Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Tecnologias de Áudio Analógico

Membro conhecido
Oct
580
297
Brasil ganha a terceira fábrica de discos de vinil


Brasil ganha sua terceira fábrica de discos de vinil
07/07/2022

Universo do Vinil

A Rocinante é a terceira fábrica de discos de vinil no Brasil e está situada em Petrópolis/RJ no famoso bairro Quitandinha.

Numa cidade histórica e cheia de casos e causos, a Rocinante aparece para trazer mais uma opção para quem quer fazer seus discos e para nós, amantes do vinil e consumidores, termos outra fonte de fabricação e distribuição, o que é sinal de mais vinil para apreciarmos e consumirmos e, mais local para os artistas poderem realizar seu tão sonhado bolachão.



Três fábricas brasileiras é mais um contingente de discos jogados no mercado e isso é uma notícia maravilhosa para quem curte o vinil.

A fábrica petropolitana conta com catálogo próprio com artistas como Jards Macalé, João Donato, Letieres Leite e vários outros da primeira linha da música popular brasileira, inclusive, instrumental.



A Rocinante, segundo seu site, tem em seu propósito “expressar a singularidade dos artistas que gravamos. Nossa bússola é a comoção diante do que ouvimos. Atuamos principalmente nos campos da canção e da música instrumental brasileiras. Lançamos os discos em vinil, prensados na nossa própria fábrica com prensas modernas Newbilt, e também em formato digital”.

E se você quer saber sobre essas maravilhosas máquinas da Newbilt, clique aqui que o Universo do Vinil já falou sobre elas, inclusive é o maquinário da Third Man Records, a famosa fábrica do Jack White. Ou seja, com certeza, é coisa boa!



O UV já escutou um disco fabricado por eles e gostou muito da qualidade apresentada – tem sonoridade bem encorpada e quando colorido é bem bacana.

Com mais uma opção de fábrica de vinil, o nosso amado formato vai se consolidando.

Fonte:
 
Última edição:
Membro conhecido
Oct
580
297
Exclusivo: Por dentro da reinvenção de alta tecnologia do disco de T Bone Burnett
O lendário produtor T Bone Burnett revela a tecnologia por trás de seus novos discos Ionic Original - um formato, diz ele, que oferece a maior fidelidade e durabilidade de todos os tempos em um disco analógico.

POR CLIVE YOUNG ⋅
PUBLICADO: 20/05/2022 ⋅ ATUALIZADO: 01/06/2022

t_bone_burnett-726x408.jpg


T Bone Burnett, com um disco NeoFidelity Ionic Original. Foto: Jason Myers.

Nova York, NY (20 de maio de 2022)—Não é nenhum segredo que o Vinyl Revival tem sido uma das histórias mais emocionantes da indústria da música dos últimos anos. O retorno do formato dos mortos foi a última reviravolta inesperada até agora para uma tecnologia analógica pioneira no final dos anos 1800 – uma que essencialmente não foi atualizada desde a década de 1980, quando o mundo a abandonou em favor do áudio digital. Agora, 40 anos depois, o produtor vencedor do Oscar e do Grammy, T Bone Burnett, quer recuperar o tempo perdido com seus recém-anunciados discos Ionic Original. O formato, diz ele, oferece a maior fidelidade e durabilidade já disponível em um disco analógico – e o faz adaptando discos de acetato ao século 21 .

“Os artistas sempre lamentaram que as cópias em vinil de seus discos não soassem tão bem quanto os acetatos”, diz Burnett. “Já ouvi isso centenas de vezes.” Tendo produzido nomes como Bob Dylan, Elvis Costello, Robert Plant, Alison Krauss, Elton John, Gregg Allman, Leon Russell, Roy Orbison e mais, ele ouviu de artistas com alguma autoridade por trás de suas reclamações.

O problema é que poucas pessoas chegam a ouvir um disco de acetato e, mesmo que o façam, não soam intocados por muito tempo. Um disco de acetato é usado nos primeiros passos da produção de um disco de vinil e, apesar do nome, na verdade não envolve acetato; em vez disso, é um disco de alumínio com verniz nitrocelulósico pintado nele. O disco é colocado em um torno de corte que grava uma representação física de um sinal de áudio na laca - ele literalmente corta um sulco. O disco de acetato resultante é então usado como molde para cópias de metal galvanizado que, após mais alguns processos, resultam nos carimbos de metal ranhurados que as prensas de discos usam para esmagar bolhas de vinil quente em discos. Esses discos podem parecer ótimos, mas como o disco de acetato é uma cópia direta do sinal de áudio original, soa ainda melhor.

Infelizmente, a laca de nitrocelulose é perfeita para cortar, mas não foi feita para durar. Os discos de acetato se degradam rapidamente, com o atrito entre uma agulha de disco e uma laca macia literalmente derretendo o sulco um pouco mais toda vez que um disco é tocado. Além disso, a laca não pode ser tocada com as mãos, pois os óleos da pele catalisam com a nitrocelulose para criar depósitos de ácido palmítico nas ranhuras. Portanto, embora os discos de acetato tenham uma função crucial na produção de discos e tenham um ótimo som, eles estão condenados a partir do momento em que são cortados.

T Bone se muda para a vila
Depois de aprimorar os discos de acetato como “o melhor meio de som de todos”, Burnett e seus parceiros formaram a NeoFidelity em 2014 para explorar maneiras de reinventar o formato. A solução - desenvolvida com a Georgia Tech e eventualmente apelidada de Ionic Original - é cobrir essa laca de nitrocelulose macia sob um revestimento durável e imperceptível que tem uma composição semelhante ao quartzo e esmeralda.

