Rádio AM/FM No Rio Grande do Sul

Membro conhecido
Nov
1,890
3,566
User Vip
Infelizmente a nova rádio é de fato patriotária.

A programação da Rádio ‘95,5FM – Tá Valendo a companhia, A rádio que briga por você, estreia em 1° outubro . Trata-se do projeto de um grupo de empresários conservadores que arrendou o dial e será liderado pelo jornalista Milton Cardoso.

A grade da emissora terá um misto de emissora jornalística com clássicos da música como Frank Sinatra, Tony Bennett, Barbra Streisand, The Beatles… Emocionado, Milton fala da missão de colocar ‘no ar’ uma grade onde os comunicadores vão brigar pelas necessidades do ouvinte. Este canal foi inaugurado pelo engenheiro e publisher, Gerson Galvão Filho, amigo pessoal e participante polêmico do Repórter Bandeirantes, comandado por ele com grande sucesso.


 
Membro ativo
Sep
81
151
Metropolitana vai assumir programação da Rádio Bandeirantes Goiânia
Grupo ND confirma a implantação da Alpha FM em Florianópolis para 2025
Lendária Estação Primeira FM retorna ao dial FM de Curitiba

Não são notícias do rádio gaúcho, mas trago ao tópico pra refletir um panorama dos investimentos nos outros centros.

Primeiro: com o fim da Bandeirantes Goiânia a Bandeirantes Porto Alegre passa a ser a única Rádio Bandeirantes fora de São Paulo. Curioso da emissora gaúcha é que em algumas lives no YouTube durante a tarde e a manhã não chegam a ter cinquenta telas conectadas, igual à BandNews FM. Ambas também não aparecem no Top 15 da Kantar conforme o TudoRádio. O próprio grupo já substituiu a Bandeirantes Riberão Preto pela Nativa FM.

Segundo: Com a chegada da baita programação da Alpha FM em Florianópolis, a capital catarinense terá um dial mais completo de emissoras adultas que o de Porto Alegre: Alpha, Antena 1, Rádio Senado, Itapema FM, Udesc FM e Nostalgia FM. Sem falar na Magia FM, com programação pop, que é mais bem produzida que Atlântida e Mix. Não estaria na hora de um oxigênio e novidades no dial de Porto Alegre? Comparem Alpha com Continental, por exemplo. Rádio jovem apenas com as 2 opções acima citadas, ambas rádios com vários programas talk e não musicais. Rádio popular também sem nada de novo. Único destaque no RS são emissoras de jornalismo e esportes. E as demais?

Terceiro: Curitiba terá sua segunda rádio voltada ao segmento rock, assim como Ribeirão Preto e São Paulo que também contam com 2 rádios totalmente voltadas a este segmento.
 
Última edição:
Membro ativo
Sep
61
188

O problema do rádio FM em Porto Alegre é de décadas, temos que voltar ao final dos anos 70, começo dos anos 80... Foi quando a RBS e a Rede Pampa praticamente tomaram conta do dial FM da capital gaúcha, formando um duopólio que impede o ingresso de outras emissoras... As emissoras do Vale dos Sinos (88.7, Felicidade 90.3 - dizem que está sendo negociada para ser emissora da Massa FM -, Alegria 92.9 e União FM 105.3), por mais potentes que sejam atualmente, tem dificuldade de sinal na zona sul da capital...
A RBS até que produz emissoras com razoável plástica, mas a Rede Pampa, por favor... Depois que dispensaram a Jovem Pan em 2014 - que era líder em seu segmento e era muito lucrativa, retransmitia a integralidade da rede.... - tem rádios que pararam no tempo... Mas é culpa também do (mau) gosto do porto-alegrense médio, que prefere ouvir a esquizofrênica Continental FM 98.3 - líder no segmento adulto, que toca Bee Gees e depois um remix (???) do Luiz Caldas, depois um Beetles, depois um Barbie Girl, às vezes até com corte seco no meio da música...
A Band está em situação financeira pré-falimentar, se mudou do Morro Santo Antônio para a PUC/RS para economizar aluguel... A 91.5, que já tem autorização para E3, não conseguem sequer mudar o local de transmissão para Gravataí e a futura 93.3 FM vai ter alcance limitado...
 
Membro conhecido
Sep
690
709
Tem também a Jovem Pan Grande Porto Alegre 90.7, com torre em Montenegro, os donos dela (Grupo RSCOM) vão aumentar a potência dela, de Classe A2 pra A1. Eles também tem a Pan Serra 92.5, com torre em Bento Gonçalves, que também vai aumentar a potência, de A1 pra E3.
 
Membro conhecido
Sep
3,939
3,725

Antena 1 registra avanços expressivos em Brasília, São Paulo e outros mercados importantes​

Como de praxe, a rede liderada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo realizou um levantamento geral sobre o seu desempenho de audiência nas principais praças onde a marca está presente, considerando os mercados que contam com medições regulares da Kantar IBOPE Media.

Na capital gaúcha, a Antena 1 FM 89.3 apresentou crescimento em diversos segmentos, mesmo enfrentando forte concorrência. De segunda a sexta-feira, houve aumento de 11% no target AS A 25+ e 15% no segmento MM AB 30+, alcançando a 3ª posição neste último. Nos finais de semana, mesmo com oscilações na audiência geral, o segmento HH AB 30+ (homens das classes A e B, acima de 30 anos) teve crescimento de 4%.
 
Membro conhecido
Sep
3,939
3,725
RCC FM completa 41 anos em Sant'Ana do Livramento-RS.
Há 30 anos Rádio Litoral, de Osório-RS, filiava-se a Rede Jovem Pan FM.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
3,939
3,725
Jota Cavalheiro é contratado pela Rádio RCC FM de Sant’Ana do Livramento-RS
 
Membro ativo
Sep
81
151
25/11/2024 - Dial Três de Maio - RS
94.7 FM: Rádio Colonial deixa de retransmitir parte da programação da Gaúcha e passa a retransmitir parte da programação da Rádio Pampa.​
Curioso. Ao que tudo indica não há retransmissão da Pampa em emissoras independentes. Somente da Grenal.

A grande maioria das emissoras do interior retransmitem Gaúcha (futebol, madrugada e Notícia na Hora Certa). Algumas poucas a Grenal e em baixo número Guaíba e Bandeirantes.
 
Membro ativo
Sep
81
151
Dados interessantes de forma extraoficial no Sala de Redação: no horário das 13h cerca de 650 mil veículos estão rodando na Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo que 60% estão ouvindo rádio, e destes 90% estão na Gaúcha. Caso alguém tenha mais detalhes desses dados e em outros horários seria interessante compartilhar no tópico