Vamos lá, tô chegando no metrô andando mas entendi sobre o que você tão abordando aqui.
O ICMBio precisa autorizar o uso do solo do Morro do Sumaré em qualquer coisa que for feita lá (seja rádio ou TV), já que o morro fica dentro da Floresta da Tijuca que é sua jurisdição por ser um parque nacional de preservação ambiental. "Burrocracria" desnecessária em nome de uma suposta preservação da fauna e da flora local, pelo menos na minha visão.
O órgão, além de dificultar o processo (inclusive constatação que você afirmou no tópico de TV e na qual fiz um adendo ao seu comentário lá afirmando que existe área de desova lá, tanto que eu até brinco agora dizendo que o risco de contaminação por radiação que tem ali é de um novo apocalipse zumbi estilo o daqueles filmes de terror com o tanto de cadáver que vai levantar dali pela cidade procurando um cérebro pra se alimentar, mas enfim, falando sério agora...)
A verdade é que toda essa "burrocracria" do ICMBio em relação ao Sumaré é um projeto que tem nome e sobrenome: Avenida Presidente Vargas.
Existe um projeto para jogarem as antenas de TV e rádio que hoje estão no Sumaré na Presidente Vargas, igual fizeram em São Paulo com o Pico do Jaraguá nos anos 70 onde jogaram as antenas na Avenida Paulista. Se isso vai dar certo ou não ? Com toda humildade do mundo, não sei...