“Analisamos os métodos usados para proteger partes da estação espacial expostas ao calor direto do sol e analisamos o processo que torna o vidro resistente a danos para telefones celulares – Gorilla Glass”, diz Burnett. “Usando esses dois tipos de deposição iônica, conseguimos criar acetatos que mantêm seu som cristalino em milhares de execuções. O revestimento tem cerca de 90 átomos de espessura e reduz bastante o atrito; temos discos que tocamos 2.000 vezes que são silenciosos.”

Como seria de esperar, o processo Ionic Original não é barato e, embora seja escalável para um nível de produção de mercado de massa, isso exigirá um investimento considerável. Por enquanto, para ganhar atenção e financiamento para a empresa, a NeoFidelity planeja criar gravações únicas de artistas notáveis, tê-las cortadas em disco por Jeff Powell do Take Out Vinyl (Daft Punk, The Black Keys, Al Green) e em seguida, vendê-los em um método ainda a ser determinado. “Tivemos interesse de pessoas sobre vendas privadas, interesse de casas de leilões e estamos perto de tomar uma decisão de como vamos lançar o primeiro”, disse Burnett. “O preço vai mudar. Como você coloca um preço nisso? Eu não tenho ideia, mas com o tempo, seremos capazes de descobrir isso.”

É claro que esse modelo de negócios, por enquanto, tornará os discos NeoFidelity tão raros quanto os acetatos reais - itens atingíveis apenas por colecionadores abastados e, apesar de sua durabilidade, provavelmente não serão reproduzidos, pois serão investimentos para quem pode pagar eles. “Estamos criando escassez no começo”, admite Burnett prontamente. “[Diga] que esta é uma bela gravação de Bob Dylan – todos os fãs de Bob Dylan não poderão ouvi-la, mas existem milhares de outras gravações de Bob Dylan que eles podem ouvir de graça. Estamos apenas adicionando ao cânone; não estamos subtraindo nada, estamos somando e, com o tempo, tudo dará certo…. Eventualmente, tenho certeza de que essa música se infiltrará na cultura mais ampla, mas no momento, estamos apenas trabalhando nessa área específica.”

O outro benefício de um modelo one-of-one, diz Burnett, é que ele luta contra a desvalorização da música nos últimos tempos: “Quero testar o mercado para ver qual é o valor real de uma música gravada. O governo nos disse, as gravadoras nos disseram, as empresas de streaming nos disseram o valor da nossa música. Acho que a música que fazemos neste país é a coisa mais valiosa que produzimos. A música está para os Estados Unidos como o vinho está para a França – e o que aconteceu com a qualidade da música gravada nas últimas duas décadas é o equivalente a pulgões tomando conta dos vinhedos na França e destruindo-os, [portanto, Ionic Original] não é algum jogo que a gravadora está jogando com o público em geral; isso são artistas se defendendo.”

Dito isto, dados os custos de produção, os discos Ionic Original terão por necessidade apresentar artistas de alto perfil no início, mas Burnett acha que, à medida que a tecnologia pega, os custos de produção cairão a um ponto em que as edições de edição limitada se tornarão viáveis. para artistas que não têm fãs do tamanho de Dylan. Há outras aplicações potenciais também, como discos híbridos analógicos/digitais multimídia teóricos: “Podemos colocar cores no revestimento e, nessas cores, você pode armazenar informações digitais – um CD, DVD, Blu Ray, hologramas, metadados, álbum capas, entrevistas, o que você quiser.”

Embora essa visão futurista exigisse um player bastante especializado, um disco Ionic Original regular pode ser reproduzido em qualquer toca-discos e, com isso, a tecnologia pode simplesmente ser usada para proteger mídias cruciais do passado, ajudando os arquivos a cobrir os frágeis acetatos e discos de vinil existentes. para ajudar a preservá-los. “Pode tornar-se apenas uma tecnologia de arquivo; Não tenho ideia de onde isso vai parar”, diz Burnett. “Isso é vários estágios abaixo da estrada. No momento, estamos apenas focados em levar esse um-de-um ao ponto de ser real.

Com isso em mente, um grande anúncio Ionic Original da NeoFidelity é esperado na próxima semana.

TAGS ⋅ ACETATO ⋅ DISCO DE ACETATO ⋅ BOB DYLAN ⋅ BURNETT ⋅ ORIGINAL IÔNICO ⋅ JEFF POWELL ⋅ NEOFIDELIDADE ⋅ DISCOS ⋅ T BONE BURNETT ⋅ T-BONE ⋅ VINIL


CLIVE YOUNG

Clive Young é coeditor da Mix Magazine e editor da MixOnline.com. Anteriormente, ele foi o editor-chefe da Pro Sound News, que foi nomeada Revista do Ano dos EUA pela Future em 2019, no mesmo ano em que Young foi um dos três finalistas do 65º Prêmio Anual Neal de "Melhor gama de trabalho de um único autor ." Ele é o autor de dois livros, Crank It Up: Live Sound Secrets of the Top Tour Engineers, entrevistando mais de 75 engenheiros de som ao vivo em seu trabalho, e Homemade Hollywood: Fans Behind The Camera, uma exploração etnográfica de fãs da cultura pop. Produção de filmes. Além disso, ele falou em 400 bibliotecas, universidades, museus, simpósios acadêmicos e convenções, geralmente sobre história da música e do cinema. Young obteve um MFA em Escrita Criativa pela Hofstra University em 2016 e é professor adjunto na St. Joseph's University New York.

Tradução Automática
Fonte:
 
Top