à Shine AM (na cidade de Kralendijk, ilha de Bonaire) e as interferências na cidade (por isso opto escutar na zona rural) na mesma frequência que tem o dobro de potência da MEC AM (tem 400 kW, já a MEC AM tem 200 kW) que só entra ao ar à noite, mas ultimamente vem saindo do ar em alguns horários da noite, o que leva a possibilidade da MEC AM alcançar em todo o país.
 
Membro conhecido
Sep
507
526
Quem concede as emissoras de rádios e TVs é o Governo Federal através do Ministério das Comunicações, mas se quiserem decidir desligar AM 800 kHz e migrar pro FM daqui alguns anos pode ser que a Rádio Sociedade volte ao ar depois de décadas. Por outro lado, nunca consegui escutar a MEC AM (moro no Maranhão) devido à Shine AM (na cidade de Kralendijk, ilha de Bonaire) e as interferências na cidade (por isso opto escutar na zona rural) na mesma frequência que tem o dobro de potência da MEC AM (tem 400 kW, já a MEC AM tem 200 kW) que só entra ao ar à noite, mas ultimamente vem saindo do ar em alguns horários da noite, o que leva a possibilidade da MEC AM alcançar em todo o país.
Acho que aí no Maranhão quando não tem a Shine AM, pega a MEC AM de Brasília 800 kHz (que repete a MEC FM RJ), a MEC AM RJ segundo funcionários (relato em sessão de comissão da ALERJ), está com potência reduzida (em 2016 reduziu pra 36kW, e agora reduziu pra 20kW).
 
Membro conhecido
Sep
507
526
Membro conhecido
Sep
1,006
1,600
Vendo a movimentação das equipes de engenharia, acredito eu que o transmissor de Belo Horizonte da TV Brasil será religado nos próximos dias, assim como a Rádio Nacional e MEC em São Luiz.

Falta ainda prazos que não me foram confirmados para Campinas, Porto Alegre e Campo Grande.
 
Membro conhecido
Sep
3,622
4,614
Dúvida: a EBC está vinculada à Casa Civil ou ao Ministério das Comunicações?
Lei 11652/2008, no Art. 5º, diz que é vinculada à Casa Civil:

Já o Decreto 10395/2020, que alterou o Decreto 9660/2019, diz que é vinculada ao Ministério das Comunicações:
É do Ministério das Comunicações, pois alguns trechos da 11.652 foram revogados nos anos seguintes.
 

Rai

Membro conhecido
Aug
1,816
2,158
Vendo a movimentação das equipes de engenharia, acredito eu que o transmissor de Belo Horizonte da TV Brasil será religado nos próximos dias, assim como a Rádio Nacional e MEC em São Luiz.

Falta ainda prazos que não me foram confirmados para Campinas, Porto Alegre e Campo Grande.
Alguma novidade
 
Membro conhecido
Sep
3,622
4,614
Vendo a movimentação das equipes de engenharia, acredito eu que o transmissor de Belo Horizonte da TV Brasil será religado nos próximos dias, assim como a Rádio Nacional e MEC em São Luiz.

Falta ainda prazos que não me foram confirmados para Campinas, Porto Alegre e Campo Grande.
Alguma novidade
MEC em São Luís ainda não foi concedida e não entrará no ar "nos próximos dias".
 
Membro conhecido
Sep
1,006
1,600
MEC em São Luís ainda não foi concedida e não entrará no ar "nos próximos dias".
Pretendo confirmar essas informações junto a gerência executiva de engenharia da rádio.

De acordo com os tópicos nordestinos, a informação está assim:

"Ações relacionadas à expansão do sinal de Rádio foram impactadas, tais como: aquisição de transmissores, implantação de transmissor FM em São Luís/MA, pois o transmissor foi entregue fora das especificações previstas no edital licitatório; e instalação da Rádio Nacional em Fortaleza/CE e Salvador/BA, que depende de autorização do MCom."
 
Última edição:

Rai

Membro conhecido
Aug
1,816
2,158
Pretendo confirmar essas informações junto a gerência executiva de engenharia da rádio.

De acordo com os tópicos nordestinos, a informação está assim:

"Ações relacionadas à expansão do sinal de Rádio foram impactadas, tais como: aquisição de transmissores, implantação de transmissor FM em São Luís/MA, pois o transmissor foi entregue fora das especificações previstas no edital licitatório; e instalação da Rádio Nacional em Fortaleza/CE e Salvador/BA, que depende de autorização do MCom."
E sobre o canal 47.1 em belo horizonte
 
Membro conhecido
Sep
507
526

GOVERNO LANÇA CANAL EDUCAÇÃO E CANAL LIBRAS NESTA TERÇA-FEIRA (26)​


Canais vão veicular conteúdos de educação infantil a ensino superior. O Canal Educação será exibido no espectro da multiprogramação da TV Brasil e o Canal Libras será transmitido exclusivamente pela internet, com programação especialmente dedicada à comunidade surda.

