Rádio Ondas Curtas

Membro conhecido
Sep
719
754
No KiwiSDR, notei que até alguns dias atrás, as únicas frequências da VoA que os transmissores ainda estavam sendo ligados nos horários de sempre, era a do transmissor do Reino Unido em 11610, e também uma em 11735 de Talata-Volo, no Madagascar. Essas duas estavam transmitindo uma música instrumental em loop de espera, como se estivesse aguardando o sinal da matriz da VoA. E a 4930 de Selebi-Phikwe, no Botswana, na África, estava no ar, mas totalmente muda, só na portadora.
Hoje, as do Reino Unido e Talata-Volo saíram totalmente do ar, desligaram os transmissores. Ainda permanece no ar hoje a 4930 de Botswana, mas muda, sem programação nenhuma.

Membro conhecido
Sep
719
754
Por outro lado, a Rádio Free Asia [RFA] (que também é do governo americano), segue transmitindo normalmente sua programação, agora nesse momento em Coreano nas frequências de 9990 kHz e 11560 kHz (esta última já tem uma interferência causada por um país que não gosta deles).

Membro conhecido
Sep
719
754
Site da VoaPortugues.com transmitindo programas ao vivo, mas a transmissão toda está muda. Além disso, na Internet, a transmissão internacional de notícias em inglês da VoA, (VoA Global English), estava transmitindo até ontem a programação musical pop da VoA 1 The Hits. O canal próprio da VoA 1 The Hits na Internet, também está mudo. Mas no dia de hoje, a VoA global english também ficou totalmente muda na internet, marcando o fim da VoA 1 The hits no dia de hoje (28/3/2025).

Membro conhecido
Sep
719
754
Já a VoA Learning English acaba de voltar na internet agora às 15h30 com a transmissão da programação.

Membro conhecido
Sep
719
754
Esqueci de citar, mas o CurrentTime, Canal de TV em russo que é uma parceria entre a Rádio Liberty e a Voz da América, não interrompeu sua programação.

Membro conhecido
Sep
719
754
Enquanto os EUA acabam com a Voz da América, o Brasil reativará em 31 de março de 2025, o serviço internacional de Ondas curtas que estava desativado desde a época da radiobras. Por enquanto, será apenas dentro da programação da Rádio Nacional da Amazônia, nas frequências de sempre (11780 e 6180):
Nesse outro site, vai dar pra ouvir os programas mesmo após eles já terem sido transmitidos:
A notícia já tá repercutindo lá fora no Reddit:

Membro conhecido
Feb
2,793
3,703
Ontem a noite " zapeando" encontrei a seguinte situação referente a VoA e Marti:
- TV VoA inalterado quanto a informação anterior
- Uma das rádios da VoA encontrava-se no ar transmitindo em espanhol
- TV Marti encontrava-se no ar com programação normal
- rádio Marti, como da outra vez, transmitindo 2 áudios simultaneamente
( não tem como separa-los por aqui ) óbvio, em espanhol e no outro áudio
??? em português. Nos 2 áudios eram noticiosos.
* No TelStar 12

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Estou ouvindo agora, ao vivo

Membro conhecido
Feb
781
1,035
Eu acho que os serviços públicos internacionais da VOA, incluindo a Martí encerraram só as transmissões em ondas curtas.
Eu acredito que isso é irreversível, como aconteceu com o encerramento de vários outros serviços de radiodifusão internacional de ondas curtas, desde 2010