Rádio AM e FM no Ceará

Membro conhecido
Sep
3,939
3,732

Jornalista Eduardo Solon morre aos 74 anos em Fortaleza​

Radialista enfrentava problemas de saúde e faleceu em decorrência de complicações respiratórias

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) manifestou pesar pelo falecimento do jornalista e prestou solidariedade à família, amigos e colegas. “Expressamos as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de Eduardo Solon. Sua contribuição para a imprensa cearense será lembrada com respeito e gratidão”, destaca a ACI em nota.

A jornalista Dina Sampaio, que trabalhou com Solon na Rádio Verdes Mares, relembrou sua influência no início de sua trajetória profissional. “Tive o privilégio de ser coordenada por ele no meu primeiro emprego após a faculdade. Com Solon, aprendi sobre um jornalismo ético, comprometido com a verdade e voltado para a cidadania”, enfatiza.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) também se manifestou com a perda do jornalista e destacou o legado que foi deixado por Solon.

O jornalista e radialista Luiz Eduardo Ribeiro Solon faleceu na madrugada desta segunda-feira, 10, aos 74 anos, em Fortaleza. Conhecido profissionalmente como Eduardo Solon, ele enfrentava problemas de saúde e veio a óbito devido a complicações respiratórias.
Com uma longa trajetória na comunicação cearense, Solon foi um dos principais nomes da Rádio Verdes Mares, onde atuou como chefe de jornalismo e diretor até sua aposentadoria, em novembro de 2012.

O velório aconteceu nesta segunda-feira, 10, na Funerária Ternura, com celebração de missa de corpo presente durante a noite. Em seguida, o corpo foi cremado.
 
Membro conhecido
Mar
5,012
10,710
User Vip
A Jangadeiro FM Cariri 97.5 de Crato já está licenciada no sistema Mosaico da Anatel com as novas características técnicas de operação, na classe A3 e com transmissão a partir da Colina do Horto, em Juazeiro do Norte.
 
Membro conhecido
Mar
5,012
10,710
User Vip
Brevemente também será adaptada a 92.7 FM de Barbalha (retransmissora da Jangadeiro FM Cariri), igualmente na classe A3 e com transmissão a partir da Colina do Horto. Com isso, poderá ser lançada uma afiliada da BandNews FM na região, pois, com as mudanças, não faria nenhum sentido a Jangadeiro FM Cariri continuar sendo transmitida nas duas frequências.
 
Membro conhecido
May
1,071
1,348
É curioso, engraçado e interessante, ao mesmo tempo, como a Band ainda não saiu da vida da Jangadeiro, o SBT no Ceará, quando o assunto é emissora de rádio
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
5,012
10,710
User Vip
Eu também estou esperando alguma atualização da 92.7 de Barbalha, que vai abrigar a Jangadeiro BandNews.

O Sistema Jangadeiro era pra ter feito isso há muito tempo, pois a concessão da 92.7 de Barbalha existe desde 2011, porém só foi ativada em 2021, retransmitindo a 97.5 de Crato. Com a mudança de ambas estações para Juazeiro, a BandNews FM poderá sim ter presença no Cariri pela 92.7 - seja uma filial da Jangadeiro BandNews FM na região ou apenas uma retransmissora da afiliada de Fortaleza.
 
Membro conhecido
May
1,071
1,348
Eu apostaria em uma filial da Jangadeiro BandNews FM no Cariri, com programação local, à exemplo da O POVO CBN Cariri, afiliada à Rádio CBN na região.
 
Membro conhecido
Mar
5,012
10,710
User Vip
Sabendo que a concorrência pode estar por vir, a Rádio O Povo CBN Cariri 93.5 FM de Crato também solicitou mudança de sua estação transmissora para a Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, com aumento significativo de sua potência de operação e promoção para Classe A3. A emissora vai operar com 4.500W de potência no transmissor (Sinteck XT-5000 de 5.000W) e 7.960W de ERP (antena EFTX de Polarização Circular e 4 elementos), garantindo assim maior abrangência de seu sinal na região do Cariri. Atualmente, a emissora opera na Classe C, a partir do Alto da Penha, em Crato, com 140W no transmissor (Sinteck EX-2500 de 2.500W) e 110W de ERP (antena Ideal de Polarização Circular e 2 elementos).

Processo no SEI-Anatel:





 
Membro conhecido
Mar
5,012
10,710
User Vip
A 88.1 FM de Pacatuba (frequência que irá abrigar a Plus FM), outorgada à Rádio Aratanha de Pacatuba LTDA, está licenciada desde o dia 20 de Janeiro. Segundo dados cadastrados no relatório do sistema Mosaico da Anatel, a estação de classe C vai operar com 300W de potência no transmissor (Teletronix SP300 Ágile) e 240W de ERP (antena Inovator de Polarização Vertical e 2 elementos). O endereço da estação indicado no relatório é na CE-060 (KM 12), bairro Pavuna, em Pacatuba - ou mais precisamente na torre da operadora Vivo, de acordo com as coordenadas.


 
Membro conhecido
Mar
5,012
10,710
User Vip

A outorga é arrendada da Sistema Maior de Radiodifusão Ltda, entidade do Grupo O Povo. A outorga da 1430 AM é da época que a entidade pertencia a José Possidônio Peixoto, o qual foi proprietário até 2018. A 1550 AM de Crato também nunca esteve em operação, e quando migrou para 93.5 FM entrou no ar como "Rádio Líder Classe A" (executava apenas programação musical com chamadas), que depois foi substituída pelo lançamento da Rádio O Povo CBN Cariri.

A mesma entidade também é concessionária da 90.3 FM de Martinópole, estando arrendada à Liberdade FM de Camocim, cuja emissora abrange os municípios de Barroquinha, Camocim, Frecheirinha, Granja, Martinópole e Senador Sá.

Até o momento, não dá para saber as características e dados técnicos dessa Poli FM 95.1 de Pacujá, uma vez que ainda não foram cadastrados para licenciamento.
 
Membro conhecido
Sep
379
471
Parece que o grupo Don 7 está com a parceria com a Vivo colocando seu transmissores em suas torres em Pacajus está no mesmo local de uma torre da Vivo. Ou é aluguel.
E outra classe baixa, deveria já pedir com mais potência já que depois vão fazer isso.
 
Membro conhecido
Mar
5,012
10,710
User Vip

Pior que poderá interferir com a 88.3 de Eusébio (também de classe C), e seria inviável uma promoção de classe entre ambas... A solução seria uma delas migrar para outra frequência, mas o dial da região metropolitana está congestionado. Porém, há disponível as frequências 98.7 e 104.7, as quais seriam viáveis, já que não estão outorgadas e nem possuem reservas na região, e também não existem frequências co-localizadas (ex: 98.5/98.9 e 104.5/104.9).
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
379
471
Pois é.
Só a ANATEL vai resolver isso talvez vá pra o extendido.
Donizete não perde tempo em potencializar as suas emissoras.