-----------------------

O Governo Federal lança nesta terça-feira (26) o Canal Educação e o Canal Libras.

O primeiro vai ao ar com uma programação educacional abrangendo temas que vão desde a educação infantil até o ensino superior. O conteúdo será exibido no espectro da multiprogramação da TV Brasil e tem como objetivo universalizar a educação e elevar a qualidade e a taxa de alfabetização nacional. A iniciativa também é voltada para a capacitação de professores, coordenadores e gestores escolares.

O Canal Educação estreia na televisão aberta digital em multiprogramação nas capitais onde a TV Brasil possui transmissoras - Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Luís e São Paulo. Também será oferecido nos pacotes de TV por assinatura e por meio de satélite para escolas com antena parabólica.

Já o Canal Libras será transmitido exclusivamente pela internet e vai exibir conteúdo voltado ao sistema nacional de educação, desde a educação infantil até o ensino superior, universalizando o conhecimento e a informação por meio de uma grade especialmente dedicada à comunidade surda.

O lançamento dos dois projetos ocorre nesta terça, dia 26, às 11 da manhã, no Palácio do Planalto.



Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília
 
Membro conhecido
Sep
507
526
20220426_003228.jpgAgora no MUX da TV Brasil, no antigo canal da TV Escola [Vem aí Canal Educação].
A TV Escola nesse mesmo satélite possui outra frequência, onde até o momento, está passando programação normal com a logo da TV Escola.
 
Membro conhecido
Sep
2,684
2,034
Com a entrada destes novos canais, acredito que a EBC não será mais desmontada e vendida.



Canais_Educacao.jpg

Comunicação Pública

26/04/2022, 17:23

Governo lança canais Educação e Libras da TV Brasil



Avatar
POR REDAÇÃO
[email protected]

https://telaviva.com.br/26/04/2022/governo-lanca-canais-educacao-e-libras-da-tv-brasil/

O Governo Federal lançou, nesta terça-feira, 26, os canais Educação e Libras, da TV Brasil, vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A princípio, a transmissão do Canal Educação será por meio da TV Brasil (canal 2.3 nas capitais Rio de Janeiro, Brasília e São Luís; e canal 1.3 em São Paulo), mas também será disponibilizada nas TV por assinatura e em escolas com TV e antena parabólica. Já o Canal Libras será disponibilizado 24 horas por dia na internet e, também, terá espaço na grade horária do Canal Educação.

Na cerimônia, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, destacou que a criação desses canais na TV Brasil amplia o acesso ao conteúdo de qualidade na TV aberta. "A TV Brasil tem grande alcance em todo o País, com a possibilidade de levar essa nova programação ao mais diversos públicos: desde as crianças, que estão em processo de aprendizagem, até os adultos que querem aperfeiçoar seus conhecimentos", afirmou o ministro.

Fábio Faria também destacou que, por meio do programa Digitaliza Brasil, o Ministério das Comunicações também está levando o sinal digital de TV (que tem qualidade de som e imagem superior ao sinal analógico) a 1.638 municípios brasileiros que não tinham acesso a essa tecnologia. A TV Brasil, inclusive, está recebendo autorização para transmitir conteúdo em 1.638 canais com 4 programas em cada, em formato de multiprogramação.

A programação
O Canal Educação terá conteúdos destinados desde a educação infantil até a superior, com o objetivo de melhorar a taxa de alfabetização e apoiar a capacitação de professores, coordenadores e gestores. Aulas remotas, dicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), documentários, informações sobre o que acontece no Ministério da Educação, com uma programação educativa e cultural poderão ser conferidos pelos telespectadores. Já o Canal Libras marca a comemoração pelos 20 anos da Lei nº. 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão.
 
Membro conhecido
Aug
1,197
1,691
Vendo a movimentação das equipes de engenharia, acredito eu que o transmissor de Belo Horizonte da TV Brasil será religado nos próximos dias, assim como a Rádio Nacional e MEC em São Luiz.

Falta ainda prazos que não me foram confirmados para Campinas, Porto Alegre e Campo Grande.
Haunter, fique de olho na concessao de Campinas q precisa antes sair do canal 07D e ganhar uma posição na faixa UHF
 
Top